A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Wally
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Deluiz, Neise, Pereira, Ruth da Cunha, Barradas, Ary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719
Resumo: Mudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center.
id INEP-2_9f32f6728dd94688b7ae3efcc73c1ace
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3719
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalizaçãoMudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/371910.24109/2176-6681.rbep.81i198.935Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719/345510.24109/2176-6681.rbep.81i198.3455Pereira, WallyDeluiz, NeisePereira, Ruth da CunhaBarradas, Aryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3719Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
title A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
spellingShingle A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
Pereira, Wally
title_short A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
title_full A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
title_fullStr A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
title_full_unstemmed A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
title_sort A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização
author Pereira, Wally
author_facet Pereira, Wally
Deluiz, Neise
Pereira, Ruth da Cunha
Barradas, Ary
author_role author
author2 Deluiz, Neise
Pereira, Ruth da Cunha
Barradas, Ary
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Wally
Deluiz, Neise
Pereira, Ruth da Cunha
Barradas, Ary
description Mudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.935
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3719/3455
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i198
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703572119552