Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612 |
Resumo: | Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais. |
id |
INEP-2_a87ae69f04e4b2cd3753a3277f97a334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1612 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógicoSintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais.INEP2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/161210.24109/2176-6681.rbep.96i242.1612Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 242 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 242 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 242 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i242reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612/135110.24109/2176-6681.rbep.96i242.1351Xavier, RosineideSzymanski, Heloisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:27:48Zoai:ojs3.inep:article/1612Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:27:48Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
spellingShingle |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico Xavier, Rosineide |
title_short |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_full |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_fullStr |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_full_unstemmed |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
title_sort |
Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico |
author |
Xavier, Rosineide |
author_facet |
Xavier, Rosineide Szymanski, Heloisa |
author_role |
author |
author2 |
Szymanski, Heloisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Rosineide Szymanski, Heloisa |
description |
Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612 10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1612 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612/1351 10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 242 (2015) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 242 (2015) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 242 (2015) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.96i242 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701563047936 |