Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348 |
Resumo: | Apresenta a importância do estudo de futuros, por meio da técnica de cenários futuros, utilizando-se da analogia com o contrato social. Apresenta o consenso existente no contrato social – já conhecido do meio acadêmico – e identifica também um consenso na construção de cenários futuros – pouco divulgado no meio acadêmico. Não pretende esgotar as idéias e fundamentos em torno deste tema, mas propõe apresentar os principais pressupostos para trazer oportunidade de reflexão em torno desta ferramenta que pode auxiliar no desenho do futuro desejado e, conseqüentemente, no processo de elaboração de políticas, de decisão, no planejamento e na gestão. Apresenta alguns exemplos de aplicação à educação e ao ensino de modo geral. Palavras-chave: cenários futuros; antecipação; política e planejamento; política educacional. Abstract The article presents the importance of future studies, through the technique of future sceneries, using the analogy with the social contract. It presents the existent consensus in the social contract – already known in the academic community – and it also identifies a consensus in the construction of future sceneries – little divulged in the academic community. It does not intend to drain the ideas and foundations around this theme, but it intends to present the main presuppositions to offer the opportunity for reflection around this tool that can help shape the future and, consequently, in the process of elaboration of politics, decision, planning and administration. It presents some examples, which apply to education and teaching in general. Keywords: future sceneries; anticipation; politics and planning; educational politics. |
id |
INEP-2_94ebe625e1a28bd21b6fad28350f0c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1348 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacionalApresenta a importância do estudo de futuros, por meio da técnica de cenários futuros, utilizando-se da analogia com o contrato social. Apresenta o consenso existente no contrato social – já conhecido do meio acadêmico – e identifica também um consenso na construção de cenários futuros – pouco divulgado no meio acadêmico. Não pretende esgotar as idéias e fundamentos em torno deste tema, mas propõe apresentar os principais pressupostos para trazer oportunidade de reflexão em torno desta ferramenta que pode auxiliar no desenho do futuro desejado e, conseqüentemente, no processo de elaboração de políticas, de decisão, no planejamento e na gestão. Apresenta alguns exemplos de aplicação à educação e ao ensino de modo geral. Palavras-chave: cenários futuros; antecipação; política e planejamento; política educacional. Abstract The article presents the importance of future studies, through the technique of future sceneries, using the analogy with the social contract. It presents the existent consensus in the social contract – already known in the academic community – and it also identifies a consensus in the construction of future sceneries – little divulged in the academic community. It does not intend to drain the ideas and foundations around this theme, but it intends to present the main presuppositions to offer the opportunity for reflection around this tool that can help shape the future and, consequently, in the process of elaboration of politics, decision, planning and administration. It presents some examples, which apply to education and teaching in general. Keywords: future sceneries; anticipation; politics and planning; educational politics.INEP2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/134810.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.916Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348/108710.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1087Chrispino, Alvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:35:36Zoai:ojs3.inep:article/1348Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:35:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
title |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
spellingShingle |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional Chrispino, Alvaro |
title_short |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
title_full |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
title_fullStr |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
title_full_unstemmed |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
title_sort |
Os cenários futuros como consenso social: do contrato social ao universo educacional |
author |
Chrispino, Alvaro |
author_facet |
Chrispino, Alvaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chrispino, Alvaro |
description |
Apresenta a importância do estudo de futuros, por meio da técnica de cenários futuros, utilizando-se da analogia com o contrato social. Apresenta o consenso existente no contrato social – já conhecido do meio acadêmico – e identifica também um consenso na construção de cenários futuros – pouco divulgado no meio acadêmico. Não pretende esgotar as idéias e fundamentos em torno deste tema, mas propõe apresentar os principais pressupostos para trazer oportunidade de reflexão em torno desta ferramenta que pode auxiliar no desenho do futuro desejado e, conseqüentemente, no processo de elaboração de políticas, de decisão, no planejamento e na gestão. Apresenta alguns exemplos de aplicação à educação e ao ensino de modo geral. Palavras-chave: cenários futuros; antecipação; política e planejamento; política educacional. Abstract The article presents the importance of future studies, through the technique of future sceneries, using the analogy with the social contract. It presents the existent consensus in the social contract – already known in the academic community – and it also identifies a consensus in the construction of future sceneries – little divulged in the academic community. It does not intend to drain the ideas and foundations around this theme, but it intends to present the main presuppositions to offer the opportunity for reflection around this tool that can help shape the future and, consequently, in the process of elaboration of politics, decision, planning and administration. It presents some examples, which apply to education and teaching in general. Keywords: future sceneries; anticipation; politics and planning; educational politics. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.916 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1348/1087 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700787101696 |