A institucionalização da Escola Normal no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243 |
Resumo: | A criação de Escolas Normais públicas nas províncias teve de se acomodar ao ensino secundário ministrado nos Liceus, essencialmente masculinos e dedicados à preparação para o ingresso no ensino superior, e que tiveram sempre como modelo o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Os diversos Liceus provinciais constituíram referência fundamental para o desenvolvimento do ensino normal, emprestando seus professores, suas instalações e seus regulamentos para as novas escolas. Nesse confronto entre as normas emanadas do poder central e os ditames locais, foram tentadas diversas formas de institucionalização nas quais os dois educandários acabaram influenciando-se mutuamente, ao mesmo tempo que foram se configurando como escolas distintas. Como resultado desse processo, sem solução de continuidade na transição do Império para a República, emerge durante a primeira década de nosso século, em todo o território nacional, uma Escola Normal essencialmente feminina, dotada de escolas-modelo anexas destinadas à prática pedagógica, e que desencadearam o processo de profissionalização do nosso magistério primário. Palavras-Chave: magistério primário; instituições escolares; história da educação. Abstract The creation of public Normal Schools in the provinces had to be adapted to the secondary education, essentially masculine and dedicated to the preparation for the entrance in the higher education, and that always had as model the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro. Several provincial Liceus constituted fundamental reference for the development of the normal teaching, lending its teachers, its facilities and its regulations for the new schools. In this confrontation between the emanated norms of the central power and the local rules, several institutional forms were tried in which the two schools finish influencing mutually, at the same time that were going being configured as different schools. As result of that process, without continuity solution in the transition of the Empire for the Republic, emerges during the first decade of our century in whole national territory, a Normal School essentially feminine, endowed with enclosed model primary schools destined to the pedagogic practice, and that launched the process of professionalization of our teachers. Keywords: primary teaching; school institutions; history of education. |
id |
INEP-2_f0dfd3d04adc102fa47bbb3f267e341e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1243 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A institucionalização da Escola Normal no BrasilA criação de Escolas Normais públicas nas províncias teve de se acomodar ao ensino secundário ministrado nos Liceus, essencialmente masculinos e dedicados à preparação para o ingresso no ensino superior, e que tiveram sempre como modelo o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Os diversos Liceus provinciais constituíram referência fundamental para o desenvolvimento do ensino normal, emprestando seus professores, suas instalações e seus regulamentos para as novas escolas. Nesse confronto entre as normas emanadas do poder central e os ditames locais, foram tentadas diversas formas de institucionalização nas quais os dois educandários acabaram influenciando-se mutuamente, ao mesmo tempo que foram se configurando como escolas distintas. Como resultado desse processo, sem solução de continuidade na transição do Império para a República, emerge durante a primeira década de nosso século, em todo o território nacional, uma Escola Normal essencialmente feminina, dotada de escolas-modelo anexas destinadas à prática pedagógica, e que desencadearam o processo de profissionalização do nosso magistério primário. Palavras-Chave: magistério primário; instituições escolares; história da educação. Abstract The creation of public Normal Schools in the provinces had to be adapted to the secondary education, essentially masculine and dedicated to the preparation for the entrance in the higher education, and that always had as model the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro. Several provincial Liceus constituted fundamental reference for the development of the normal teaching, lending its teachers, its facilities and its regulations for the new schools. In this confrontation between the emanated norms of the central power and the local rules, several institutional forms were tried in which the two schools finish influencing mutually, at the same time that were going being configured as different schools. As result of that process, without continuity solution in the transition of the Empire for the Republic, emerges during the first decade of our century in whole national territory, a Normal School essentially feminine, endowed with enclosed model primary schools destined to the pedagogic practice, and that launched the process of professionalization of our teachers. Keywords: primary teaching; school institutions; history of education.INEP1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/124310.24109/2176-6681.rbep.79i193.1018Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i193reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243/98210.24109/2176-6681.rbep.79i193.982Kulesza, Wojciechinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:50:03Zoai:ojs3.inep:article/1243Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:50:03Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
title |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
spellingShingle |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil Kulesza, Wojciech |
title_short |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
title_full |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
title_fullStr |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
title_full_unstemmed |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
title_sort |
A institucionalização da Escola Normal no Brasil |
author |
Kulesza, Wojciech |
author_facet |
Kulesza, Wojciech |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kulesza, Wojciech |
description |
A criação de Escolas Normais públicas nas províncias teve de se acomodar ao ensino secundário ministrado nos Liceus, essencialmente masculinos e dedicados à preparação para o ingresso no ensino superior, e que tiveram sempre como modelo o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Os diversos Liceus provinciais constituíram referência fundamental para o desenvolvimento do ensino normal, emprestando seus professores, suas instalações e seus regulamentos para as novas escolas. Nesse confronto entre as normas emanadas do poder central e os ditames locais, foram tentadas diversas formas de institucionalização nas quais os dois educandários acabaram influenciando-se mutuamente, ao mesmo tempo que foram se configurando como escolas distintas. Como resultado desse processo, sem solução de continuidade na transição do Império para a República, emerge durante a primeira década de nosso século, em todo o território nacional, uma Escola Normal essencialmente feminina, dotada de escolas-modelo anexas destinadas à prática pedagógica, e que desencadearam o processo de profissionalização do nosso magistério primário. Palavras-Chave: magistério primário; instituições escolares; história da educação. Abstract The creation of public Normal Schools in the provinces had to be adapted to the secondary education, essentially masculine and dedicated to the preparation for the entrance in the higher education, and that always had as model the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro. Several provincial Liceus constituted fundamental reference for the development of the normal teaching, lending its teachers, its facilities and its regulations for the new schools. In this confrontation between the emanated norms of the central power and the local rules, several institutional forms were tried in which the two schools finish influencing mutually, at the same time that were going being configured as different schools. As result of that process, without continuity solution in the transition of the Empire for the Republic, emerges during the first decade of our century in whole national territory, a Normal School essentially feminine, endowed with enclosed model primary schools destined to the pedagogic practice, and that launched the process of professionalization of our teachers. Keywords: primary teaching; school institutions; history of education. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1018 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243/982 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.79i193 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700661272576 |