Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ione
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416
Resumo: Analisa a dinâmica que determina a escolha da carreira docente, a partir de representações de um grupo de professores de 1ª a 4ª série, supondo que ela é impulsionada por razões que podem ser circunscritas histórica e geograficamente. Procura primeiramente compreender a lógica das escolhas profissionais, elucidar a noção de carreira e distinguir as motivações que influíram na decisão desses professores ou que os impelem a outras profissões, despertando velhos sonhos e nutrindo novas ambições. Para tanto, constrói um esquema de interpretação, destacando algumas lógicas que orientam o percurso escolar e influenciam os itinerários profissionais: a lógica de integração, relacionada com a imagem de si mesmos; a lógica de profissionalização, associada à sua inserção no mundo do trabalho; e a lógica de transformação, que faz referência à sua função social. Palavras-chave: carreira do magistério; corpo docente; identidade profissional. Abstract His study analyses the dynamic which determine the choice of the teaching career, beginning from a group of primary teachers, supposing it is stimulated by reasons that can be historical and geographically circumscribed. Firstly, we tried to understand the logic of these professional choices. We also tried to elucidate the concept of career and distinguish the motivations that had influenced in these teachers decisions, or that impelled them to other professions, awaking old dreams and feeding new ambitions. To understand this, we built a scheme of interpretation, highlighting some logics that guide the scholastic course and influence the professional journey: the integration logic related to self image: the professionalization associated to work market insertion; and the logic of transformation that makes reference to its social functions. Keywords: teaching career; instructing staff; professional identity.
id INEP-2_db63912b040309967c8b7d37c43cce9b
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1416
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?Analisa a dinâmica que determina a escolha da carreira docente, a partir de representações de um grupo de professores de 1ª a 4ª série, supondo que ela é impulsionada por razões que podem ser circunscritas histórica e geograficamente. Procura primeiramente compreender a lógica das escolhas profissionais, elucidar a noção de carreira e distinguir as motivações que influíram na decisão desses professores ou que os impelem a outras profissões, despertando velhos sonhos e nutrindo novas ambições. Para tanto, constrói um esquema de interpretação, destacando algumas lógicas que orientam o percurso escolar e influenciam os itinerários profissionais: a lógica de integração, relacionada com a imagem de si mesmos; a lógica de profissionalização, associada à sua inserção no mundo do trabalho; e a lógica de transformação, que faz referência à sua função social. Palavras-chave: carreira do magistério; corpo docente; identidade profissional. Abstract His study analyses the dynamic which determine the choice of the teaching career, beginning from a group of primary teachers, supposing it is stimulated by reasons that can be historical and geographically circumscribed. Firstly, we tried to understand the logic of these professional choices. We also tried to elucidate the concept of career and distinguish the motivations that had influenced in these teachers decisions, or that impelled them to other professions, awaking old dreams and feeding new ambitions. To understand this, we built a scheme of interpretation, highlighting some logics that guide the scholastic course and influence the professional journey: the integration logic related to self image: the professionalization associated to work market insertion; and the logic of transformation that makes reference to its social functions. Keywords: teaching career; instructing staff; professional identity.INEP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/141610.24109/2176-6681.rbep.87i216.792Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i216reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416/115510.24109/2176-6681.rbep.87i216.1155Valle, Ioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:13:14Zoai:ojs3.inep:article/1416Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:13:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
title Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
spellingShingle Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
Valle, Ione
title_short Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
title_full Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
title_fullStr Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
title_full_unstemmed Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
title_sort Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
author Valle, Ione
author_facet Valle, Ione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Ione
description Analisa a dinâmica que determina a escolha da carreira docente, a partir de representações de um grupo de professores de 1ª a 4ª série, supondo que ela é impulsionada por razões que podem ser circunscritas histórica e geograficamente. Procura primeiramente compreender a lógica das escolhas profissionais, elucidar a noção de carreira e distinguir as motivações que influíram na decisão desses professores ou que os impelem a outras profissões, despertando velhos sonhos e nutrindo novas ambições. Para tanto, constrói um esquema de interpretação, destacando algumas lógicas que orientam o percurso escolar e influenciam os itinerários profissionais: a lógica de integração, relacionada com a imagem de si mesmos; a lógica de profissionalização, associada à sua inserção no mundo do trabalho; e a lógica de transformação, que faz referência à sua função social. Palavras-chave: carreira do magistério; corpo docente; identidade profissional. Abstract His study analyses the dynamic which determine the choice of the teaching career, beginning from a group of primary teachers, supposing it is stimulated by reasons that can be historical and geographically circumscribed. Firstly, we tried to understand the logic of these professional choices. We also tried to elucidate the concept of career and distinguish the motivations that had influenced in these teachers decisions, or that impelled them to other professions, awaking old dreams and feeding new ambitions. To understand this, we built a scheme of interpretation, highlighting some logics that guide the scholastic course and influence the professional journey: the integration logic related to self image: the professionalization associated to work market insertion; and the logic of transformation that makes reference to its social functions. Keywords: teaching career; instructing staff; professional identity.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416/1155
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.1155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i216
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701145714688