Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3622 |
Resumo: | A revista Estudos Educacionais, publicada entre 1941 e 1946, por alunos do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis, foi analisada considerando a configuração no interior da qual a escola catarinense se colocava na primeira metade do século 20: inserção escolanovista e correspondente criação de um sistema de ensino que respondesse ao impulso modernizador. Deste fazia parte a sujeição do corpo ao desenvolvimento de um aparato psíquico forte e regulado. O objetivo de intervir nos corpos infantis aparece no periódico em três eixos: a) as ciências auxiliares (Psicologia, Sociologia e Biologia); b) o valor moral do esporte; e c) a nacionalização do ensino. Tais eixos foram analisados como resultantes do processo de constituição do Estado moderno que imputou à intervenção nos corpos importante papel no controle das paixões e na edificação de um sujeito adequado à vida industrial. |
id |
INEP-2_b71c5df69d7b2177446e411ec93cac85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3622 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos EducacionaisA revista Estudos Educacionais, publicada entre 1941 e 1946, por alunos do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis, foi analisada considerando a configuração no interior da qual a escola catarinense se colocava na primeira metade do século 20: inserção escolanovista e correspondente criação de um sistema de ensino que respondesse ao impulso modernizador. Deste fazia parte a sujeição do corpo ao desenvolvimento de um aparato psíquico forte e regulado. O objetivo de intervir nos corpos infantis aparece no periódico em três eixos: a) as ciências auxiliares (Psicologia, Sociologia e Biologia); b) o valor moral do esporte; e c) a nacionalização do ensino. Tais eixos foram analisados como resultantes do processo de constituição do Estado moderno que imputou à intervenção nos corpos importante papel no controle das paixões e na edificação de um sujeito adequado à vida industrial.INEP2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/362210.24109/2176-6681.rbep.92i231.536Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i231reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3622/335710.24109/2176-6681.rbep.92i231.3357Azevedo, FernandaBombassaro, TicianeVaz, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:38:43Zoai:ojs3.inep:article/3622Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:38:43Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
title |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
spellingShingle |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais Azevedo, Fernanda |
title_short |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
title_full |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
title_fullStr |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
title_full_unstemmed |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
title_sort |
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais |
author |
Azevedo, Fernanda |
author_facet |
Azevedo, Fernanda Bombassaro, Ticiane Vaz, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Bombassaro, Ticiane Vaz, Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Fernanda Bombassaro, Ticiane Vaz, Alexandre |
description |
A revista Estudos Educacionais, publicada entre 1941 e 1946, por alunos do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis, foi analisada considerando a configuração no interior da qual a escola catarinense se colocava na primeira metade do século 20: inserção escolanovista e correspondente criação de um sistema de ensino que respondesse ao impulso modernizador. Deste fazia parte a sujeição do corpo ao desenvolvimento de um aparato psíquico forte e regulado. O objetivo de intervir nos corpos infantis aparece no periódico em três eixos: a) as ciências auxiliares (Psicologia, Sociologia e Biologia); b) o valor moral do esporte; e c) a nacionalização do ensino. Tais eixos foram analisados como resultantes do processo de constituição do Estado moderno que imputou à intervenção nos corpos importante papel no controle das paixões e na edificação de um sujeito adequado à vida industrial. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3622 10.24109/2176-6681.rbep.92i231.536 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3622 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i231.536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3622/3357 10.24109/2176-6681.rbep.92i231.3357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i231 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703471456256 |