Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924 |
Resumo: | Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento. |
id |
INEP-2_6d0ecd4be50051665a2c723bbe509884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2924 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.INEP2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/292410.24109/2176-6681.rbep.92i230.558Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i230reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924/265910.24109/2176-6681.rbep.92i230.2659Cruz, MagnaAlbuquerque, Elianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:44:51Zoai:ojs3.inep:article/2924Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:44:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
title |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? Cruz, Magna |
title_short |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
title_full |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
title_sort |
Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? |
author |
Cruz, Magna |
author_facet |
Cruz, Magna Albuquerque, Eliana |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Eliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Magna Albuquerque, Eliana |
description |
Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.558 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2924/2659 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.2659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i230 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701933195264 |