Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Márcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1494
Resumo: A partir da identificação dos projetos de pesquisa promovidos pelo Centro Brasileiro e pelos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Inep, entre meados da década de cinqüenta e o início da década de setenta, discuto os seus diversos usos pelo Estado e as suas funções na estruturação do campo educacional brasileiro. Tais usos e funções e suas modificações ao longo do tempo são tomados como expressões do baixo grau de autonomia relativa gozado por este campo no Brasil, sobretudo em uma época em que os cursos de pós-graduação em educação ainda não estavam consolidados no País e eram as instituições oficiais as principais promotoras e financiadoras da pesquisa educacional brasileira. Palavras-chave: pesquisa educacional, política educacional, educação brasileira. Starting from the identification of the research projects developed from the mid-fifties to the early seventies by the Brazilian Center for Educational Research of the National Institute for Educational Research and Studies – Anísio Teixeira (INEP) and its Regional Research Centers, I discuss their diverse uses by the State and their functions in the structuring of the Brazilian educational field. Such uses and functions and their modifications in time are taken as expression of the low degree of relative autonomy of the educational field in Brazil, especially at a period when graduate programs in education were not yet consolidated in the country and the State was the main agency of the Brazilian educational research and its main source of funding. Keywords: educational research, educational policy, Brazilian education.
id INEP-2_f33a2a10fefd0f953c08e51c4458bcee
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1494
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*A partir da identificação dos projetos de pesquisa promovidos pelo Centro Brasileiro e pelos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Inep, entre meados da década de cinqüenta e o início da década de setenta, discuto os seus diversos usos pelo Estado e as suas funções na estruturação do campo educacional brasileiro. Tais usos e funções e suas modificações ao longo do tempo são tomados como expressões do baixo grau de autonomia relativa gozado por este campo no Brasil, sobretudo em uma época em que os cursos de pós-graduação em educação ainda não estavam consolidados no País e eram as instituições oficiais as principais promotoras e financiadoras da pesquisa educacional brasileira. Palavras-chave: pesquisa educacional, política educacional, educação brasileira. Starting from the identification of the research projects developed from the mid-fifties to the early seventies by the Brazilian Center for Educational Research of the National Institute for Educational Research and Studies – Anísio Teixeira (INEP) and its Regional Research Centers, I discuss their diverse uses by the State and their functions in the structuring of the Brazilian educational field. Such uses and functions and their modifications in time are taken as expression of the low degree of relative autonomy of the educational field in Brazil, especially at a period when graduate programs in education were not yet consolidated in the country and the State was the main agency of the Brazilian educational research and its main source of funding. Keywords: educational research, educational policy, Brazilian education.INEP2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/149410.24109/2176-6681.rbep.89i221.725Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i221reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1494/123310.24109/2176-6681.rbep.89i221.1233Ferreira, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:06:38Zoai:ojs3.inep:article/1494Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:06:38Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
title Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
spellingShingle Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
Ferreira, Márcia
title_short Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
title_full Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
title_fullStr Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
title_full_unstemmed Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
title_sort Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
author Ferreira, Márcia
author_facet Ferreira, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Márcia
description A partir da identificação dos projetos de pesquisa promovidos pelo Centro Brasileiro e pelos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Inep, entre meados da década de cinqüenta e o início da década de setenta, discuto os seus diversos usos pelo Estado e as suas funções na estruturação do campo educacional brasileiro. Tais usos e funções e suas modificações ao longo do tempo são tomados como expressões do baixo grau de autonomia relativa gozado por este campo no Brasil, sobretudo em uma época em que os cursos de pós-graduação em educação ainda não estavam consolidados no País e eram as instituições oficiais as principais promotoras e financiadoras da pesquisa educacional brasileira. Palavras-chave: pesquisa educacional, política educacional, educação brasileira. Starting from the identification of the research projects developed from the mid-fifties to the early seventies by the Brazilian Center for Educational Research of the National Institute for Educational Research and Studies – Anísio Teixeira (INEP) and its Regional Research Centers, I discuss their diverse uses by the State and their functions in the structuring of the Brazilian educational field. Such uses and functions and their modifications in time are taken as expression of the low degree of relative autonomy of the educational field in Brazil, especially at a period when graduate programs in education were not yet consolidated in the country and the State was the main agency of the Brazilian educational research and its main source of funding. Keywords: educational research, educational policy, Brazilian education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1494
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.725
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1494
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i221.725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1494/1233
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.1233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i221
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701525299200