Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pansera de Araújo, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3938
Resumo: Neste artigo, procurou-se ampliar os estudos sobre a Educação em Saúde (ES) na escola, articulando questões relativas à formação docente e às estratégias de desenvolvimento conceitual em saúde nos currículos. A proposição foi verificar quais conhecimentos, valores e práticas têm sido evidenciados nas produções científicas acerca da ES na escola no que se refere à formação de professores. O estudo considerou a produção acadêmica em artigos científicos, teses e dissertações, indexados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Base de Dados Digital da Universidade do Minho (Portugal), entre os anos de 2014 e 2019. Para compreensão do corpus analítico, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2014), de modo a identificar as unidades de significado dos textos. Assim, este estudo realizou uma revisão narrativa crítica da literatura, fundamental para problematizar a temática e compor a justificativa de escolha do tema para a pesquisa e sua constituição. Por meio das observações emergidas da investigação, pode-se inferir que os conhecimentos, os valores e as práticas se entrelaçam, no processo de empoderamento do sujeito sobre a ES, indicando que o cuidado de si, a promoção da vida saudável e da prevenção de doenças não acontece de maneira individual, fragmentada ou simplesmente prescritiva. No entanto, a investigação também revelou que essa articulação permanece limitada quanto à inserção nas matrizes curriculares das escolas.  
id INEP-2_7322b9e8560991696616d4b965a0ef52
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3938
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Health education at school: knowledge, values and practices in teacher trainingEducación para la Salud en la escuela: conocimientos, valores y prácticas en la formación de profesoresEducação em Saúde na escola: conhecimentos, valores e práticas na formação de professorescurriculumhealth conceptionsKVP modelscientific productionteacher training.concepción de saludformación docentemodelo KVPplan de estudioproducción científica.concepções de saúdecurrículoformação docentemodelo KVPprodução científica.Neste artigo, procurou-se ampliar os estudos sobre a Educação em Saúde (ES) na escola, articulando questões relativas à formação docente e às estratégias de desenvolvimento conceitual em saúde nos currículos. A proposição foi verificar quais conhecimentos, valores e práticas têm sido evidenciados nas produções científicas acerca da ES na escola no que se refere à formação de professores. O estudo considerou a produção acadêmica em artigos científicos, teses e dissertações, indexados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Base de Dados Digital da Universidade do Minho (Portugal), entre os anos de 2014 e 2019. Para compreensão do corpus analítico, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2014), de modo a identificar as unidades de significado dos textos. Assim, este estudo realizou uma revisão narrativa crítica da literatura, fundamental para problematizar a temática e compor a justificativa de escolha do tema para a pesquisa e sua constituição. Por meio das observações emergidas da investigação, pode-se inferir que os conhecimentos, os valores e as práticas se entrelaçam, no processo de empoderamento do sujeito sobre a ES, indicando que o cuidado de si, a promoção da vida saudável e da prevenção de doenças não acontece de maneira individual, fragmentada ou simplesmente prescritiva. No entanto, a investigação também revelou que essa articulação permanece limitada quanto à inserção nas matrizes curriculares das escolas.  This article aims to expand the studies on Health Education (HE) at school, articulating issues related to teacher training and strategies of conceptual development in health in the curricula. The proposition was to verify which knowledge, values and practices have been gaining prominence in the scientific productions related to HE at school regarding teacher training. The study has looked into academically produced articles, theses and dissertations indexed in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and in the Digital Database of the University of Minho (Portugal), from 2014 to 2019. To understand the analytical corpus, Discursive Textual Analysis (DTA) (Moraes; Galiazzi, 2014) was used, aiming to identify the meaning units in the texts. Thus, this study conducted a critical narrative review of the literature, which is fundamental to discuss the subject and to draft the justification for choosing the theme for the research and its constitution. Through observations gathered from the investigation, it can be inferred that knowledge, values and practices are intertwined with the empowerment of the subject about HE, which indicates that self-care, promotion of a healthy life and the prevention of diseases does not happen individually, in a fragmented or simply prescriptive way. However, the research also revealed that this articulation remains limited in terms of syllabus in schools.  