Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yannoulas, Silvia
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105
Resumo: Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. Résumé Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant.
id INEP-2_64aec8f5c5aea5bea1e4c79c5bee42c6
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1105
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. Résumé Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant.This paper analyses the process of teaching force's feminization, in Latin-America (1870—1930). We discuss the relationship between the feminization of this profession, the building and expansion of national education systems, and the elaboration and diffusion of different kinds of idenfity (especially gender and national identities). This article is organized around "Key-words ", so as: sexual difference, sexual division of labor, public and private, educator State, feminine education, teaching profession, teacher's education and feminization of the teaching profession.Este artículo tiene por objetivo aportar elementos teóricos al debate sobre el proceso de feminización de la docência en la escuela primaria, en el contexto latinoamericano, entre los anos 1870 y 1930. Discute la relación entre la feminización de la docência, la constitución y expansión de los sistemas educativos nacionales, y la elaboración de distinto tipo de identidades (particularmenie identidades de género y nacionales). Se organiza alrededor de "palabras-clave " (key-words), vinculadas a la problemática de la feminización: diferencia sexual, división sexual del trabajo, público y privado, Estado educador, educación femenina, profesión doceníe, formación doceníe y feminización de la docência.INEP1992-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/110510.24109/2176-6681.rbep.73i175.1236Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 73 n. 175 (1992)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 73 Núm. 175 (1992)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 73 No 175 (1992)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.73i175reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPspahttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105/84410.24109/2176-6681.rbep.73i175.844Yannoulas, Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:33:23Zoai:ojs3.inep:article/1105Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:33:23Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
title Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
spellingShingle Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
Yannoulas, Silvia
title_short Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
title_full Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
title_fullStr Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
title_full_unstemmed Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
title_sort Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
author Yannoulas, Silvia
author_facet Yannoulas, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yannoulas, Silvia
description Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. Résumé Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105
10.24109/2176-6681.rbep.73i175.1236
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.73i175.1236
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105/844
10.24109/2176-6681.rbep.73i175.844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 73 n. 175 (1992)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 73 Núm. 175 (1992)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 73 No 175 (1992)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.73i175
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699930415104