Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Lídia
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3722
Resumo: Analisa, na perspectiva da Ciência da Informação, 206 artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), selecionados do universo de cerca 2.224 artigos, publicados de 1944 a 1974. Os critérios de seleção foram norteados por princípios da arqueologia do saber de Michel Foucault. A partir das categorias empíricas "produtividade de artigos", "temáticas relevantes" e "produtividade de autores", consideram-se as fases de governos brasileiros: Estado Novo, Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio-Goulart e governos militares. Os resultados podem se constituir em subsídios para uma descrição do processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil, como um campo disciplinar, e apontam para outra vertente de estudo que identifica sistemas de exclusão no processo de produção da literatura periódica. Palavras-chave: pesquisa educacional no Brasil; bibliometria (Ciência da Informação); Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; periódicos – estudos. Abstract The paper analyses, within the perspective of the Science of Information, 206 articles of the Brazilian Journal of Pedagogical Studies (RBEP), selected from a range of 2,224 articles, published from 1944 to 1974. The criteria applied to the selection of the articles were guided by the principles of the archaeology of knowledge of Michael Foucault. From the empirical categories "article productivity", "relevant thematic" and "authors' productivity", it considers the phases of the Brazilian governments: "Estado Novo" (New State), Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio-Goulart and military governments. The results may subsidize a description of the institutionalization process of the educational research in Brazil, as a disciplinary area, and they show another sources for studies that identify systems of exclusion in the process of production of periodicals. Keywords: educational research in Brazil; bibliometry Science of Information); Brazilian Journal of Pedagogical Studies; periodicals – studies.
id INEP-2_e2885075eb594f9e1155778b9946ab79
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3722
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)Analisa, na perspectiva da Ciência da Informação, 206 artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), selecionados do universo de cerca 2.224 artigos, publicados de 1944 a 1974. Os critérios de seleção foram norteados por princípios da arqueologia do saber de Michel Foucault. A partir das categorias empíricas "produtividade de artigos", "temáticas relevantes" e "produtividade de autores", consideram-se as fases de governos brasileiros: Estado Novo, Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio-Goulart e governos militares. Os resultados podem se constituir em subsídios para uma descrição do processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil, como um campo disciplinar, e apontam para outra vertente de estudo que identifica sistemas de exclusão no processo de produção da literatura periódica. Palavras-chave: pesquisa educacional no Brasil; bibliometria (Ciência da Informação); Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; periódicos – estudos. Abstract The paper analyses, within the perspective of the Science of Information, 206 articles of the Brazilian Journal of Pedagogical Studies (RBEP), selected from a range of 2,224 articles, published from 1944 to 1974. The criteria applied to the selection of the articles were guided by the principles of the archaeology of knowledge of Michael Foucault. From the empirical categories "article productivity", "relevant thematic" and "authors' productivity", it considers the phases of the Brazilian governments: "Estado Novo" (New State), Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio-Goulart and military governments. The results may subsidize a description of the institutionalization process of the educational research in Brazil, as a disciplinary area, and they show another sources for studies that identify systems of exclusion in the process of production of periodicals. Keywords: educational research in Brazil; bibliometry Science of Information); Brazilian Journal of Pedagogical Studies; periodicals – studies.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/372210.24109/2176-6681.rbep.81i198.938Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3722/345810.24109/2176-6681.rbep.81i198.3458Alvarenga, Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3722Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
title Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
spellingShingle Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
Alvarenga, Lídia
title_short Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
title_full Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
title_fullStr Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
title_full_unstemmed Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
title_sort Contribuições para os estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil: análise bibliométrica de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1974)
author Alvarenga, Lídia
author_facet Alvarenga, Lídia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Lídia
description Analisa, na perspectiva da Ciência da Informação, 206 artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), selecionados do universo de cerca 2.224 artigos, publicados de 1944 a 1974. Os critérios de seleção foram norteados por princípios da arqueologia do saber de Michel Foucault. A partir das categorias empíricas "produtividade de artigos", "temáticas relevantes" e "produtividade de autores", consideram-se as fases de governos brasileiros: Estado Novo, Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio-Goulart e governos militares. Os resultados podem se constituir em subsídios para uma descrição do processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil, como um campo disciplinar, e apontam para outra vertente de estudo que identifica sistemas de exclusão no processo de produção da literatura periódica. Palavras-chave: pesquisa educacional no Brasil; bibliometria (Ciência da Informação); Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; periódicos – estudos. Abstract The paper analyses, within the perspective of the Science of Information, 206 articles of the Brazilian Journal of Pedagogical Studies (RBEP), selected from a range of 2,224 articles, published from 1944 to 1974. The criteria applied to the selection of the articles were guided by the principles of the archaeology of knowledge of Michael Foucault. From the empirical categories "article productivity", "relevant thematic" and "authors' productivity", it considers the phases of the Brazilian governments: "Estado Novo" (New State), Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio-Goulart and military governments. The results may subsidize a description of the institutionalization process of the educational research in Brazil, as a disciplinary area, and they show another sources for studies that identify systems of exclusion in the process of production of periodicals. Keywords: educational research in Brazil; bibliometry Science of Information); Brazilian Journal of Pedagogical Studies; periodicals – studies.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3722
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.938
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3722
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3722/3458
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i198
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703578411008