A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reihn, Carolina, Soares, Andressa, Soares, Tufi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422
Resumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.
id INEP-2_ade17ea6d9f670468a92a1035e3dcaa8
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3422
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em PedagogiaA pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.INEP2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/342210.24109/2176-6681.rbep.97i245.3422Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i245reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422/315710.24109/2176-6681.rbep.97i245.3157Silva, MarcelaReihn, CarolinaSoares, AndressaSoares, Tufiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:12:35Zoai:ojs3.inep:article/3422Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:12:35Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
spellingShingle A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
Silva, Marcela
title_short A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_full A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_fullStr A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_full_unstemmed A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_sort A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
author Silva, Marcela
author_facet Silva, Marcela
Reihn, Carolina
Soares, Andressa
Soares, Tufi
author_role author
author2 Reihn, Carolina
Soares, Andressa
Soares, Tufi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela
Reihn, Carolina
Soares, Andressa
Soares, Tufi
description A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3422
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422/3157
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.97i245
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702705995776