A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Leila
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandez, Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1696
Resumo: Analisamos 70 diários de aula, produzidos por três professores em formação inicial durante atividades de docência supervisionada no período de estágio curricular em ensino de química. No discurso dos diários, há evidências sobre os conhecimentos para o ensino acerca dos quais os estagiários refletiram. Pautamo-nos no indicador de ensino reflexivo para classificar o discurso dos diários como reflexivo ou não e na base de conhecimentos para o ensino para identificar os tipos de conhecimentos envolvidos na reflexão dos estagiários. Os resultados indicam que os estagiários refletiram mais sobre aspectos do conhecimento de professores relacionados ao conhecimento pedagógico geral e ao pedagógico do conteúdo e pouco sobre aspectos envolvendo o contexto dos estudantes e o conhecimento do conteúdo específico. No intuito de contribuir para que os diários dos professores se tornem ferramentas efetivas no desenvolvimento profissional de licenciandos, propomos um roteiro de orientação à reflexão sobre a própria prática docente.
id INEP-2_67c66c68b6e08a4962ebab111a62d60c
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1696
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de QuímicaAnalisamos 70 diários de aula, produzidos por três professores em formação inicial durante atividades de docência supervisionada no período de estágio curricular em ensino de química. No discurso dos diários, há evidências sobre os conhecimentos para o ensino acerca dos quais os estagiários refletiram. Pautamo-nos no indicador de ensino reflexivo para classificar o discurso dos diários como reflexivo ou não e na base de conhecimentos para o ensino para identificar os tipos de conhecimentos envolvidos na reflexão dos estagiários. Os resultados indicam que os estagiários refletiram mais sobre aspectos do conhecimento de professores relacionados ao conhecimento pedagógico geral e ao pedagógico do conteúdo e pouco sobre aspectos envolvendo o contexto dos estudantes e o conhecimento do conteúdo específico. No intuito de contribuir para que os diários dos professores se tornem ferramentas efetivas no desenvolvimento profissional de licenciandos, propomos um roteiro de orientação à reflexão sobre a própria prática docente.INEP2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/169610.24109/2176-6681.rbep.96i243.1696Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 243 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 243 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 243 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i243reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1696/143510.24109/2176-6681.rbep.96i243.1435Freire, LeilaFernandez, Carmeninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:14:41Zoai:ojs3.inep:article/1696Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:14:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
title A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
spellingShingle A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
Freire, Leila
title_short A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
title_full A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
title_fullStr A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
title_full_unstemmed A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
title_sort A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de Química
author Freire, Leila
author_facet Freire, Leila
Fernandez, Carmen
author_role author
author2 Fernandez, Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Leila
Fernandez, Carmen
description Analisamos 70 diários de aula, produzidos por três professores em formação inicial durante atividades de docência supervisionada no período de estágio curricular em ensino de química. No discurso dos diários, há evidências sobre os conhecimentos para o ensino acerca dos quais os estagiários refletiram. Pautamo-nos no indicador de ensino reflexivo para classificar o discurso dos diários como reflexivo ou não e na base de conhecimentos para o ensino para identificar os tipos de conhecimentos envolvidos na reflexão dos estagiários. Os resultados indicam que os estagiários refletiram mais sobre aspectos do conhecimento de professores relacionados ao conhecimento pedagógico geral e ao pedagógico do conteúdo e pouco sobre aspectos envolvendo o contexto dos estudantes e o conhecimento do conteúdo específico. No intuito de contribuir para que os diários dos professores se tornem ferramentas efetivas no desenvolvimento profissional de licenciandos, propomos um roteiro de orientação à reflexão sobre a própria prática docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1696
10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1696
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1696
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1696/1435
10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 243 (2015)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 243 (2015)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 243 (2015)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.96i243
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701589262336