A produção de indicadores educacionais no Brasil e a comparação internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1249 |
Resumo: | A produção de indicadores educacionais comparáveis passou a fazer parte da agenda política do Brasil, a partir de 1995. Considerase essencial entender como esse processo se desenvolveu, e como, no Brasil, essa mudança ocorreu. Para entender essa mudança, resolveu-se apresentar como a questão da produção de indicadores para comparação foi se desenvolvendo a partir da publicação do World Handbook of Education, pela Unesco, em 1951. A seguir, são apresentadas as principais iniciativas na América Latina, que possibilitam compreender as mudanças ocorridas tanto na postura dos países diante dessa questão quanto nas formas de atuação. Finalmente, apresenta-se a evolução na produção de informações e estatísticas educacionais no Brasil, principalmente, a partir da criação do Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd) e da reestruturação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Com isso, pretende-se mostrar que o papel importante que o Brasil tem assumido na região na área de avaliação e de produção de indicadores educacionais comparáveis é conseqüência dessas mudanças. Palavras-Chave: indicadores educacionais; estatísticas educacionais; informações educacionais. Abstract The development of international education indicators has been included in Brazil Education Policy, since 1995. It is important to understand how this process has been developed, and how this happened. At first, it was decided to present how the question of developing a set of comparable education indicators has been treated since the publication World Handbook of Education by Unesco in 1951. Afterwards, it is presented the recent initiatives in Latin America for developing internationally comparable indicators to better understand how these changes ocurred in government position as well as in strategies. Finally, it is shown how the Ministry of Education has made structural changes both in the National Institute for Educational Studies and Research (Inep) and in the Education Information System (SIEd) building the capacity to produce reliable education information, allowing Brazil to play a major role in the region in the field of assessment and development of internationally comparable education indicators. Keywords: educational indicators; statistics indicators; educational information. |
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