Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chrispino, Alvaro
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348
Resumo: Apresenta a importância do estudo de futuros, por meio da técnica de cenários futuros, utilizando-se da analogia com o contrato social. Apresenta o consenso existente no contrato social – já conhecido do meio acadêmico – e identifica também um consenso na construção de cenários futuros – pouco divulgado no meio acadêmico. Não pretende esgotar as idéias e fundamentos em torno deste tema, mas propõe apresentar os principais pressupostos para trazer oportunidade de reflexão em torno desta ferramenta que pode auxiliar no desenho do futuro desejado e, conseqüentemente, no processo de elaboração de políticas, de decisão, no planejamento e na gestão. Apresenta alguns exemplos de aplicação à educação e ao ensino de modo geral. Palavras-chave: cenários futuros; antecipação; política e planejamento; política educacional. Abstract The article presents the importance of future studies, through the technique of future sceneries, using the analogy with the social contract. It presents the existent consensus in the social contract – already known in the academic community – and it also identifies a consensus in the construction of future sceneries – little divulged in the academic community. It does not intend to drain the ideas and foundations around this theme, but it intends to present the main presuppositions to offer the opportunity for reflection around this tool that can help shape the future and, consequently, in the process of elaboration of politics, decision, planning and administration. It presents some examples, which apply to education and teaching in general. Keywords: future sceneries; anticipation; politics and planning; educational politics.
id INEP-2_94ebe625e1a28bd21b6fad28350f0c15
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1348
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacionalApresenta a importância do estudo de futuros, por meio da técnica de cenários futuros, utilizando-se da analogia com o contrato social. Apresenta o consenso existente no contrato social – já conhecido do meio acadêmico – e identifica também um consenso na construção de cenários futuros – pouco divulgado no meio acadêmico. Não pretende esgotar as idéias e fundamentos em torno deste tema, mas propõe apresentar os principais pressupostos para trazer oportunidade de reflexão em torno desta ferramenta que pode auxiliar no desenho do futuro desejado e, conseqüentemente, no processo de elaboração de políticas, de decisão, no planejamento e na gestão. Apresenta alguns exemplos de aplicação à educação e ao ensino de modo geral. Palavras-chave: cenários futuros; antecipação; política e planejamento; política educacional. Abstract The article presents the importance of future studies, through the technique of future sceneries, using the analogy with the social contract. It presents the existent consensus in the social contract – already known in the academic community – and it also identifies a consensus in the construction of future sceneries – little divulged in the academic community. It does not intend to drain the ideas and foundations around this theme, but it intends to present the main presuppositions to offer the opportunity for reflection around this tool that can help shape the future and, consequently, in the process of elaboration of politics, decision, planning and administration. It presents some examples, which apply to education and teaching in general. Keywords: future sceneries; anticipation; politics and planning; educational politics.INEP2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/134810.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.916Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348/108710.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1087Chrispino, Alvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:35:36Zoai:ojs3.inep:article/1348Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:35:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
title Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
spellingShingle Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
Chrispino, Alvaro
title_short Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
title_full Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
title_fullStr Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
title_full_unstemmed Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
title_sort Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
author Chrispino, Alvaro
author_facet Chrispino, Alvaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chrispino, Alvaro
description Apresenta a importância do estudo de futuros, por meio da técnica de cenários futuros, utilizando-se da analogia com o contrato social. Apresenta o consenso existente no contrato social – já conhecido do meio acadêmico – e identifica também um consenso na construção de cenários futuros – pouco divulgado no meio acadêmico. Não pretende esgotar as idéias e fundamentos em torno deste tema, mas propõe apresentar os principais pressupostos para trazer oportunidade de reflexão em torno desta ferramenta que pode auxiliar no desenho do futuro desejado e, conseqüentemente, no processo de elaboração de políticas, de decisão, no planejamento e na gestão. Apresenta alguns exemplos de aplicação à educação e ao ensino de modo geral. Palavras-chave: cenários futuros; antecipação; política e planejamento; política educacional. Abstract The article presents the importance of future studies, through the technique of future sceneries, using the analogy with the social contract. It presents the existent consensus in the social contract – already known in the academic community – and it also identifies a consensus in the construction of future sceneries – little divulged in the academic community. It does not intend to drain the ideas and foundations around this theme, but it intends to present the main presuppositions to offer the opportunity for reflection around this tool that can help shape the future and, consequently, in the process of elaboration of politics, decision, planning and administration. It presents some examples, which apply to education and teaching in general. Keywords: future sceneries; anticipation; politics and planning; educational politics.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.916
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348/1087
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700787101696