Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Lucia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brito Lima, Anna Paula, Câmara dos Santos, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3610
Resumo: Investiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.
id INEP-2_6dd4374311a59eaa2495f72677d8fb2c
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3610
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricosInvestiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.INEP2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/361010.24109/2176-6681.rbep.92i232.676Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i232reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3610/334510.24109/2176-6681.rbep.92i232.3345Araujo, LuciaBrito Lima, Anna PaulaCâmara dos Santos, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:37:17Zoai:ojs3.inep:article/3610Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:37:17Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
title Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
spellingShingle Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
Araujo, Lucia
title_short Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
title_full Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
title_fullStr Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
title_full_unstemmed Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
title_sort Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos
author Araujo, Lucia
author_facet Araujo, Lucia
Brito Lima, Anna Paula
Câmara dos Santos, Marcelo
author_role author
author2 Brito Lima, Anna Paula
Câmara dos Santos, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Lucia
Brito Lima, Anna Paula
Câmara dos Santos, Marcelo
description Investiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3610
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.676
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3610
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3610/3345
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.3345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i232
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703188340736