A Formação do Arquiteto e a Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jaime
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/706
Resumo: Analisa as relações entre a formação do arquiteto e a universidade sob o ponto de vista do ensino de arquitetura. O artigo argumenta em favor da inserção desse ensino no contexto universitário (disciplinas universitárias afins). A escola, ou Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/ UnB) é o principal objeto de análise. O artigo aponta, como um sério obstáculo ao intercâmbio acadêmico, a forma como o ensino de projeto é ministrado. A análise compara duas concepções existentes sobre esse ensino, uma denominada disciplinar e outra universitária. O método de ensino de projeto correspondente à disciplinar é denominado de programa-projeto ou análise-síntese, e o segundo, de projeto conceituai. Para o primeiro, a universidade é um ambiente neutro; para o segundo, uma necessidade. O artigo argumenta em favor da inserção da arquitetura na universidade. Dois aspectos interdependentes são enfatizados: a formação intelectual e investigativa (pesquisa) dos estudantes. Abstract This paper deals with the relationship between the architectural and the university teaching. The description of design teaching of architecture of the University of Brasilia including a summary on its historical development is taken as the main example. This paper argues for straightening the relations between the school of architecture with the university teaching. On the other hand, this paper points out some existing problems that may difficult such an academic interrelationship. For example, the way as the design is teaching (drawing class) and the school is organized are the hey aspects analysed. The analysis compares the disciplinary teaching of architecture to comprehensive teaching of the university. The process of teaching design, called conceptual design, stresses two important aims. On the one hand, this teaching method opposes to the usual teaching, known as analysis-synthesis, by improving the academic background of architectural students. On the other hand, the method improves the insertion of the architectural school in the university. Résumé Les rapports entre la formation de l'architecte et l'Université. La prise de position en faveur de l'insertion de cet enseignement dans le contexte universitaire (disciplines universitaires associées). La Faculté d'Architecture et Urbanisme de l'Université de Brasilia est I 'object de l'analyse. L'enseignement actuel du project comme un obstacle sérieux à l'échange académique. Deux conceptions de cet enseignement restreint sont nommées programme-plan ou analyse-sinthèse, et l'autre, conceptuelle. Pour la première méthode, l'insertion dans le contexte universitaire est indifférente, tandis que pour la deuxième méthode, elle est indispensable. Deux aspects liés sont mis en relief: la formation intellectuelle des étudiants et la recherche. Resumen Este artículo estudia las relaciones entre la formación del arquitecto y la universidad desde el punto de vista de la enseñanza de la arquitectura. Introducimos argumentos favorables a la inclusión de esta enseñanza en el ámbito universitário (en especial con las matérias disciplinares comunes). La Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Brasilia es nuestro punto focal. Nuestro escrito señala que la forma como la matéria de proyecto es enseñada es el principal obstáculo para que se realize verdadero intercámbio académico. Comparamos dos concepciones sobre la forma de enseñar: una, que denominamos disciplinar y otra universitária. Cuando corresponde a la primera forma el método se llama programa-proyecto o análisis-síntesis. Ya cuando corresponde al segundo se llama proyecto conceptual. Para el primero, la universidad es un ambiente neutro y para el segundo es una necessidad. Argumentamos en favor de la inclusión de la arquitectura en la universidad. Destacanse dos aspectos: la formacción intelectual y la investigación por parte de los alumnos.
id INEP-2_d598571a498d08935c2912e4188a5e85
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/706
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A Formação do Arquiteto e a UniversidadeAnalisa as relações entre a formação do arquiteto e a universidade sob o ponto de vista do ensino de arquitetura. O artigo argumenta em favor da inserção desse ensino no contexto universitário (disciplinas universitárias afins). A escola, ou Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/ UnB) é o principal objeto de análise. O artigo aponta, como um sério obstáculo ao intercâmbio acadêmico, a forma como o ensino de projeto é ministrado. A análise compara duas concepções existentes sobre esse ensino, uma denominada disciplinar e outra universitária. O método de ensino de projeto correspondente à disciplinar é denominado de programa-projeto ou análise-síntese, e o segundo, de projeto conceituai. Para o primeiro, a universidade é um ambiente neutro; para o segundo, uma necessidade. O artigo argumenta em favor da inserção da arquitetura na universidade. Dois aspectos interdependentes são enfatizados: a formação intelectual e investigativa (pesquisa) dos estudantes. Abstract This paper deals with the relationship between the architectural and the university teaching. The description of design teaching of architecture of the University of Brasilia including a summary on its historical development is taken as the main example. This paper argues for straightening the relations between the school of architecture with the university teaching. On the other hand, this paper points out some existing problems that may difficult such an academic interrelationship. For example, the way as the design is teaching (drawing class) and the school is organized are the hey aspects analysed. The analysis compares the disciplinary teaching of architecture to comprehensive teaching of the university. The process of teaching design, called conceptual design, stresses two important aims. On the one hand, this teaching method opposes to the usual teaching, known as analysis-synthesis, by improving the academic background of architectural students. On the other hand, the method improves the insertion of the architectural school in the university. Résumé Les rapports entre la formation de l'architecte et l'Université. La prise de position en faveur de l'insertion de cet enseignement dans le contexte universitaire (disciplines universitaires associées). La Faculté d'Architecture et Urbanisme de l'Université de Brasilia est I 'object de l'analyse. L'enseignement actuel du project comme un obstacle sérieux à l'échange académique. Deux conceptions de cet enseignement restreint sont nommées programme-plan ou analyse-sinthèse, et l'autre, conceptuelle. Pour la première méthode, l'insertion dans le contexte universitaire est indifférente, tandis que pour la deuxième méthode, elle est indispensable. Deux aspects liés sont mis en