Professora Dra. Anne-Marie Chartier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Eliane, Rahme, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3420
Resumo: No mês de outubro de 2015, a historiadora Anne-Marie Chartier passou um mês em Mariana (MG), depois de já ter estado muitas vezes em Belo Horizonte, Recife e algumas outras cidades do Brasil. A pesquisadora veio a convite do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e do Museu da Música de Mariana. Nesse breve espaço de tempo, Anne-Marie fez palestras, reuniu-se com grupos de pesquisa, visitou escolas de ensino fundamental em Mariana e em seus arredores, esteve em ensaios de bandas de música e participou, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de reuniões com o Grupo de Cultura do Escrito e do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação. Anne-Marie Chartier foi aluna da École Normale Supérieur (1965-1970); defendeu sua tese de doutorado em Paris V (Sciences de l’Éducation); foi professora no Institut Universitaire de Formation de Maîtres (1990-1996); pesquisadora e maître de conférences no Service d’Histoire de l’Éducation – Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP). Mesmo aposentada desde 2009, viaja pelo mundo discutindo a prática na formação de professores e professoras e também seus suportes teóricos e metodológicos. Sempre inovando no campo das pesquisas sobre a leitura e a escrita, atualmente tem pesquisado a possível relação entre o ensino da leitura da música e o ensino das primeiras letras e a alfabetização. É autora, entre outras obras e artigos, de Práticas de leitura e escrita: história e atualidade e de Discursos sobre a leitura (em parceria com Jean Hébrard). Sua abordagem desses temas (filosófica, histórica ou pedagógica) põe em xeque nossas próprias práticas, convidando-nos a novas leituras e reflexões. 
id INEP-2_700a12f1643bf89f97b73ca2b1eba1bb
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3420
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Professora Dra. Anne-Marie ChartierNo mês de outubro de 2015, a historiadora Anne-Marie Chartier passou um mês em Mariana (MG), depois de já ter estado muitas vezes em Belo Horizonte, Recife e algumas outras cidades do Brasil. A pesquisadora veio a convite do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e do Museu da Música de Mariana. Nesse breve espaço de tempo, Anne-Marie fez palestras, reuniu-se com grupos de pesquisa, visitou escolas de ensino fundamental em Mariana e em seus arredores, esteve em ensaios de bandas de música e participou, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de reuniões com o Grupo de Cultura do Escrito e do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação. Anne-Marie Chartier foi aluna da École Normale Supérieur (1965-1970); defendeu sua tese de doutorado em Paris V (Sciences de l’Éducation); foi professora no Institut Universitaire de Formation de Maîtres (1990-1996); pesquisadora e maître de conférences no Service d’Histoire de l’Éducation – Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP). Mesmo aposentada desde 2009, viaja pelo mundo discutindo a prática na formação de professores e professoras e também seus suportes teóricos e metodológicos. Sempre inovando no campo das pesquisas sobre a leitura e a escrita, atualmente tem pesquisado a possível relação entre o ensino da leitura da música e o ensino das primeiras letras e a alfabetização. É autora, entre outras obras e artigos, de Práticas de leitura e escrita: história e atualidade e de Discursos sobre a leitura (em parceria com Jean Hébrard). Sua abordagem desses temas (filosófica, histórica ou pedagógica) põe em xeque nossas próprias práticas, convidando-nos a novas leituras e reflexões. INEP2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/342010.24109/2176-6681.rbep.97i245.2643Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i245reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3420/315510.24109/2176-6681.rbep.97i245.3155Ferreira, CarlaLopes, ElianeRahme, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:12:35Zoai:ojs3.inep:article/3420Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:12:35Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professora Dra. Anne-Marie Chartier
title Professora Dra. Anne-Marie Chartier
spellingShingle Professora Dra. Anne-Marie Chartier
Ferreira, Carla
title_short Professora Dra. Anne-Marie Chartier
title_full Professora Dra. Anne-Marie Chartier
title_fullStr Professora Dra. Anne-Marie Chartier
title_full_unstemmed Professora Dra. Anne-Marie Chartier
title_sort Professora Dra. Anne-Marie Chartier
author Ferreira, Carla
author_facet Ferreira, Carla
Lopes, Eliane
Rahme, Mônica
author_role author
author2 Lopes, Eliane
Rahme, Mônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla
Lopes, Eliane
Rahme, Mônica
description No mês de outubro de 2015, a historiadora Anne-Marie Chartier passou um mês em Mariana (MG), depois de já ter estado muitas vezes em Belo Horizonte, Recife e algumas outras cidades do Brasil. A pesquisadora veio a convite do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e do Museu da Música de Mariana. Nesse breve espaço de tempo, Anne-Marie fez palestras, reuniu-se com grupos de pesquisa, visitou escolas de ensino fundamental em Mariana e em seus arredores, esteve em ensaios de bandas de música e participou, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de reuniões com o Grupo de Cultura do Escrito e do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação. Anne-Marie Chartier foi aluna da École Normale Supérieur (1965-1970); defendeu sua tese de doutorado em Paris V (Sciences de l’Éducation); foi professora no Institut Universitaire de Formation de Maîtres (1990-1996); pesquisadora e maître de conférences no Service d’Histoire de l’Éducation – Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP). Mesmo aposentada desde 2009, viaja pelo mundo discutindo a prática na formação de professores e professoras e também seus suportes teóricos e metodológicos. Sempre inovando no campo das pesquisas sobre a leitura e a escrita, atualmente tem pesquisado a possível relação entre o ensino da leitura da música e o ensino das primeiras letras e a alfabetização. É autora, entre outras obras e artigos, de Práticas de leitura e escrita: história e atualidade e de Discursos sobre a leitura (em parceria com Jean Hébrard). Sua abordagem desses temas (filosófica, histórica ou pedagógica) põe em xeque nossas próprias práticas, convidando-nos a novas leituras e reflexões. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3420
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.2643
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3420
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.2643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3420/3155
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.97i245
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702702850048