A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Elizabeth
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/926
Resumo: O presente trabalho busca apreender o processo de instituição e disseminação de grupos escolares ocorrido na Primeira República no Paraná, tomando como referência a identificação e a análise das edificações construídas e da sua arquitetura. Baseia-se no pressuposto de que o edifício escolar, concebido e construído para esse fim, é uma resposta histórica e geograficamente situada às demandas pedagógicas e higienistas vigentes. Materializa a arte e técnica de construir espaços, de estabelecer ordem e limites, de atender a demandas específicas, de expressar valores e de simbolizar a importância que a educação representa no período.
id INEP-2_f998567d0b85dffedac1388b09530da7
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/926
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira RepúblicaO presente trabalho busca apreender o processo de instituição e disseminação de grupos escolares ocorrido na Primeira República no Paraná, tomando como referência a identificação e a análise das edificações construídas e da sua arquitetura. Baseia-se no pressuposto de que o edifício escolar, concebido e construído para esse fim, é uma resposta histórica e geograficamente situada às demandas pedagógicas e higienistas vigentes. Materializa a arte e técnica de construir espaços, de estabelecer ordem e limites, de atender a demandas específicas, de expressar valores e de simbolizar a importância que a educação representa no período.INEP2009-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/92610.24109/2176-6681.rbep.90i224.505Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i224reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/926/67310.24109/2176-6681.rbep.90i224.673de Castro, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:35:05Zoai:ojs3.inep:article/926Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:35:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
title A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
spellingShingle A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
de Castro, Elizabeth
title_short A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
title_full A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
title_fullStr A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
title_full_unstemmed A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
title_sort A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
author de Castro, Elizabeth
author_facet de Castro, Elizabeth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Elizabeth
description O presente trabalho busca apreender o processo de instituição e disseminação de grupos escolares ocorrido na Primeira República no Paraná, tomando como referência a identificação e a análise das edificações construídas e da sua arquitetura. Baseia-se no pressuposto de que o edifício escolar, concebido e construído para esse fim, é uma resposta histórica e geograficamente situada às demandas pedagógicas e higienistas vigentes. Materializa a arte e técnica de construir espaços, de estabelecer ordem e limites, de atender a demandas específicas, de expressar valores e de simbolizar a importância que a educação representa no período.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/926
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.505
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/926
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/926/673
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i224
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699563413504