Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Rosineide
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Szymanski, Heloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612
Resumo: Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais.
id INEP-2_a87ae69f04e4b2cd3753a3277f97a334
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1612
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógicoSintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais.INEP2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/161210.24109/2176-6681.rbep.96i242.1612Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 242 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 242 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 242 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i242reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612/135110.24109/2176-6681.rbep.96i242.1351Xavier, RosineideSzymanski, Heloisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:27:48Zoai:ojs3.inep:article/1612Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:27:48Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
title Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
spellingShingle Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
Xavier, Rosineide
title_short Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_full Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_fullStr Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_full_unstemmed Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
title_sort Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico
author Xavier, Rosineide
author_facet Xavier, Rosineide
Szymanski, Heloisa
author_role author
author2 Szymanski, Heloisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Rosineide
Szymanski, Heloisa
description Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612
10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1612
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1612/1351
10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 242 (2015)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 242 (2015)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 242 (2015)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.96i242
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701563047936