Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Marcelino de Rezende
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1354
Resumo: O financiamento da educação é um tema urgente nas discussões sobre os rumos que se pretende dar à educação em nosso País, uma vez que, sem os recursos adequados, torna-se praticamente impossível atender ao princípio constitucional que assegura uma escola de qualidade para todos os brasileiros. O texto aqui apresentado é fruto do relatório de um grupo de trabalho criado pelo ministro Cristovam Buarque para analisar o tema. Nele são analisados os gastos feitos pelos diferentes níveis de governo, assim como pelas famílias, em educação. Discutem-se, ainda, os custos de uma escola de qualidade e o impacto da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), bem como da implementação das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). A principal conclusão do relatório é que, para atingir os novos patamares de atendimento em qualidade e quantidade definidos pelo PNE, o Brasil deveria sair do atual patamar de gastos públicos em educação, da ordem de 4,3% do PIB, para atingir, em dez anos, o montante de 8% do PIB. Ao final, apontam-se também as possíveis fontes para viabilizar esste aumento significativo nos gastos com educação. Palavras-chave: financiamento da educação; custos da educação; recursos financeiros para a educação. Abstract Education finance is an urgent theme in the discussions on the directions that one intends to give to the education in Brazil, since that, without the appropriate resources, it becomes practically impossible to attend to the constitutional principals that assures a quality school for all the Brazilian people. The text here presented represents part of the report of a working group created by the Education Minister Cristovam Buarque to analyze the theme. In this work, the expenses in education done by the different government levels are analyzed, as well as by the families. One still discusses the costs of a quality school and the impact of the creation of the Fund of Maintenance and Development of the Basic Education (Fundeb), as well as of the implementation of the established goals in the National Plan of Education (PNE). The main conclusion of the report it is that, to reach the new attendance landings in quality and amount defined by PNE, Brazil should leave the current landing of public expenses in education, of the order of 4,3% of GDP, to reach, in ten years, the amount of 8% of GDP. Finally, one points out the possible sources to make viable this significant increase in the expenses with education. Keywords: education finance; education costs; financial resources for the education.
id INEP-2_a71942cd30054a6b1e2d98b5e0a42885
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1354
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da EducaçãoO financiamento da educação é um tema urgente nas discussões sobre os rumos que se pretende dar à educação em nosso País, uma vez que, sem os recursos adequados, torna-se praticamente impossível atender ao princípio constitucional que assegura uma escola de qualidade para todos os brasileiros. O texto aqui apresentado é fruto do relatório de um grupo de trabalho criado pelo ministro Cristovam Buarque para analisar o tema. Nele são analisados os gastos feitos pelos diferentes níveis de governo, assim como pelas famílias, em educação. Discutem-se, ainda, os custos de uma escola de qualidade e o impacto da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), bem como da implementação das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). A principal conclusão do relatório é que, para atingir os novos patamares de atendimento em qualidade e quantidade definidos pelo PNE, o Brasil deveria sair do atual patamar de gastos públicos em educação, da ordem de 4,3% do PIB, para atingir, em dez anos, o montante de 8% do PIB. Ao final, apontam-se também as possíveis fontes para viabilizar esste aumento significativo nos gastos com educação. Palavras-chave: financiamento da educação; custos da educação; recursos financeiros para a educação. Abstract Education finance is an urgent theme in the discussions on the directions that one intends to give to the education in Brazil, since that, without the appropriate resources, it becomes practically impossible to attend to the constitutional principals that assures a quality school for all the Brazilian people. The text here presented represents part of the report of a working group created by the Education Minister Cristovam Buarque to analyze the theme. In this work, the expenses in education done by the different government levels are analyzed, as well as by the families. One still discusses the costs of a quality school and the impact of the creation of the Fund of Maintenance and Development of the Basic Education (Fundeb), as well as of the implementation of the established goals in the National Plan of Education (PNE). The main conclusion of the report it is that, to reach the new attendance landings in quality and amount defined by PNE, Brazil should leave the current landing of public expenses in education, of the order of 4,3% of GDP, to reach, in ten years, the amount of 8% of GDP. Finally, one points out the possible sources to make viable this significant increase in the expenses with education. Keywords: education finance; education costs; financial resources for the education.INEP2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/135410.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.922Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1354/109310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1093Pinto, José Marcelino de Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:35:36Zoai:ojs3.inep:article/1354Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:35:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
title Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
spellingShingle Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
Pinto, José Marcelino de Rezende
title_short Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
title_full Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
title_fullStr Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
title_full_unstemmed Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
title_sort Relatório do Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação
author Pinto, José Marcelino de Rezende
author_facet Pinto, José Marcelino de Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Marcelino de Rezende
description O financiamento da educação é um tema urgente nas discussões sobre os rumos que se pretende dar à educação em nosso País, uma vez que, sem os recursos adequados, torna-se praticamente impossível atender ao princípio constitucional que assegura uma escola de qualidade para todos os brasileiros. O texto aqui apresentado é fruto do relatório de um grupo de trabalho criado pelo ministro Cristovam Buarque para analisar o tema. Nele são analisados os gastos feitos pelos diferentes níveis de governo, assim como pelas famílias, em educação. Discutem-se, ainda, os custos de uma escola de qualidade e o impacto da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), bem como da implementação das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). A principal conclusão do relatório é que, para atingir os novos patamares de atendimento em qualidade e quantidade definidos pelo PNE, o Brasil deveria sair do atual patamar de gastos públicos em educação, da ordem de 4,3% do PIB, para atingir, em dez anos, o montante de 8% do PIB. Ao final, apontam-se também as possíveis fontes para viabilizar esste aumento significativo nos gastos com educação. Palavras-chave: financiamento da educação; custos da educação; recursos financeiros para a educação. Abstract Education finance is an urgent theme in the discussions on the directions that one intends to give to the education in Brazil, since that, without the appropriate resources, it becomes practically impossible to attend to the constitutional principals that assures a quality school for all the Brazilian people. The text here presented represents part of the report of a working group created by the Education Minister Cristovam Buarque to analyze the theme. In this work, the expenses in education done by the different government levels are analyzed, as well as by the families. One still discusses the costs of a quality school and the impact of the creation of the Fund of Maintenance and Development of the Basic Education (Fundeb), as well as of the implementation of the established goals in the National Plan of Education (PNE). The main conclusion of the report it is that, to reach the new attendance landings in quality and amount defined by PNE, Brazil should leave the current landing of public expenses in education, of the order of 4,3% of GDP, to reach, in ten years, the amount of 8% of GDP. Finally, one points out the possible sources to make viable this significant increase in the expenses with education. Keywords: education finance; education costs; financial resources for the education.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1354
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.922
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1354
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1354/1093
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701050294272