A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414 |
Resumo: | Nenhum aspecto da matemática foi tão analisado “à luz da teoria piagetiana” quanto o número. Os resultados encontrados por Piaget e Szeminska e publicados no livro A gênese do número na criança geraram, também, inúmeras publicações acerca das suas possíveis implicações pedagógicas. Para os pesquisadores, o número é elaborado a partir da síntese operatória da seriação e da classificação, estabelecendo um tertium entre as definições de número propostas por duas das principais correntes do pensamento matemático: o logicismo e o intuicionismo. Neste artigo expõe-se o debate entre intuicionismo e logicismo sobre o número e a posição epistemológica de Piaget que levou a uma nova concepção de compreender a gênese do número na criança. Palavras-chave: definição piagetiana de número; logicismo; intuicionismo. Abstract Perhaps no aspect in Mathematics has been so thoroughly analyzed than the concept of number from Piaget’s point of view. Results by Piaget and Szeminska in their book “The Child’s Conception of Number” brought forth several publications on possible pedagogical implications on the issue. For researchers, the number concept is worked out from the operational synthesis of serializing and classification, while establishing a tertium between the definitions of number, which have been proposed by two of the main mathematical thoughts, namely logics and intuitionalism. In this article the debate between intuitionalism and logics on the number and Piaget’s epistemological stance that led to a new concept on the genesis of number in the child is provided. Keywords: Piaget’s definition of number; logics; intuitionism. |
id |
INEP-2_82dce2c5904b788a9696952435fa0e68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1414 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de PiagetNenhum aspecto da matemática foi tão analisado “à luz da teoria piagetiana” quanto o número. Os resultados encontrados por Piaget e Szeminska e publicados no livro A gênese do número na criança geraram, também, inúmeras publicações acerca das suas possíveis implicações pedagógicas. Para os pesquisadores, o número é elaborado a partir da síntese operatória da seriação e da classificação, estabelecendo um tertium entre as definições de número propostas por duas das principais correntes do pensamento matemático: o logicismo e o intuicionismo. Neste artigo expõe-se o debate entre intuicionismo e logicismo sobre o número e a posição epistemológica de Piaget que levou a uma nova concepção de compreender a gênese do número na criança. Palavras-chave: definição piagetiana de número; logicismo; intuicionismo. Abstract Perhaps no aspect in Mathematics has been so thoroughly analyzed than the concept of number from Piaget’s point of view. Results by Piaget and Szeminska in their book “The Child’s Conception of Number” brought forth several publications on possible pedagogical implications on the issue. For researchers, the number concept is worked out from the operational synthesis of serializing and classification, while establishing a tertium between the definitions of number, which have been proposed by two of the main mathematical thoughts, namely logics and intuitionalism. In this article the debate between intuitionalism and logics on the number and Piaget’s epistemological stance that led to a new concept on the genesis of number in the child is provided. Keywords: Piaget’s definition of number; logics; intuitionism.INEP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/141410.24109/2176-6681.rbep.87i216.790Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i216reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414/115310.24109/2176-6681.rbep.87i216.1153Nogueira, Cléliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:13:14Zoai:ojs3.inep:article/1414Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:13:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
title |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
spellingShingle |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget Nogueira, Clélia |
title_short |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
title_full |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
title_fullStr |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
title_full_unstemmed |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
title_sort |
A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget |
author |
Nogueira, Clélia |
author_facet |
Nogueira, Clélia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Clélia |
description |
Nenhum aspecto da matemática foi tão analisado “à luz da teoria piagetiana” quanto o número. Os resultados encontrados por Piaget e Szeminska e publicados no livro A gênese do número na criança geraram, também, inúmeras publicações acerca das suas possíveis implicações pedagógicas. Para os pesquisadores, o número é elaborado a partir da síntese operatória da seriação e da classificação, estabelecendo um tertium entre as definições de número propostas por duas das principais correntes do pensamento matemático: o logicismo e o intuicionismo. Neste artigo expõe-se o debate entre intuicionismo e logicismo sobre o número e a posição epistemológica de Piaget que levou a uma nova concepção de compreender a gênese do número na criança. Palavras-chave: definição piagetiana de número; logicismo; intuicionismo. Abstract Perhaps no aspect in Mathematics has been so thoroughly analyzed than the concept of number from Piaget’s point of view. Results by Piaget and Szeminska in their book “The Child’s Conception of Number” brought forth several publications on possible pedagogical implications on the issue. For researchers, the number concept is worked out from the operational synthesis of serializing and classification, while establishing a tertium between the definitions of number, which have been proposed by two of the main mathematical thoughts, namely logics and intuitionalism. In this article the debate between intuitionalism and logics on the number and Piaget’s epistemological stance that led to a new concept on the genesis of number in the child is provided. Keywords: Piaget’s definition of number; logics; intuitionism. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414 10.24109/2176-6681.rbep.87i216.790 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414/1153 10.24109/2176-6681.rbep.87i216.1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.87i216 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701141520384 |