Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Valdo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maders, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3581
Resumo: Uma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes – transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.
id INEP-2_aea2d6bdf93bec591078ec491451a1ae
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3581
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escutaUma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes – transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.INEP2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/358110.24109/2176-6681.rbep.93i233.458Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i233reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3581/331610.24109/2176-6681.rbep.93i233.3316Barcelos, ValdoMaders, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:32Zoai:ojs3.inep:article/3581Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:32Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
title Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
spellingShingle Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
Barcelos, Valdo
title_short Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
title_full Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
title_fullStr Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
title_full_unstemmed Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
title_sort Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta
author Barcelos, Valdo
author_facet Barcelos, Valdo
Maders, Sandra
author_role author
author2 Maders, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Valdo
Maders, Sandra
description Uma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes – transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3581
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.458
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3581
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i233.458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3581/3316
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.3316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i233
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703150592000