Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcus
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1400
Resumo: Busca contribuir para elucidar as idéias de John Dewey contidas na formulação que vincula educação, comunicação e arte. Além disso, como aporte metodológico, procura mostrar que todo texto deve ser abordado em suas estratégias discursivas, como um conjunto articulado para afirmar determinados conceitos. O ponto de partida é a relevância atribuída à comunicação no processo educativo, conforme estabelecido por Dewey em Democracia e Educação. A análise desse livro e de outras obras do autor possibilita elucidar os conceitos de ciência e arte, bem como o método de ensino proposto por Dewey. A título de conclusão, sugere-se que a continuidade da investigação deva abordar os conceitos deweyanos em seus possíveis vínculos com a filosofia grega. Palavras-chave: comunicação e ensino; arte e educação; teorias do conhecimento; retórica. Abstract The purpose of this paper is to elucidate the ideas of John Dewey expressed in the formulation that links education, communication and art. Moreover, as a methodological approach, it intends to show that every text must be analyzed in its discursive strategies, like a set arranged to assert some concepts. The starting point is the relevance of communication in the educational processes, attributed by Dewey in "Democracy and Education". The analysis of this and other books by the author allows to clear the concepts of science and art, as well as the method of teaching proposed by Dewey. The conclusion suggests that other investigations must study the Deweyan concepts in its possible links with Greek philosophy. Keywords: communication and teaching; art and education; theories of knowledge; rhetoric.
id INEP-2_9dfcf719cbae58a1ae9522dec7906362
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1400
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John DeweyBusca contribuir para elucidar as idéias de John Dewey contidas na formulação que vincula educação, comunicação e arte. Além disso, como aporte metodológico, procura mostrar que todo texto deve ser abordado em suas estratégias discursivas, como um conjunto articulado para afirmar determinados conceitos. O ponto de partida é a relevância atribuída à comunicação no processo educativo, conforme estabelecido por Dewey em Democracia e Educação. A análise desse livro e de outras obras do autor possibilita elucidar os conceitos de ciência e arte, bem como o método de ensino proposto por Dewey. A título de conclusão, sugere-se que a continuidade da investigação deva abordar os conceitos deweyanos em seus possíveis vínculos com a filosofia grega. Palavras-chave: comunicação e ensino; arte e educação; teorias do conhecimento; retórica. Abstract The purpose of this paper is to elucidate the ideas of John Dewey expressed in the formulation that links education, communication and art. Moreover, as a methodological approach, it intends to show that every text must be analyzed in its discursive strategies, like a set arranged to assert some concepts. The starting point is the relevance of communication in the educational processes, attributed by Dewey in "Democracy and Education". The analysis of this and other books by the author allows to clear the concepts of science and art, as well as the method of teaching proposed by Dewey. The conclusion suggests that other investigations must study the Deweyan concepts in its possible links with Greek philosophy. Keywords: communication and teaching; art and education; theories of knowledge; rhetoric.INEP2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/140010.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.832Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.86i213/214reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1400/113910.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1139Cunha, Marcusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:18:44Zoai:ojs3.inep:article/1400Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:18:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
title Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
spellingShingle Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
Cunha, Marcus
title_short Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
title_full Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
title_fullStr Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
title_full_unstemmed Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
title_sort Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey
author Cunha, Marcus
author_facet Cunha, Marcus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcus
description Busca contribuir para elucidar as idéias de John Dewey contidas na formulação que vincula educação, comunicação e arte. Além disso, como aporte metodológico, procura mostrar que todo texto deve ser abordado em suas estratégias discursivas, como um conjunto articulado para afirmar determinados conceitos. O ponto de partida é a relevância atribuída à comunicação no processo educativo, conforme estabelecido por Dewey em Democracia e Educação. A análise desse livro e de outras obras do autor possibilita elucidar os conceitos de ciência e arte, bem como o método de ensino proposto por Dewey. A título de conclusão, sugere-se que a continuidade da investigação deva abordar os conceitos deweyanos em seus possíveis vínculos com a filosofia grega. Palavras-chave: comunicação e ensino; arte e educação; teorias do conhecimento; retórica. Abstract The purpose of this paper is to elucidate the ideas of John Dewey expressed in the formulation that links education, communication and art. Moreover, as a methodological approach, it intends to show that every text must be analyzed in its discursive strategies, like a set arranged to assert some concepts. The starting point is the relevance of communication in the educational processes, attributed by Dewey in "Democracy and Education". The analysis of this and other books by the author allows to clear the concepts of science and art, as well as the method of teaching proposed by Dewey. The conclusion suggests that other investigations must study the Deweyan concepts in its possible links with Greek philosophy. Keywords: communication and teaching; art and education; theories of knowledge; rhetoric.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1400
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.832
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1400
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1400/1139
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701119500288