Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luciana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1438
Resumo: Apresenta os resultados de pesquisa, em um município pernambucano, que teve por objeto a política de democratização/descentralização da educação, analisada com base nos aportes da Teoria do Discurso. Tomando a gestão democrática como objeto do discurso dos formuladores da política educacional, analisa como ela se constitui, seus elementos e significados, a partir de entrevistas e observações. Entre os resultados, verifica-se que a concepção de democracia adotada no processo de formulação da política educacional pauta-se no alargamento dos direitos sociais, na busca da construção de um espaço público democrático e de uma escola pública plural, democrática e com qualidade social, indicando formas de poder compatíveis com os valores democráticos, a partir de uma regulação democraticamente partilhada.
id INEP-2_9ae4d0292f96d36441cbd4401f569401
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1438
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educaçãoApresenta os resultados de pesquisa, em um município pernambucano, que teve por objeto a política de democratização/descentralização da educação, analisada com base nos aportes da Teoria do Discurso. Tomando a gestão democrática como objeto do discurso dos formuladores da política educacional, analisa como ela se constitui, seus elementos e significados, a partir de entrevistas e observações. Entre os resultados, verifica-se que a concepção de democracia adotada no processo de formulação da política educacional pauta-se no alargamento dos direitos sociais, na busca da construção de um espaço público democrático e de uma escola pública plural, democrática e com qualidade social, indicando formas de poder compatíveis com os valores democráticos, a partir de uma regulação democraticamente partilhada.INEP2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/143810.24109/2176-6681.rbep.90i225.520Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i225reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1438/117710.24109/2176-6681.rbep.90i225.1177Marques, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T12:21:42Zoai:ojs3.inep:article/1438Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-25T12:21:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
title Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
spellingShingle Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
Marques, Luciana
title_short Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
title_full Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
title_fullStr Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
title_full_unstemmed Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
title_sort Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação
author Marques, Luciana
author_facet Marques, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luciana
description Apresenta os resultados de pesquisa, em um município pernambucano, que teve por objeto a política de democratização/descentralização da educação, analisada com base nos aportes da Teoria do Discurso. Tomando a gestão democrática como objeto do discurso dos formuladores da política educacional, analisa como ela se constitui, seus elementos e significados, a partir de entrevistas e observações. Entre os resultados, verifica-se que a concepção de democracia adotada no processo de formulação da política educacional pauta-se no alargamento dos direitos sociais, na busca da construção de um espaço público democrático e de uma escola pública plural, democrática e com qualidade social, indicando formas de poder compatíveis com os valores democráticos, a partir de uma regulação democraticamente partilhada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1438
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.520
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1438
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1438/1177
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.1177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i225
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701178220544