Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Dália
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1487
Resumo: Buscou caracterizar a prática educativa da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, visando contribuir para a inserção da dimensão socioambiental na prática pedagógica do ensino fundamental, de acordo com as necessidades e a realidade da instituição. Foram investigadas as concepções da comunidade escolar, a realidade do bairro e as perspectivas pedagógicas que influenciam a prática do professor, além de projetos e do plano de desenvolvimento da escola. A análise dos dados obtidos revelou a necessidade de realização de cursos de capacitação, oficinas e palestras envolvendo a comunidade da escola e do bairro para possibilitar a mobilização coletiva e a transformação da situação atual. Palavras-chave: educação ambiental formal; ensino fundamental; abordagens pedagógicas; técnica de projetos. Abstract The present work has tried to characterize the educative practice of Presidente Castelo Branco Municipal School, in order to contribute to the insertion of the social and environmental dimension in pedagogical practice of basic education, according to the necessities and the reality of the institution. The conceptions concerning the school community, the district reality and the pedagogical perspectives, which influence the educator's practice, have been investigated; besides, we also studied the school's projects and development plan. The analysis of the obtained data revealed the necessity for organizing qualification courses, workshops and lectures, involving the school community and the neighborhood, in order to make the collective mobilization for transformation of the current situation possible. Keywords: environmental education; basic education; pedagogical approach; projects' technique.
id INEP-2_70ee40a091f4275c7d3fcc9e82623ee3
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1487
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamentalBuscou caracterizar a prática educativa da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, visando contribuir para a inserção da dimensão socioambiental na prática pedagógica do ensino fundamental, de acordo com as necessidades e a realidade da instituição. Foram investigadas as concepções da comunidade escolar, a realidade do bairro e as perspectivas pedagógicas que influenciam a prática do professor, além de projetos e do plano de desenvolvimento da escola. A análise dos dados obtidos revelou a necessidade de realização de cursos de capacitação, oficinas e palestras envolvendo a comunidade da escola e do bairro para possibilitar a mobilização coletiva e a transformação da situação atual. Palavras-chave: educação ambiental formal; ensino fundamental; abordagens pedagógicas; técnica de projetos. Abstract The present work has tried to characterize the educative practice of Presidente Castelo Branco Municipal School, in order to contribute to the insertion of the social and environmental dimension in pedagogical practice of basic education, according to the necessities and the reality of the institution. The conceptions concerning the school community, the district reality and the pedagogical perspectives, which influence the educator's practice, have been investigated; besides, we also studied the school's projects and development plan. The analysis of the obtained data revealed the necessity for organizing qualification courses, workshops and lectures, involving the school community and the neighborhood, in order to make the collective mobilization for transformation of the current situation possible. Keywords: environmental education; basic education; pedagogical approach; projects' technique.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148710.24109/2176-6681.rbep.88i220.742Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1487/122610.24109/2176-6681.rbep.88i220.1226Conrado, DáliaSilva, Sueliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1487Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
title Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
spellingShingle Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
Conrado, Dália
title_short Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
title_full Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
title_fullStr Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
title_full_unstemmed Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
title_sort Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
author Conrado, Dália
author_facet Conrado, Dália
Silva, Sueli
author_role author
author2 Silva, Sueli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Dália
Silva, Sueli
description Buscou caracterizar a prática educativa da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, visando contribuir para a inserção da dimensão socioambiental na prática pedagógica do ensino fundamental, de acordo com as necessidades e a realidade da instituição. Foram investigadas as concepções da comunidade escolar, a realidade do bairro e as perspectivas pedagógicas que influenciam a prática do professor, além de projetos e do plano de desenvolvimento da escola. A análise dos dados obtidos revelou a necessidade de realização de cursos de capacitação, oficinas e palestras envolvendo a comunidade da escola e do bairro para possibilitar a mobilização coletiva e a transformação da situação atual. Palavras-chave: educação ambiental formal; ensino fundamental; abordagens pedagógicas; técnica de projetos. Abstract The present work has tried to characterize the educative practice of Presidente Castelo Branco Municipal School, in order to contribute to the insertion of the social and environmental dimension in pedagogical practice of basic education, according to the necessities and the reality of the institution. The conceptions concerning the school community, the district reality and the pedagogical perspectives, which influence the educator's practice, have been investigated; besides, we also studied the school's projects and development plan. The analysis of the obtained data revealed the necessity for organizing qualification courses, workshops and lectures, involving the school community and the neighborhood, in order to make the collective mobilization for transformation of the current situation possible. Keywords: environmental education; basic education; pedagogical approach; projects' technique.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1487
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.742
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1487
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1487/1226
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i220
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701514813440