Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, Jacques
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, Claudete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3618
Resumo: No contexto dos debates sobre as ações afirmativas no ensino superior, o estudo tratou de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB), valendo-se de escores dos candidatos ao vestibular no quinquênio 2004-2008. Duas questões centrais orientaram o estudo: Quais seriam as chances de ingresso de candidatos negros, caso inexistisse o sistema de cotas? Essas chances aumentariam expressivamente caso as vagas oferecidas pela instituição fossem duplicadas? Para responder às perguntas foram feitas simulações das chances de ingresso de negros. As cotas em geral dobraram as chances de aprovação de candidatos negros na UnB, mas os resultados não sustentaram a tese de que um forte aumento nas vagas poderia substituir as cotas e, ao mesmo tempo, sinalizaram para a relevância de políticas universalistas voltadas para a educação básica.
id INEP-2_cb50ea7082c1df676a51bf5db1e4711f
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3618
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de BrasíliaNo contexto dos debates sobre as ações afirmativas no ensino superior, o estudo tratou de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB), valendo-se de escores dos candidatos ao vestibular no quinquênio 2004-2008. Duas questões centrais orientaram o estudo: Quais seriam as chances de ingresso de candidatos negros, caso inexistisse o sistema de cotas? Essas chances aumentariam expressivamente caso as vagas oferecidas pela instituição fossem duplicadas? Para responder às perguntas foram feitas simulações das chances de ingresso de negros. As cotas em geral dobraram as chances de aprovação de candidatos negros na UnB, mas os resultados não sustentaram a tese de que um forte aumento nas vagas poderia substituir as cotas e, ao mesmo tempo, sinalizaram para a relevância de políticas universalistas voltadas para a educação básica.INEP2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/361810.24109/2176-6681.rbep.92i231.527Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i231reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3618/335310.24109/2176-6681.rbep.92i231.3353Velloso, JacquesCardoso, Claudeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:38:43Zoai:ojs3.inep:article/3618Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:38:43Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
title Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
spellingShingle Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
Velloso, Jacques
title_short Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
title_full Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
title_fullStr Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
title_sort Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília
author Velloso, Jacques
author_facet Velloso, Jacques
Cardoso, Claudete
author_role author
author2 Cardoso, Claudete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Jacques
Cardoso, Claudete
description No contexto dos debates sobre as ações afirmativas no ensino superior, o estudo tratou de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB), valendo-se de escores dos candidatos ao vestibular no quinquênio 2004-2008. Duas questões centrais orientaram o estudo: Quais seriam as chances de ingresso de candidatos negros, caso inexistisse o sistema de cotas? Essas chances aumentariam expressivamente caso as vagas oferecidas pela instituição fossem duplicadas? Para responder às perguntas foram feitas simulações das chances de ingresso de negros. As cotas em geral dobraram as chances de aprovação de candidatos negros na UnB, mas os resultados não sustentaram a tese de que um forte aumento nas vagas poderia substituir as cotas e, ao mesmo tempo, sinalizaram para a relevância de políticas universalistas voltadas para a educação básica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3618
10.24109/2176-6681.rbep.92i231.527
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3618
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i231.527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3618/3353
10.24109/2176-6681.rbep.92i231.3353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i231
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703194632192