O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alice
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3724
Resumo: O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de 1ª série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização relacionam-se no contexto de sala de aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas, das quais a criança faz parte. Palavras-chave: desenho reproduzido; formação de professores; alfabetização. Abstract The subject of this study is the use of printed drawings in early levels of schooling. It's goal is to analyze the beliefs that conduce to this use in the formation of teachers, in Escolas Normais, trying to contextualize the historical dimension of their use and to confront those beliefs to the pedagogical work that could be observed in a first grade class. This ethnographic research permitted us to demonstrate the historical roots for the use of printed images in teaching in Brazil. It was also possible to analyze the relationship between the use of printed drawings and the literacy process. The results of this research have shown that it is necessary to give a new direction to the teaching of reading and writing, which considers the social, cultural and aesthetic dimensions of which children are part of. Keywords: printed drawing; formation of teachers; literacy.
id INEP-2_d2d6c39509bec0d71e02c07797354bf1
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3724
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarizaçãoO desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de 1ª série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização relacionam-se no contexto de sala de aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas, das quais a criança faz parte. Palavras-chave: desenho reproduzido; formação de professores; alfabetização. Abstract The subject of this study is the use of printed drawings in early levels of schooling. It's goal is to analyze the beliefs that conduce to this use in the formation of teachers, in Escolas Normais, trying to contextualize the historical dimension of their use and to confront those beliefs to the pedagogical work that could be observed in a first grade class. This ethnographic research permitted us to demonstrate the historical roots for the use of printed images in teaching in Brazil. It was also possible to analyze the relationship between the use of printed drawings and the literacy process. The results of this research have shown that it is necessary to give a new direction to the teaching of reading and writing, which considers the social, cultural and aesthetic dimensions of which children are part of. Keywords: printed drawing; formation of teachers; literacy.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/372410.24109/2176-6681.rbep.81i198.940Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3724/346010.24109/2176-6681.rbep.81i198.3460Martins, Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3724Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
title O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
spellingShingle O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
Martins, Alice
title_short O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
title_full O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
title_fullStr O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
title_full_unstemmed O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
title_sort O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização
author Martins, Alice
author_facet Martins, Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alice
description O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de 1ª série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização relacionam-se no contexto de sala de aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas, das quais a criança faz parte. Palavras-chave: desenho reproduzido; formação de professores; alfabetização. Abstract The subject of this study is the use of printed drawings in early levels of schooling. It's goal is to analyze the beliefs that conduce to this use in the formation of teachers, in Escolas Normais, trying to contextualize the historical dimension of their use and to confront those beliefs to the pedagogical work that could be observed in a first grade class. This ethnographic research permitted us to demonstrate the historical roots for the use of printed images in teaching in Brazil. It was also possible to analyze the relationship between the use of printed drawings and the literacy process. The results of this research have shown that it is necessary to give a new direction to the teaching of reading and writing, which considers the social, cultural and aesthetic dimensions of which children are part of. Keywords: printed drawing; formation of teachers; literacy.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3724
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.940
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3724
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3724/3460
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i198
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703582605312