Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487 |
Resumo: | Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário. |
id |
INEP-2_fe83d852f25531f67205544cc92f37e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3487 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em focoProblematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário. INEP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/348710.24109/2176-6681.rbep.95i239.2997Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i239reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487/322210.24109/2176-6681.rbep.95i239.3222de Oliveira, Joséde Lucena, Isabel Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:21:16Zoai:ojs3.inep:article/3487Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:21:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
title |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
spellingShingle |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco de Oliveira, José |
title_short |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
title_full |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
title_fullStr |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
title_full_unstemmed |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
title_sort |
Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco |
author |
de Oliveira, José |
author_facet |
de Oliveira, José de Lucena, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
de Lucena, Isabel Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, José de Lucena, Isabel Cristina |
description |
Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2997 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487/3222 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.95i239 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702790930432 |