Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Magna
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Albuquerque, Eliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924
Resumo: Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.
id INEP-2_6d0ecd4be50051665a2c723bbe509884
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2924
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.INEP2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/292410.24109/2176-6681.rbep.92i230.558Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i230reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924/265910.24109/2176-6681.rbep.92i230.2659Cruz, MagnaAlbuquerque, Elianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:44:51Zoai:ojs3.inep:article/2924Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:44:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
title Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
spellingShingle Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
Cruz, Magna
title_short Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
title_full Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
title_fullStr Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
title_sort Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
author Cruz, Magna
author_facet Cruz, Magna
Albuquerque, Eliana
author_role author
author2 Albuquerque, Eliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Magna
Albuquerque, Eliana
description Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.558
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924/2659
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.2659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i230
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701933195264