A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Zandra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Miranda, Gilberto, Tavares, Marcelo, Freitas, Sheizi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1693
Resumo: A discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que, entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento.
id INEP-2_ad95359dff01adc1180f3bbffd74dfa5
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1693
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)A discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que, entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento.INEP2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/169310.24109/2176-6681.rbep.96i243.1693Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 243 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 243 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 243 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i243reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1693/143210.24109/2176-6681.rbep.96i243.1432Queiroz, ZandraMiranda, GilbertoTavares, MarceloFreitas, Sheiziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:14:41Zoai:ojs3.inep:article/1693Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:14:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
title A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
spellingShingle A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Queiroz, Zandra
title_short A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
title_full A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
title_fullStr A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
title_full_unstemmed A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
title_sort A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
author Queiroz, Zandra
author_facet Queiroz, Zandra
Miranda, Gilberto
Tavares, Marcelo
Freitas, Sheizi
author_role author
author2 Miranda, Gilberto
Tavares, Marcelo
Freitas, Sheizi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Zandra
Miranda, Gilberto
Tavares, Marcelo
Freitas, Sheizi
description A discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que, entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1693
10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1693
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1693
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1693/1432
10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 243 (2015)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 243 (2015)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 243 (2015)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.96i243
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701585068032