Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Lucena, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487
Resumo: Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da  alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram  construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização  matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário. 
id INEP-2_fe83d852f25531f67205544cc92f37e2
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3487
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em focoProblematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da  alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram  construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização  matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário.  INEP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/348710.24109/2176-6681.rbep.95i239.2997Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i239reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487/322210.24109/2176-6681.rbep.95i239.3222de Oliveira, Joséde Lucena, Isabel Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:21:16Zoai:ojs3.inep:article/3487Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:21:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
title Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
spellingShingle Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
de Oliveira, José
title_short Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
title_full Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
title_fullStr Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
title_full_unstemmed Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
title_sort Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
author de Oliveira, José
author_facet de Oliveira, José
de Lucena, Isabel Cristina
author_role author
author2 de Lucena, Isabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, José
de Lucena, Isabel Cristina
description Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da  alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram  construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização  matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2997
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3487/3222
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.95i239
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702790930432