A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422 |
Resumo: | A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula. |
id |
INEP-2_ade17ea6d9f670468a92a1035e3dcaa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3422 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em PedagogiaA pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.INEP2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/342210.24109/2176-6681.rbep.97i245.3422Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i245reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422/315710.24109/2176-6681.rbep.97i245.3157Silva, MarcelaReihn, CarolinaSoares, AndressaSoares, Tufiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:12:35Zoai:ojs3.inep:article/3422Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:12:35Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
spellingShingle |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia Silva, Marcela |
title_short |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_full |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_fullStr |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_full_unstemmed |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_sort |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
author |
Silva, Marcela |
author_facet |
Silva, Marcela Reihn, Carolina Soares, Andressa Soares, Tufi |
author_role |
author |
author2 |
Reihn, Carolina Soares, Andressa Soares, Tufi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcela Reihn, Carolina Soares, Andressa Soares, Tufi |
description |
A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3422 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3422/3157 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.97i245 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702705995776 |