Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5670 |
Resumo: | Neste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019) e Mato Grosso (2018a, 2018b) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas). |
id |
INEP-2_eacd0e3bbc8357f4342f251ad6418125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/5670 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019)Entre historias incorporadas y cosificadas: un estudio comparativo de textos/documentos curriculares locales (2018 y 2019)Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019)current curriculum; comparative studies; local curriculum texts/documents; incorporated and reified storiesCurriculum of the present timeComparative studiessistema de cuotas; reserva de vacantes; acceso a la enseñanza superior; ley federal de educaciónCurrículo de la actualidadEstudios Comparativoscurrículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadasCurrículo do tempo presenteEstudos ComparadosNeste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019) e Mato Grosso (2018a, 2018b) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas).In this study, we apprehend and compare the existence of incorporated/individual or reified/collective stories (Silva, 2021) in local curriculum texts/documents from the Brazilian Midwest, specifically those stemming from the statewide education networks of Mato Grosso do Sul (2019) and Mato Grosso (2018a, 2018b) in the early years of elementary school. These publications occurred after the approval of the Common National Curriculum Base and indicate, in the prescriptions outlined in the diversified part, meanings in the context of text production. For the analyses we oriented ourselves (praxiologically) not only towards the system of objective curriculum relations, but also towards the dialectical relationships and the structured dispositions regarding the regionalized/municipalized relationships between education, school, culture, and society. Thus, it is assumed that, in the relational condition, curricula approach normative schemes, for which agents do not obey rules (permanence of reified stories) without elaborating their strategies (illusio of incorporated stories).En este artículo, aprehendemos y comparamos la existencia de historias incorporadas/individuales o cosificadas/colectivas (Silva, 2021) en textos/documentos curriculares locales, en la región Centro-Oeste de Brasil, específicamente los de las redes estatales de educación de Mato Grosso do Sul (2019) y Mato Grosso (2018a, 2018b) para los primeros años de la educación básica. Estas publicaciones ocurrieron después de la aprobación de la Base Curricular Común Nacional e indican, en las prescripciones esbozadas en la parte diversificada, significados en el contexto de la producción textual. Para los análisis, nos orientamos (praxiológicamente) no sólo en el sistema de relaciones curriculares objetivas, sino también en las relaciones dialécticas y disposiciones estructuradas en torno a las relaciones regionalizadas/municipalizadas entre educación, escuela, cultura y sociedad. Así, partimos del supuesto de que, en la condición relacional, los currículos se ocupan de esquemas normativos, para los cuales los agentes no obedecen las reglas (permanencia de historias cosificadas) sin elaborar sus estrategias (illusio de historias incorporadas).INEP2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/567010.24109/2176-6681.rbep.104.5670Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5670Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5670Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e56702176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5670/433610.24109/2176-6681.rbep.104.4336Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares Silva, Fabiany de CássiaMartins Fernandes, Christiane Caetano2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5670Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) Entre historias incorporadas y cosificadas: un estudio comparativo de textos/documentos curriculares locales (2018 y 2019) Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019) |
title |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) |
spellingShingle |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) Tavares Silva, Fabiany de Cássia current curriculum; comparative studies; local curriculum texts/documents; incorporated and reified stories Curriculum of the present time Comparative studies sistema de cuotas; reserva de vacantes; acceso a la enseñanza superior; ley federal de educación Currículo de la actualidad Estudios Comparativos currículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadas Currículo do tempo presente Estudos Comparados |
title_short |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) |
title_full |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) |
title_fullStr |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) |
title_full_unstemmed |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) |
title_sort |
Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) |
author |
Tavares Silva, Fabiany de Cássia |
author_facet |
Tavares Silva, Fabiany de Cássia Martins Fernandes, Christiane Caetano |
author_role |
author |
author2 |
Martins Fernandes, Christiane Caetano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares Silva, Fabiany de Cássia Martins Fernandes, Christiane Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
current curriculum; comparative studies; local curriculum texts/documents; incorporated and reified stories Curriculum of the present time Comparative studies sistema de cuotas; reserva de vacantes; acceso a la enseñanza superior; ley federal de educación Currículo de la actualidad Estudios Comparativos currículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadas Currículo do tempo presente Estudos Comparados |
topic |
current curriculum; comparative studies; local curriculum texts/documents; incorporated and reified stories Curriculum of the present time Comparative studies sistema de cuotas; reserva de vacantes; acceso a la enseñanza superior; ley federal de educación Currículo de la actualidad Estudios Comparativos currículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadas Currículo do tempo presente Estudos Comparados |
description |
Neste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019) e Mato Grosso (2018a, 2018b) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5670 10.24109/2176-6681.rbep.104.5670 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5670 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.104.5670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5670/4336 10.24109/2176-6681.rbep.104.4336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5670 Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5670 Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5670 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.104 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951704760156160 |