Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcelo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1255
Resumo: A imagem das universidades públicas brasileiras ainda é descrita pelo adjetivo "elitista" por muitos formadores de opinião. Porém, a análise dos modelos de regressão múltipla logística, efetuada em dados da pesquisa sociocultural dos vestibulandos da UFRJ em 1993, revela fracos coeficientes em algumas variáveis independentes de origem socioeconômica e de consumo cultural. A análise dos dados não corrobora a idéia de uma seleção social "elitista" na referida instituição, quando controlamos a modelagem estatística analisada pela competitividade (relação candidato/vaga) dos cursos. Conclui-se que os porcentuais das características socioeconômicas e culturais dos aprovados do vestibular mostram um corpo discente com um perfil de classe média, e não de elevada origem social. Palavras-chave: desigualdades sociais; ensino superior; sociologia da educação. Abstract Brazilian public universities are described as elitist by many opinion formers. However, the data analysis of multiple regression logistic models in the social cultural questionnaire research applied on university applicants of The Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) – Brazil in 1993, shows weak coefficients in some independent variables of social origin that do not support an elitist image concerning entrance exam. Moreover, many coefficient variables of statistical modeling related to high social origin are not statistically significant when controlled by the competitiveness of each course (candidate vacancies relation). In short, the percentages of social economic and cultural features of approved students in the entrance exam show a student group of middle class profile, not of a upper class one. Key-words: inequality; higher learning; Sociology of Education.
id INEP-2_f7ad33ed152b5287e32fe092a095d69c
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1255
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993A imagem das universidades públicas brasileiras ainda é descrita pelo adjetivo "elitista" por muitos formadores de opinião. Porém, a análise dos modelos de regressão múltipla logística, efetuada em dados da pesquisa sociocultural dos vestibulandos da UFRJ em 1993, revela fracos coeficientes em algumas variáveis independentes de origem socioeconômica e de consumo cultural. A análise dos dados não corrobora a idéia de uma seleção social "elitista" na referida instituição, quando controlamos a modelagem estatística analisada pela competitividade (relação candidato/vaga) dos cursos. Conclui-se que os porcentuais das características socioeconômicas e culturais dos aprovados do vestibular mostram um corpo discente com um perfil de classe média, e não de elevada origem social. Palavras-chave: desigualdades sociais; ensino superior; sociologia da educação. Abstract Brazilian public universities are described as elitist by many opinion formers. However, the data analysis of multiple regression logistic models in the social cultural questionnaire research applied on university applicants of The Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) – Brazil in 1993, shows weak coefficients in some independent variables of social origin that do not support an elitist image concerning entrance exam. Moreover, many coefficient variables of statistical modeling related to high social origin are not statistically significant when controlled by the competitiveness of each course (candidate vacancies relation). In short, the percentages of social economic and cultural features of approved students in the entrance exam show a student group of middle class profile, not of a upper class one. Key-words: inequality; higher learning; Sociology of Education.INEP1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/125510.24109/2176-6681.rbep.80i194.1004Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i194reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1255/99410.24109/2176-6681.rbep.80i194.994Ferreira, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:48:51Zoai:ojs3.inep:article/1255Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:48:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
title Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
spellingShingle Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
Ferreira, Marcelo
title_short Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
title_full Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
title_fullStr Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
title_full_unstemmed Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
title_sort Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
author Ferreira, Marcelo
author_facet Ferreira, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcelo
description A imagem das universidades públicas brasileiras ainda é descrita pelo adjetivo "elitista" por muitos formadores de opinião. Porém, a análise dos modelos de regressão múltipla logística, efetuada em dados da pesquisa sociocultural dos vestibulandos da UFRJ em 1993, revela fracos coeficientes em algumas variáveis independentes de origem socioeconômica e de consumo cultural. A análise dos dados não corrobora a idéia de uma seleção social "elitista" na referida instituição, quando controlamos a modelagem estatística analisada pela competitividade (relação candidato/vaga) dos cursos. Conclui-se que os porcentuais das características socioeconômicas e culturais dos aprovados do vestibular mostram um corpo discente com um perfil de classe média, e não de elevada origem social. Palavras-chave: desigualdades sociais; ensino superior; sociologia da educação. Abstract Brazilian public universities are described as elitist by many opinion formers. However, the data analysis of multiple regression logistic models in the social cultural questionnaire research applied on university applicants of The Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) – Brazil in 1993, shows weak coefficients in some independent variables of social origin that do not support an elitist image concerning entrance exam. Moreover, many coefficient variables of statistical modeling related to high social origin are not statistically significant when controlled by the competitiveness of each course (candidate vacancies relation). In short, the percentages of social economic and cultural features of approved students in the entrance exam show a student group of middle class profile, not of a upper class one. Key-words: inequality; higher learning; Sociology of Education.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1255
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1004
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1255
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1255/994
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i194
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700680146944