Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105 |
Resumo: | Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. Résumé Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant. |
id |
INEP-2_64aec8f5c5aea5bea1e4c79c5bee42c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1105 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. Résumé Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant.This paper analyses the process of teaching force's feminization, in Latin-America (1870—1930). We discuss the relationship between the feminization of this profession, the building and expansion of national education systems, and the elaboration and diffusion of different kinds of idenfity (especially gender and national identities). This article is organized around "Key-words ", so as: sexual difference, sexual division of labor, public and private, educator State, feminine education, teaching profession, teacher's education and feminization of the teaching profession.Este artículo tiene por objetivo aportar elementos teóricos al debate sobre el proceso de feminización de la docência en la escuela primaria, en el contexto latinoamericano, entre los anos 1870 y 1930. Discute la relación entre la feminización de la docência, la constitución y expansión de los sistemas educativos nacionales, y la elaboración de distinto tipo de identidades (particularmenie identidades de género y nacionales). Se organiza alrededor de "palabras-clave " (key-words), vinculadas a la problemática de la feminización: diferencia sexual, división sexual del trabajo, público y privado, Estado educador, educación femenina, profesión doceníe, formación doceníe y feminización de la docência.INEP1992-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/110510.24109/2176-6681.rbep.73i175.1236Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 73 n. 175 (1992)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 73 Núm. 175 (1992)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 73 No 175 (1992)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.73i175reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPspahttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105/84410.24109/2176-6681.rbep.73i175.844Yannoulas, Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:33:23Zoai:ojs3.inep:article/1105Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:33:23Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
title |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
spellingShingle |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) Yannoulas, Silvia |
title_short |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
title_full |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
title_fullStr |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
title_full_unstemmed |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
title_sort |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930) |
author |
Yannoulas, Silvia |
author_facet |
Yannoulas, Silvia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yannoulas, Silvia |
description |
Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. Résumé Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105 10.24109/2176-6681.rbep.73i175.1236 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.73i175.1236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1105/844 10.24109/2176-6681.rbep.73i175.844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 73 n. 175 (1992) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 73 Núm. 175 (1992) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 73 No 175 (1992) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.73i175 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699930415104 |