A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Clélia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414
Resumo: Nenhum aspecto da matemática foi tão analisado “à luz da teoria piagetiana” quanto o número. Os resultados encontrados por Piaget e Szeminska e publicados no livro A gênese do número na criança geraram, também, inúmeras publicações acerca das suas possíveis implicações pedagógicas. Para os pesquisadores, o número é elaborado a partir da síntese operatória da seriação e da classificação, estabelecendo um tertium entre as definições de número propostas por duas das principais correntes do pensamento matemático: o logicismo e o intuicionismo. Neste artigo expõe-se o debate entre intuicionismo e logicismo sobre o número e a posição epistemológica de Piaget que levou a uma nova concepção de compreender a gênese do número na criança. Palavras-chave: definição piagetiana de número; logicismo; intuicionismo. Abstract Perhaps no aspect in Mathematics has been so thoroughly analyzed than the concept of number from Piaget’s point of view. Results by Piaget and Szeminska in their book “The Child’s Conception of Number” brought forth several publications on possible pedagogical implications on the issue. For researchers, the number concept is worked out from the operational synthesis of serializing and classification, while establishing a tertium between the definitions of number, which have been proposed by two of the main mathematical thoughts, namely logics and intuitionalism. In this article the debate between intuitionalism and logics on the number and Piaget’s epistemological stance that led to a new concept on the genesis of number in the child is provided. Keywords: Piaget’s definition of number; logics; intuitionism.
id INEP-2_82dce2c5904b788a9696952435fa0e68
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1414
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de PiagetNenhum aspecto da matemática foi tão analisado “à luz da teoria piagetiana” quanto o número. Os resultados encontrados por Piaget e Szeminska e publicados no livro A gênese do número na criança geraram, também, inúmeras publicações acerca das suas possíveis implicações pedagógicas. Para os pesquisadores, o número é elaborado a partir da síntese operatória da seriação e da classificação, estabelecendo um tertium entre as definições de número propostas por duas das principais correntes do pensamento matemático: o logicismo e o intuicionismo. Neste artigo expõe-se o debate entre intuicionismo e logicismo sobre o número e a posição epistemológica de Piaget que levou a uma nova concepção de compreender a gênese do número na criança. Palavras-chave: definição piagetiana de número; logicismo; intuicionismo. Abstract Perhaps no aspect in Mathematics has been so thoroughly analyzed than the concept of number from Piaget’s point of view. Results by Piaget and Szeminska in their book “The Child’s Conception of Number” brought forth several publications on possible pedagogical implications on the issue. For researchers, the number concept is worked out from the operational synthesis of serializing and classification, while establishing a tertium between the definitions of number, which have been proposed by two of the main mathematical thoughts, namely logics and intuitionalism. In this article the debate between intuitionalism and logics on the number and Piaget’s epistemological stance that led to a new concept on the genesis of number in the child is provided. Keywords: Piaget’s definition of number; logics; intuitionism.INEP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/141410.24109/2176-6681.rbep.87i216.790Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i216reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414/115310.24109/2176-6681.rbep.87i216.1153Nogueira, Cléliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:13:14Zoai:ojs3.inep:article/1414Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:13:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
title A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
spellingShingle A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
Nogueira, Clélia
title_short A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
title_full A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
title_fullStr A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
title_full_unstemmed A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
title_sort A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget
author Nogueira, Clélia
author_facet Nogueira, Clélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Clélia
description Nenhum aspecto da matemática foi tão analisado “à luz da teoria piagetiana” quanto o número. Os resultados encontrados por Piaget e Szeminska e publicados no livro A gênese do número na criança geraram, também, inúmeras publicações acerca das suas possíveis implicações pedagógicas. Para os pesquisadores, o número é elaborado a partir da síntese operatória da seriação e da classificação, estabelecendo um tertium entre as definições de número propostas por duas das principais correntes do pensamento matemático: o logicismo e o intuicionismo. Neste artigo expõe-se o debate entre intuicionismo e logicismo sobre o número e a posição epistemológica de Piaget que levou a uma nova concepção de compreender a gênese do número na criança. Palavras-chave: definição piagetiana de número; logicismo; intuicionismo. Abstract Perhaps no aspect in Mathematics has been so thoroughly analyzed than the concept of number from Piaget’s point of view. Results by Piaget and Szeminska in their book “The Child’s Conception of Number” brought forth several publications on possible pedagogical implications on the issue. For researchers, the number concept is worked out from the operational synthesis of serializing and classification, while establishing a tertium between the definitions of number, which have been proposed by two of the main mathematical thoughts, namely logics and intuitionalism. In this article the debate between intuitionalism and logics on the number and Piaget’s epistemological stance that led to a new concept on the genesis of number in the child is provided. Keywords: Piaget’s definition of number; logics; intuitionism.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.790
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i216.790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1414/1153
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.1153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i216
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701141520384