En este artículo, se ha buscado expandir los estudios sobre la Educación para la Salud (EPS) en la escuela, relacionando las cuestiones correspondientes a la formación docente y las estrategias de desarrollo conceptual en salud en los currículos. La intención ha sido examinar cuales conocimientos, valores y prácticas han sido evidenciados en las producciones científicas en relación a la EPS en la escuela en lo que se refiere a la formación de profesores. Este estudio ha considerado la producción académica en artículos científicos, tesis de doctorado y disertaciones, indexados en la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes) y en la Base de Datos Digitales de la Universidad de Minho (Portugal), entre los años de 2014 hasta 2019. Para la comprensión del corpus analítico, ha sido utilizado el Análisis Textual Discursivo (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2014), de manera a identificar las unidades de significado de los textos. Por consiguiente, esta investigación ha realizado una revisión narrativa crítica de la literatura, hecho fundamental para problematizar la temática y componer la justificación de la elección de la temática para la investigación y constitución. Por medio de las observaciones surgidas, se ha podido deducir que los conocimientos, valores y prácticas se entrecruzan en el proceso de empoderamiento del sujeto sobre la EPS, señalando que, el cuidado de si, la ascensión a la vida saludable y la prevención de las enfermedades no ocurren de modo individual, fragmentado o sencillamente prescriptivo. A pesar de ello, la investigación también ha revelado que esa articulación ha permanecido limitada cuanto a la inserción en las matrices de los currículos de las escuelas.INEP2021-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/393810.24109/2176-6681.rbep.102i261.3938Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 261 (2021)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 261 (2021)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 261 (2021)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.102i261reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3938/399610.24109/2176-6681.rbep.102i261.3996Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwingel, Tatiane Cristina Possel GreterPansera de Araújo, Maria Cristina 2022-06-22T18:18:03Zoai:ojs3.inep:article/3938Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-22T18:18:03Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
Educación para la Salud en la escuela: conocimientos, valores y prácticas en la formación de profesores
Educação em Saúde na escola: conhecimentos, valores e práticas na formação de professores
title Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
spellingShingle Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
curriculum
health conceptions
KVP model
scientific production
teacher training.
concepción de salud
formación docente
modelo KVP
plan de estudio
producción científica.
concepções de saúde
currículo
formação docente
modelo KVP
produção científica.
title_short Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
title_full Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
title_fullStr Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
title_full_unstemmed Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
title_sort Health education at school: knowledge, values and practices in teacher training
author Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
author_facet Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
Pansera de Araújo, Maria Cristina
author_role author
author2 Pansera de Araújo, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
Pansera de Araújo, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv curriculum
health conceptions
KVP model
scientific production
teacher training.
concepción de salud
formación docente
modelo KVP
plan de estudio
producción científica.
concepções de saúde
currículo
formação docente
modelo KVP
produção científica.
topic curriculum
health conceptions
KVP model
scientific production
teacher training.
concepción de salud
formación docente
modelo KVP
plan de estudio
producción científica.
concepções de saúde
currículo
formação docente
modelo KVP
produção científica.
description Neste artigo, procurou-se ampliar os estudos sobre a Educação em Saúde (ES) na escola, articulando questões relativas à formação docente e às estratégias de desenvolvimento conceitual em saúde nos currículos. A proposição foi verificar quais conhecimentos, valores e práticas têm sido evidenciados nas produções científicas acerca da ES na escola no que se refere à formação de professores. O estudo considerou a produção acadêmica em artigos científicos, teses e dissertações, indexados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Base de Dados Digital da Universidade do Minho (Portugal), entre os anos de 2014 e 2019. Para compreensão do corpus analítico, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2014), de modo a identificar as unidades de significado dos textos. Assim, este estudo realizou uma revisão narrativa crítica da literatura, fundamental para problematizar a temática e compor a justificativa de escolha do tema para a pesquisa e sua constituição. Por meio das observações emergidas da investigação, pode-se inferir que os conhecimentos, os valores e as práticas se entrelaçam, no processo de empoderamento do sujeito sobre a ES, indicando que o cuidado de si, a promoção da vida saudável e da prevenção de doenças não acontece de maneira individual, fragmentada ou simplesmente prescritiva. No entanto, a investigação também revelou que essa articulação permanece limitada quanto à inserção nas matrizes curriculares das escolas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3938
10.24109/2176-6681.rbep.102i261.3938
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3938
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.102i261.3938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3938/3996
10.24109/2176-6681.rbep.102i261.3996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 261 (2021)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 261 (2021)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 261 (2021)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.102i261
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703656005632