“Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocco, Ana Karina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3357
Resumo: Diante de um processo de democratização do ensino superior brasileiro, mediante políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência de estudantes, especialmente os de baixa renda, e do pressuposto de que a constituição dos indivíduos, segundo sua origem social e familiar, tem repercussões nas suas trajetórias escolares, indaga-se: qual o significado de realizar um curso superior para os estudantes contemplados por essas políticas? Para tanto, foi feita pesquisa com universitários que recebem bolsa de estudo (parcial ou integral), em uma instituição de ensino superior comunitária, localizada em Santa Catarina, a fim de conhecer a condição social desses bolsistas e o significado do ensino superior para eles. Os resultados, apoiados em informações quantitativas e qualitativas, oriundas da literatura consultada, do banco de dados da universidade investigada e de entrevistas realizadas com estudantes bolsistas, mostram que a maioria desses alunos apresenta um caráter mais pragmático do ensino superior, como acessório de mobilidade social, de desejo de superar a condição social da própria família. 
id INEP-2_8a08b0735b27a7d80591b8bb0a2572fa
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3357
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistasDiante de um processo de democratização do ensino superior brasileiro, mediante políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência de estudantes, especialmente os de baixa renda, e do pressuposto de que a constituição dos indivíduos, segundo sua origem social e familiar, tem repercussões nas suas trajetórias escolares, indaga-se: qual o significado de realizar um curso superior para os estudantes contemplados por essas políticas? Para tanto, foi feita pesquisa com universitários que recebem bolsa de estudo (parcial ou integral), em uma instituição de ensino superior comunitária, localizada em Santa Catarina, a fim de conhecer a condição social desses bolsistas e o significado do ensino superior para eles. Os resultados, apoiados em informações quantitativas e qualitativas, oriundas da literatura consultada, do banco de dados da universidade investigada e de entrevistas realizadas com estudantes bolsistas, mostram que a maioria desses alunos apresenta um caráter mais pragmático do ensino superior, como acessório de mobilidade social, de desejo de superar a condição social da própria família. INEP2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/335710.24109/2176-6681.rbep.98i248.2780Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 248 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 248 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 248 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i248reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3357/309210.24109/2176-6681.rbep.98i248.3092Brocco, Ana Karinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:17:21Zoai:ojs3.inep:article/3357Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:17:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
title “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
spellingShingle “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
Brocco, Ana Karina
title_short “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
title_full “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
title_fullStr “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
title_full_unstemmed “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
title_sort “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas
author Brocco, Ana Karina
author_facet Brocco, Ana Karina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocco, Ana Karina
description Diante de um processo de democratização do ensino superior brasileiro, mediante políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência de estudantes, especialmente os de baixa renda, e do pressuposto de que a constituição dos indivíduos, segundo sua origem social e familiar, tem repercussões nas suas trajetórias escolares, indaga-se: qual o significado de realizar um curso superior para os estudantes contemplados por essas políticas? Para tanto, foi feita pesquisa com universitários que recebem bolsa de estudo (parcial ou integral), em uma instituição de ensino superior comunitária, localizada em Santa Catarina, a fim de conhecer a condição social desses bolsistas e o significado do ensino superior para eles. Os resultados, apoiados em informações quantitativas e qualitativas, oriundas da literatura consultada, do banco de dados da universidade investigada e de entrevistas realizadas com estudantes bolsistas, mostram que a maioria desses alunos apresenta um caráter mais pragmático do ensino superior, como acessório de mobilidade social, de desejo de superar a condição social da própria família. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3357
10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2780
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3357
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3357/3092
10.24109/2176-6681.rbep.98i248.3092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 248 (2017)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 248 (2017)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 248 (2017)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.98i248
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702364160000