Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Fassina , Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wollinger, Paulo, Allain, Olivier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3867
Resumo: Considerando sua atuação em sala de aula e o compartilhamento de saberes de sua comunidade de práticas, professores da educação profissional (EP) desenvolvem diversas competências laborais. Com fundamento no art. 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos princípios da Rede Certific e em autores que defendem a valorização da técnica e dos conhecimentos dela provenientes, propomos a avaliação e a certificação dos saberes docentes. Nada mais coerente do que reconhecer naqueles que educam trabalhadores a possibilidade de terem validados os saberes construídos na sua atividade profissional. Por meio de pesquisa bibliográfica acerca das bases epistemológicas e legais da EP, da análise dos atuais programas de formação de professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do levantamento de programas de certificação de saberes docentes em diversos países, apresentamos o relato de experiência na elaboração de um projeto-piloto de certificação desses saberes, para professores da educação profissional, em desenvolvimento no Instituto Federal Catarinense (IFC) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Esse projeto é extensível à Rede Federal, bem como a qualquer rede de educação profissional e seus docentes com mais de dez anos de atividade.
id INEP-2_95ebf83be48c13e04765a3b8d113ae85
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3867
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot projectCertificación de saberes docentes en la educación profesional: construcción de un proyecto pilotoCertificação de saberes docentes na educação profissional: construção de um projeto-pilotoCertific Networkpedagogical knowledge certificationvocational educationvocational teacher’s formation.certificación de saberes docenteseducación profesionalformación de los profesionales de la educaciónRed Certific.certificação de saberes docenteseducação profissionalformação dos profissionais da educaçãoRede Certific.Considerando sua atuação em sala de aula e o compartilhamento de saberes de sua comunidade de práticas, professores da educação profissional (EP) desenvolvem diversas competências laborais. Com fundamento no art. 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos princípios da Rede Certific e em autores que defendem a valorização da técnica e dos conhecimentos dela provenientes, propomos a avaliação e a certificação dos saberes docentes. Nada mais coerente do que reconhecer naqueles que educam trabalhadores a possibilidade de terem validados os saberes construídos na sua atividade profissional. Por meio de pesquisa bibliográfica acerca das bases epistemológicas e legais da EP, da análise dos atuais programas de formação de professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do levantamento de programas de certificação de saberes docentes em diversos países, apresentamos o relato de experiência na elaboração de um projeto-piloto de certificação desses saberes, para professores da educação profissional, em desenvolvimento no Instituto Federal Catarinense (IFC) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Esse projeto é extensível à Rede Federal, bem como a qualquer rede de educação profissional e seus docentes com mais de dez anos de atividade.Throughout their classroom experience and by sharing knowledge in their community, vocational education teachers develop their own work-related skills. This study proposes an evaluation of pedagogical knowledge and its certification, based on the Brazilian legislation on educational guidelines, the principles of the CERTIFIC Network and the work of authors who propose valuing this technique and the knowledge acquired through it. It is coherent to recognize the possibility of validating the knowledge of those who educate workers, knowledge built during their own professional activities. Through bibliographical research about the epistemological and legal bases of vocational education, combined with the analysis of current vocational teacher education programs as well as a review of the certification of pedagogical knowledge programs in several countries, this experience report covers the elaboration of a pilot project for the assessment and certification of teacher’s pedagogical knowledge at the Catarinense Federal Institute (IFC) and the Santa Catarina Federal Institute (IFSC). This project could also be applied to federal vocational education as a whole, and to any vocational education program employing teachers who have been active for ten years or more.Considerando su actuación en el aula y el intercambio de saberes de su comunidad de prácticas, profesores de la Educación Profesional (EP) desarrollan varias competencias laborales. Con base en el artículo 41 de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB), en los principios de la Red Certific y en autores que defienden la valorización de la técnica y de los conocimientos como resultado de ella, proponemos la evaluación y la certificación de los saberes docentes. Nada más coherente que reconocer en aquellos que educan a los trabajadores la posibilidad de tener validados los saberes construidos en su actividad profesional. A través de una investigación bibliográfica acerca de las bases epistemológicas y legales de la EP, del análisis de los actuales programas de formación de docentes de la carrera de la Enseñanza Básica, Técnica y Tecnológica (EBTT) y de la encuesta de los programas de certificación de saberes docentes en varios países, presentamos el informe de experiencia en la elaboración de un proyecto piloto de certificación de los saberes docentes, para profesores de la educación profesional, en desarrollo en el Instituto Federal Catarinense (IFC)  y en el Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Este proyecto es extensible a la Red Federal, así como a cualquier red de educación profesional y sus docentes con más de diez años de actividad.INEP2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/386710.24109/2176-6681.rbep.101i259.3867Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 259 (2020)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 259 (2020)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 259 (2020)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.101i259reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3867/384110.24109/2176-6681.rbep.101i259.3841Paula Fassina , AnaWollinger, Paulo Allain, Olivierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-24T15:14:50Zoai:ojs3.inep:article/3867Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2023-01-24T15:14:50Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
Certificación de saberes docentes en la educación profesional: construcción de un proyecto piloto
Certificação de saberes docentes na educação profissional: construção de um projeto-piloto
title Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
spellingShingle Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
Paula Fassina , Ana
Certific Network
pedagogical knowledge certification
vocational education
vocational teacher’s formation.
certificación de saberes docentes
educación profesional
formación de los profesionales de la educación
Red Certific.
certificação de saberes docentes
educação profissional
formação dos profissionais da educação
Rede Certific.
title_short Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
title_full Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
title_fullStr Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
title_full_unstemmed Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
title_sort Certification of pedagogical knowledge in vocational education: building a pilot project
author Paula Fassina , Ana
author_facet Paula Fassina , Ana
Wollinger, Paulo
Allain, Olivier
author_role author
author2 Wollinger, Paulo
Allain, Olivier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Fassina , Ana
Wollinger, Paulo
Allain, Olivier
dc.subject.por.fl_str_mv Certific Network
pedagogical knowledge certification
vocational education
vocational teacher’s formation.
certificación de saberes docentes
educación profesional
formación de los profesionales de la educación
Red Certific.
certificação de saberes docentes
educação profissional
formação dos profissionais da educação
Rede Certific.
topic Certific Network
pedagogical knowledge certification
vocational education
vocational teacher’s formation.
certificación de saberes docentes
educación profesional
formación de los profesionales de la educación
Red Certific.
certificação de saberes docentes
educação profissional
formação dos profissionais da educação
Rede Certific.
description Considerando sua atuação em sala de aula e o compartilhamento de saberes de sua comunidade de práticas, professores da educação profissional (EP) desenvolvem diversas competências laborais. Com fundamento no art. 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos princípios da Rede Certific e em autores que defendem a valorização da técnica e dos conhecimentos dela provenientes, propomos a avaliação e a certificação dos saberes docentes. Nada mais coerente do que reconhecer naqueles que educam trabalhadores a possibilidade de terem validados os saberes construídos na sua atividade profissional. Por meio de pesquisa bibliográfica acerca das bases epistemológicas e legais da EP, da análise dos atuais programas de formação de professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do levantamento de programas de certificação de saberes docentes em diversos países, apresentamos o relato de experiência na elaboração de um projeto-piloto de certificação desses saberes, para professores da educação profissional, em desenvolvimento no Instituto Federal Catarinense (IFC) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Esse projeto é extensível à Rede Federal, bem como a qualquer rede de educação profissional e seus docentes com mais de dez anos de atividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3867
10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3867
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3867
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3867/3841
10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 259 (2020)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 259 (2020)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 259 (2020)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.101i259
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703641325568