Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groenwald, Claudia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Justo, Jutta, Geller, Marlise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3504
Resumo: Apresenta ações de formação continuada para professores de Matemática do Observatório da Educação/2010 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, realizadas em escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apresenta três trajetórias dessas ações com as temáticas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Acredita-se que a qualificação da prática docente favorece que a escola se torne um espaço de promoção da igualdade de condições entre os seres humanos.
id INEP-2_9b127ea906531afe343997a3da741129
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3504
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetóriaApresenta ações de formação continuada para professores de Matemática do Observatório da Educação/2010 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, realizadas em escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apresenta três trajetórias dessas ações com as temáticas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Acredita-se que a qualificação da prática docente favorece que a escola se torne um espaço de promoção da igualdade de condições entre os seres humanos.INEP2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/350410.24109/2176-6681.rbep.94i238.360Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 238 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 238 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 238 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i238reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3504/323910.24109/2176-6681.rbep.94i238.3239Groenwald, ClaudiaJusto, JuttaGeller, Marliseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:19:02Zoai:ojs3.inep:article/3504Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:19:02Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
title Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
spellingShingle Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
Groenwald, Claudia
title_short Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
title_full Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
title_fullStr Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
title_full_unstemmed Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
title_sort Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória
author Groenwald, Claudia
author_facet Groenwald, Claudia
Justo, Jutta
Geller, Marlise
author_role author
author2 Justo, Jutta
Geller, Marlise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Groenwald, Claudia
Justo, Jutta
Geller, Marlise
description Apresenta ações de formação continuada para professores de Matemática do Observatório da Educação/2010 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, realizadas em escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apresenta três trajetórias dessas ações com as temáticas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Acredita-se que a qualificação da prática docente favorece que a escola se torne um espaço de promoção da igualdade de condições entre os seres humanos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3504
10.24109/2176-6681.rbep.94i238.360
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3504
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.94i238.360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3504/3239
10.24109/2176-6681.rbep.94i238.3239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 238 (2013)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 238 (2013)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 238 (2013)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.94i238
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702811901952