O problema da verdade e a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1403 |
Resumo: | Tendo em vista que, desde a Grécia antiga, a verdade tem sido considerada um ideal para o conhecimento humano, discute alguns aspectos das críticas feitas por filósofos como Chaim Perelman e por alguns cientistas contemporâneos. A verdade eterna, como base para o conhecimento e para os julgamentos morais, cede lugar à noção de verdade provisória, construída pelos homens no curso de sua existência social. Em conseqüência, as relações éticas e pessoais são debatidas com vistas a levantar questões polêmicas e interessantes para os professores e todos os que lidam com crianças e com jovens em geral. Palavras-chave: verdade; ética; educador. Abstract Taking into account that, since ancient Greece, truth has been considered an ideal to human knowledge, this paper discusses some aspects of the critical approaches conducted by philosophers like Chaim Perelman and also by some contemporary scientists. The Eternal truth, as basis to knowledge and moral judgments, is replaced by the concept of provisional truth, which is built by mankind in the course of its social existence. Therefore, ethical and personal relationships are debated aiming at pointing out interesting and polemical issues for teachers and all those who deal with children and young people in general. Keywords: truth; argument; education. |
id |
INEP-2_917062496c0056b1e68dc376c3594712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1403 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O problema da verdade e a educaçãoTendo em vista que, desde a Grécia antiga, a verdade tem sido considerada um ideal para o conhecimento humano, discute alguns aspectos das críticas feitas por filósofos como Chaim Perelman e por alguns cientistas contemporâneos. A verdade eterna, como base para o conhecimento e para os julgamentos morais, cede lugar à noção de verdade provisória, construída pelos homens no curso de sua existência social. Em conseqüência, as relações éticas e pessoais são debatidas com vistas a levantar questões polêmicas e interessantes para os professores e todos os que lidam com crianças e com jovens em geral. Palavras-chave: verdade; ética; educador. Abstract Taking into account that, since ancient Greece, truth has been considered an ideal to human knowledge, this paper discusses some aspects of the critical approaches conducted by philosophers like Chaim Perelman and also by some contemporary scientists. The Eternal truth, as basis to knowledge and moral judgments, is replaced by the concept of provisional truth, which is built by mankind in the course of its social existence. Therefore, ethical and personal relationships are debated aiming at pointing out interesting and polemical issues for teachers and all those who deal with children and young people in general. Keywords: truth; argument; education.INEP2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/140310.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.835Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.86i213/214reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1403/114210.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1142Oliveira, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:18:44Zoai:ojs3.inep:article/1403Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:18:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O problema da verdade e a educação |
title |
O problema da verdade e a educação |
spellingShingle |
O problema da verdade e a educação Oliveira, Renato |
title_short |
O problema da verdade e a educação |
title_full |
O problema da verdade e a educação |
title_fullStr |
O problema da verdade e a educação |
title_full_unstemmed |
O problema da verdade e a educação |
title_sort |
O problema da verdade e a educação |
author |
Oliveira, Renato |
author_facet |
Oliveira, Renato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Renato |
description |
Tendo em vista que, desde a Grécia antiga, a verdade tem sido considerada um ideal para o conhecimento humano, discute alguns aspectos das críticas feitas por filósofos como Chaim Perelman e por alguns cientistas contemporâneos. A verdade eterna, como base para o conhecimento e para os julgamentos morais, cede lugar à noção de verdade provisória, construída pelos homens no curso de sua existência social. Em conseqüência, as relações éticas e pessoais são debatidas com vistas a levantar questões polêmicas e interessantes para os professores e todos os que lidam com crianças e com jovens em geral. Palavras-chave: verdade; ética; educador. Abstract Taking into account that, since ancient Greece, truth has been considered an ideal to human knowledge, this paper discusses some aspects of the critical approaches conducted by philosophers like Chaim Perelman and also by some contemporary scientists. The Eternal truth, as basis to knowledge and moral judgments, is replaced by the concept of provisional truth, which is built by mankind in the course of its social existence. Therefore, ethical and personal relationships are debated aiming at pointing out interesting and polemical issues for teachers and all those who deal with children and young people in general. Keywords: truth; argument; education. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1403 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.835 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1403 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1403/1142 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701124743168 |