Esboço de uma compreensão da circulação de ideias: orientações para um estudo das modas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cestari, Luiz Artur
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3475
Resumo: Este texto parte do anúncio da ocorrência de modismos no campo educacional e tem a intenção de estudar como uma ideia circula e se torna mais efetiva nos espaços de disseminação do conhecimento – revistas de divulgação científica, programas dos cursos de formação de educadores, propostas de políticas públicas para a educação ou ainda dissertações e teses publicadas em cursos de pós-graduação. Apresentamos nosso esboço em dois momentos. Inicialmente, tomados pela afirmação de alguns intelectuais no campo educacional, tentaremos expor por que eles anunciam os modismos, mas têm receio de incluir o fenômeno da moda de ideias no domínio de suas percepções. Posteriormente, indo além da constatação desse fenômeno, delimitaremos orientações para estudar a circulação de ideias no campo educacional e, particularmente, dos modismos educacionais, levando em consideração três contextos: emergência, recepção e disseminação.
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