Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3580 |
Resumo: | Objetiva analisar as políticas de ações afirmativas no contexto da formação e do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira. Busca, para isso, elementos históricos e sociológicos para compreender como a sociedade brasileira tem reproduzido as contradições sociais, econômicas, culturais e políticas. Analisa, ademais, as políticas de ação afirmativa, considerando-as como resposta a esses desafios históricos, e o papel do Estado na sua formulação e implementação. Aprofunda as resistências da sociedade em discutir as questões étnico-culturais e raciais e como as políticas de ação afirmativa precisam avançar na direção das transformações estruturais, condição para que elas se tornem efetivas e possibilitem a emancipação dos cidadãos e da sociedade. |
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Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileiraObjetiva analisar as políticas de ações afirmativas no contexto da formação e do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira. Busca, para isso, elementos históricos e sociológicos para compreender como a sociedade brasileira tem reproduzido as contradições sociais, econômicas, culturais e políticas. Analisa, ademais, as políticas de ação afirmativa, considerando-as como resposta a esses desafios históricos, e o papel do Estado na sua formulação e implementação. Aprofunda as resistências da sociedade em discutir as questões étnico-culturais e raciais e como as políticas de ação afirmativa precisam avançar na direção das transformações estruturais, condição para que elas se tornem efetivas e possibilitem a emancipação dos cidadãos e da sociedade.INEP2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/358010.24109/2176-6681.rbep.93i233.457Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i233reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3580/331510.24109/2176-6681.rbep.93i233.3315Marcon, Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:32Zoai:ojs3.inep:article/3580Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:32Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
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