Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabaquim, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dauruiz, Silvani, Prudenciatti, Shaday, Niquerito, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3427
Resumo: A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem constitucional, caracterizado por dificuldades na decodificação de palavras simples isoladas e causado pela deficiência no processamento da informação fonológica. Os professores geralmente são os primeiros a observar as dificuldades da criança disléxica nas fases iniciais da alfabetização, porém, a falta de conhecimento necessário sobre o transtorno inviabiliza a condução da situação de forma a tornar menos árduo o enfrentamento das dificuldades na aprendizagem. O objetivo deste estudo foi caracterizar o nível de informação sobre a dislexia de 27 professores de língua portuguesa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, sendo 17 da rede estadual e 10 da particular. Os resultados revelaram desconhecimento sobre os aspectos etiológico-causais da dislexia: 29,6% dos participantes desconsideram os aspectos genéticos, hereditários e neurológicos como causa do transtorno e 33,3% desconsideraram esses mesmos aspectos como fator predisponente. O estudo concluiu que o nível de informação dos docentes participantes foi insuficiente para identificar sinais de risco para o transtorno disléxico. 
id INEP-2_e73ae5da8bd3daac3e8c97f365a50d91
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3427
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimentoA dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem constitucional, caracterizado por dificuldades na decodificação de palavras simples isoladas e causado pela deficiência no processamento da informação fonológica. Os professores geralmente são os primeiros a observar as dificuldades da criança disléxica nas fases iniciais da alfabetização, porém, a falta de conhecimento necessário sobre o transtorno inviabiliza a condução da situação de forma a tornar menos árduo o enfrentamento das dificuldades na aprendizagem. O objetivo deste estudo foi caracterizar o nível de informação sobre a dislexia de 27 professores de língua portuguesa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, sendo 17 da rede estadual e 10 da particular. Os resultados revelaram desconhecimento sobre os aspectos etiológico-causais da dislexia: 29,6% dos participantes desconsideram os aspectos genéticos, hereditários e neurológicos como causa do transtorno e 33,3% desconsideraram esses mesmos aspectos como fator predisponente. O estudo concluiu que o nível de informação dos docentes participantes foi insuficiente para identificar sinais de risco para o transtorno disléxico. INEP2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/342710.24109/2176-6681.rbep.97i245.3427Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i245reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3427/316210.24109/2176-6681.rbep.97i245.3162Tabaquim, Maria de LourdesDauruiz, SilvaniPrudenciatti, ShadayNiquerito, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:12:35Zoai:ojs3.inep:article/3427Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:12:35Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
title Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
spellingShingle Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
Tabaquim, Maria de Lourdes
title_short Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
title_full Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
title_fullStr Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
title_sort Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento
author Tabaquim, Maria de Lourdes
author_facet Tabaquim, Maria de Lourdes
Dauruiz, Silvani
Prudenciatti, Shaday
Niquerito, Ana
author_role author
author2 Dauruiz, Silvani
Prudenciatti, Shaday
Niquerito, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabaquim, Maria de Lourdes
Dauruiz, Silvani
Prudenciatti, Shaday
Niquerito, Ana
description A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem constitucional, caracterizado por dificuldades na decodificação de palavras simples isoladas e causado pela deficiência no processamento da informação fonológica. Os professores geralmente são os primeiros a observar as dificuldades da criança disléxica nas fases iniciais da alfabetização, porém, a falta de conhecimento necessário sobre o transtorno inviabiliza a condução da situação de forma a tornar menos árduo o enfrentamento das dificuldades na aprendizagem. O objetivo deste estudo foi caracterizar o nível de informação sobre a dislexia de 27 professores de língua portuguesa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, sendo 17 da rede estadual e 10 da particular. Os resultados revelaram desconhecimento sobre os aspectos etiológico-causais da dislexia: 29,6% dos participantes desconsideram os aspectos genéticos, hereditários e neurológicos como causa do transtorno e 33,3% desconsideraram esses mesmos aspectos como fator predisponente. O estudo concluiu que o nível de informação dos docentes participantes foi insuficiente para identificar sinais de risco para o transtorno disléxico. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3427
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3427
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3427
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3427/3162
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.97i245
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702713335808