A dialética socrática como Paidéia irônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1491 |
Resumo: | Propõe-se, como objetivo deste artigo, investigar a denominada dialética socrática como Paidéia irônica. Parte-se o pressuposto de que direcionar o foco da análise dos diálogos socráticos, presentes nos escritos de Platão, para a relação entre ironia e processo educacional/formativo, implicaria a revitalização do potencial pedagógico da ironia, o qual poderia contribuir para desenvolvimento do processo educacional/formativo dos educadores e seus educandos. Palavras-chave: ironia; Paidéia; dialética; Sócrates; Nietzsche. Abstract This paper aims to investigate the so-called Socratic dialectical method as ironic Paidea. Proceeding from the assumption of redirecting the main focus of analysing the Socratic dialogues in Plato’s work towards the relation between irony and educational process, it is possible to revive the pedagogic potential of irony. This could help develop the educational process of both educators and their pupils. Keywords: irony; Paidea; dialectic; Socrates, Nietzsche. |
id |
INEP-2_bd85c47833706e4b567b8cf399a16a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1491 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dialética socrática como Paidéia irônicaPropõe-se, como objetivo deste artigo, investigar a denominada dialética socrática como Paidéia irônica. Parte-se o pressuposto de que direcionar o foco da análise dos diálogos socráticos, presentes nos escritos de Platão, para a relação entre ironia e processo educacional/formativo, implicaria a revitalização do potencial pedagógico da ironia, o qual poderia contribuir para desenvolvimento do processo educacional/formativo dos educadores e seus educandos. Palavras-chave: ironia; Paidéia; dialética; Sócrates; Nietzsche. Abstract This paper aims to investigate the so-called Socratic dialectical method as ironic Paidea. Proceeding from the assumption of redirecting the main focus of analysing the Socratic dialogues in Plato’s work towards the relation between irony and educational process, it is possible to revive the pedagogic potential of irony. This could help develop the educational process of both educators and their pupils. Keywords: irony; Paidea; dialectic; Socrates, Nietzsche.INEP2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/149110.24109/2176-6681.rbep.89i221.722Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i221reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1491/123010.24109/2176-6681.rbep.89i221.1230Zuin, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:06:38Zoai:ojs3.inep:article/1491Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:06:38Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
title |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
spellingShingle |
A dialética socrática como Paidéia irônica Zuin, Antonio |
title_short |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
title_full |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
title_fullStr |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
title_full_unstemmed |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
title_sort |
A dialética socrática como Paidéia irônica |
author |
Zuin, Antonio |
author_facet |
Zuin, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuin, Antonio |
description |
Propõe-se, como objetivo deste artigo, investigar a denominada dialética socrática como Paidéia irônica. Parte-se o pressuposto de que direcionar o foco da análise dos diálogos socráticos, presentes nos escritos de Platão, para a relação entre ironia e processo educacional/formativo, implicaria a revitalização do potencial pedagógico da ironia, o qual poderia contribuir para desenvolvimento do processo educacional/formativo dos educadores e seus educandos. Palavras-chave: ironia; Paidéia; dialética; Sócrates; Nietzsche. Abstract This paper aims to investigate the so-called Socratic dialectical method as ironic Paidea. Proceeding from the assumption of redirecting the main focus of analysing the Socratic dialogues in Plato’s work towards the relation between irony and educational process, it is possible to revive the pedagogic potential of irony. This could help develop the educational process of both educators and their pupils. Keywords: irony; Paidea; dialectic; Socrates, Nietzsche. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1491 10.24109/2176-6681.rbep.89i221.722 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1491 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1491/1230 10.24109/2176-6681.rbep.89i221.1230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.89i221 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701519007745 |