A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719 |
Resumo: | Mudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center. |
id |
INEP-2_9f32f6728dd94688b7ae3efcc73c1ace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3719 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalizaçãoMudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/371910.24109/2176-6681.rbep.81i198.935Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719/345510.24109/2176-6681.rbep.81i198.3455Pereira, WallyDeluiz, NeisePereira, Ruth da CunhaBarradas, Aryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3719Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
title |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
spellingShingle |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização Pereira, Wally |
title_short |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
title_full |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
title_fullStr |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
title_full_unstemmed |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
title_sort |
A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização |
author |
Pereira, Wally |
author_facet |
Pereira, Wally Deluiz, Neise Pereira, Ruth da Cunha Barradas, Ary |
author_role |
author |
author2 |
Deluiz, Neise Pereira, Ruth da Cunha Barradas, Ary |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Wally Deluiz, Neise Pereira, Ruth da Cunha Barradas, Ary |
description |
Mudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.935 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719/3455 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.81i198 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703572119552 |