A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pereira, João Vicente, Brant, Liliane Oliveira, Néspoli, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1312
Resumo: Com o objetivo de subsidiar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresenta uma análise do comportamento histórico da matrícula no ensino fundamental regular e calcula estimativas para os anos de 2000 e 2001, na rede pública, por série, para cada uma das 27 unidades da Federação. Foi adotada a metodologia de fluxo escolar, considerando o modelo proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com as adaptações pertinentes ao caso brasileiro e a incorporação de formas de correção e ajustes dos dados sugeridos pelo professor Ruben Klein. Palavras-chave: ensino fundamental; matrícula; Programa Nacional do Livro Didático. Abstract With the objective to subsidize the National Program of the Didactic Book (PNLD) managed by the National Fund for the Development of the Education (FNDE), this paper presents an analysis of the historical behaviour towards student enrollment in the regular basic education and it also calculates estimatives for the years 2000 and 2001, in public schools, by levels, for each one of 27 unities of the Federation. The methodology of the schoolar flow was adopted, considering the model proposed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) with the adaptations pertinent to the Brazilian case and the incorporation of correction forms and data adjustments suggested by professor (doctor) Ruben Klein. Keywords: elementary school, enrolment, National Program of the Didactic Book (PNLD).
id INEP-2_c1c58a86f521911650fd906f962dede0
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1312
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001Com o objetivo de subsidiar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresenta uma análise do comportamento histórico da matrícula no ensino fundamental regular e calcula estimativas para os anos de 2000 e 2001, na rede pública, por série, para cada uma das 27 unidades da Federação. Foi adotada a metodologia de fluxo escolar, considerando o modelo proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com as adaptações pertinentes ao caso brasileiro e a incorporação de formas de correção e ajustes dos dados sugeridos pelo professor Ruben Klein. Palavras-chave: ensino fundamental; matrícula; Programa Nacional do Livro Didático. Abstract With the objective to subsidize the National Program of the Didactic Book (PNLD) managed by the National Fund for the Development of the Education (FNDE), this paper presents an analysis of the historical behaviour towards student enrollment in the regular basic education and it also calculates estimatives for the years 2000 and 2001, in public schools, by levels, for each one of 27 unities of the Federation. The methodology of the schoolar flow was adopted, considering the model proposed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) with the adaptations pertinent to the Brazilian case and the incorporation of correction forms and data adjustments suggested by professor (doctor) Ruben Klein. Keywords: elementary school, enrolment, National Program of the Didactic Book (PNLD).INEP1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/131210.24109/2176-6681.rbep.80i196.994Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i196reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1312/105110.24109/2176-6681.rbep.80i196.1051Sampaio, Carlos Eduardo MorenoPereira, João VicenteBrant, Liliane OliveiraNéspoli, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1312Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-10-03T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
title A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
spellingShingle A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
title_short A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
title_full A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
title_fullStr A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
title_full_unstemmed A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
title_sort A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001
author Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
author_facet Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
Pereira, João Vicente
Brant, Liliane Oliveira
Néspoli, Vanessa
author_role author
author2 Pereira, João Vicente
Brant, Liliane Oliveira
Néspoli, Vanessa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
Pereira, João Vicente
Brant, Liliane Oliveira
Néspoli, Vanessa
description Com o objetivo de subsidiar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresenta uma análise do comportamento histórico da matrícula no ensino fundamental regular e calcula estimativas para os anos de 2000 e 2001, na rede pública, por série, para cada uma das 27 unidades da Federação. Foi adotada a metodologia de fluxo escolar, considerando o modelo proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com as adaptações pertinentes ao caso brasileiro e a incorporação de formas de correção e ajustes dos dados sugeridos pelo professor Ruben Klein. Palavras-chave: ensino fundamental; matrícula; Programa Nacional do Livro Didático. Abstract With the objective to subsidize the National Program of the Didactic Book (PNLD) managed by the National Fund for the Development of the Education (FNDE), this paper presents an analysis of the historical behaviour towards student enrollment in the regular basic education and it also calculates estimatives for the years 2000 and 2001, in public schools, by levels, for each one of 27 unities of the Federation. The methodology of the schoolar flow was adopted, considering the model proposed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) with the adaptations pertinent to the Brazilian case and the incorporation of correction forms and data adjustments suggested by professor (doctor) Ruben Klein. Keywords: elementary school, enrolment, National Program of the Didactic Book (PNLD).
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1312
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.994
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1312
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i196.994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1312/1051
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.1051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i196
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700732575744