relief: la formation intellectuelle des étudiants et la recherche. Resumen Este artículo estudia las relaciones entre la formación del arquitecto y la universidad desde el punto de vista de la enseñanza de la arquitectura. Introducimos argumentos favorables a la inclusión de esta enseñanza en el ámbito universitário (en especial con las matérias disciplinares comunes). La Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Brasilia es nuestro punto focal. Nuestro escrito señala que la forma como la matéria de proyecto es enseñada es el principal obstáculo para que se realize verdadero intercámbio académico. Comparamos dos concepciones sobre la forma de enseñar: una, que denominamos disciplinar y otra universitária. Cuando corresponde a la primera forma el método se llama programa-proyecto o análisis-síntesis. Ya cuando corresponde al segundo se llama proyecto conceptual. Para el primero, la universidad es un ambiente neutro y para el segundo es una necessidad. Argumentamos en favor de la inclusión de la arquitectura en la universidad. Destacanse dos aspectos: la formacción intelectual y la investigación por parte de los alumnos.INEP1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/70610.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90.1049Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 78 n. 188-89-90 (1997)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 78 Núm. 188-89-90 (1997)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 78 No 188-89-90 (1997)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/706/47410.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90.474Almeida, Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:07:41Zoai:ojs3.inep:article/706Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:07:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação do Arquiteto e a Universidade
title A Formação do Arquiteto e a Universidade
spellingShingle A Formação do Arquiteto e a Universidade
Almeida, Jaime
title_short A Formação do Arquiteto e a Universidade
title_full A Formação do Arquiteto e a Universidade
title_fullStr A Formação do Arquiteto e a Universidade
title_full_unstemmed A Formação do Arquiteto e a Universidade
title_sort A Formação do Arquiteto e a Universidade
author Almeida, Jaime
author_facet Almeida, Jaime
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jaime
description Analisa as relações entre a formação do arquiteto e a universidade sob o ponto de vista do ensino de arquitetura. O artigo argumenta em favor da inserção desse ensino no contexto universitário (disciplinas universitárias afins). A escola, ou Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/ UnB) é o principal objeto de análise. O artigo aponta, como um sério obstáculo ao intercâmbio acadêmico, a forma como o ensino de projeto é ministrado. A análise compara duas concepções existentes sobre esse ensino, uma denominada disciplinar e outra universitária. O método de ensino de projeto correspondente à disciplinar é denominado de programa-projeto ou análise-síntese, e o segundo, de projeto conceituai. Para o primeiro, a universidade é um ambiente neutro; para o segundo, uma necessidade. O artigo argumenta em favor da inserção da arquitetura na universidade. Dois aspectos interdependentes são enfatizados: a formação intelectual e investigativa (pesquisa) dos estudantes. Abstract This paper deals with the relationship between the architectural and the university teaching. The description of design teaching of architecture of the University of Brasilia including a summary on its historical development is taken as the main example. This paper argues for straightening the relations between the school of architecture with the university teaching. On the other hand, this paper points out some existing problems that may difficult such an academic interrelationship. For example, the way as the design is teaching (drawing class) and the school is organized are the hey aspects analysed. The analysis compares the disciplinary teaching of architecture to comprehensive teaching of the university. The process of teaching design, called conceptual design, stresses two important aims. On the one hand, this teaching method opposes to the usual teaching, known as analysis-synthesis, by improving the academic background of architectural students. On the other hand, the method improves the insertion of the architectural school in the university. Résumé Les rapports entre la formation de l'architecte et l'Université. La prise de position en faveur de l'insertion de cet enseignement dans le contexte universitaire (disciplines universitaires associées). La Faculté d'Architecture et Urbanisme de l'Université de Brasilia est I 'object de l'analyse. L'enseignement actuel du project comme un obstacle sérieux à l'échange académique. Deux conceptions de cet enseignement restreint sont nommées programme-plan ou analyse-sinthèse, et l'autre, conceptuelle. Pour la première méthode, l'insertion dans le contexte universitaire est indifférente, tandis que pour la deuxième méthode, elle est indispensable. Deux aspects liés sont mis en relief: la formation intellectuelle des étudiants et la recherche. Resumen Este artículo estudia las relaciones entre la formación del arquitecto y la universidad desde el punto de vista de la enseñanza de la arquitectura. Introducimos argumentos favorables a la inclusión de esta enseñanza en el ámbito universitário (en especial con las matérias disciplinares comunes). La Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Brasilia es nuestro punto focal. Nuestro escrito señala que la forma como la matéria de proyecto es enseñada es el principal obstáculo para que se realize verdadero intercámbio académico. Comparamos dos concepciones sobre la forma de enseñar: una, que denominamos disciplinar y otra universitária. Cuando corresponde a la primera forma el método se llama programa-proyecto o análisis-síntesis. Ya cuando corresponde al segundo se llama proyecto conceptual. Para el primero, la universidad es un ambiente neutro y para el segundo es una necessidad. Argumentamos en favor de la inclusión de la arquitectura en la universidad. Destacanse dos aspectos: la formacción intelectual y la investigación por parte de los alumnos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/706
10.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90.1049
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/706
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90.1049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/706/474
10.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90.474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 78 n. 188-89-90 (1997)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 78 Núm. 188-89-90 (1997)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 78 No 188-89-90 (1997)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.78i188-89-90
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699465895936