Dispositivo para redução de vibrações transversais em calibrações primárias de acelerômetros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ronaldo da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do INMETRO
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10926/300
Resumo: O principal problema que afeta as calibrações primárias de acelerômetros é devido às acelerações transversais, resultantes dos movimentos indesejados de rotação da mesa móvel do excitador de vibrações onde o acelerômetro é montado. Este trabalho apresenta um novo método para a compensação destas vibrações transversais, o qual se baseia em aplicar sobre o acelerômetro uma rotação oposta à gerada pela mesa do excitador. Foi desenvolvido e construído um dispositivo, capaz de gerar rotações sobre o acelerômetro em duas direções ortogonais. Cada rotação é gerada por dois atuadores piezelétricos, trabalhando em oposição de fase. É apresentado o procedimento de medição dos parâmetros necessários à configuração do dispositivo e sua modelagem matemática, a partir de medições realizadas com um vibrômetro a laser e um acelerômetro integrado (MEMS). Foram realizados testes durante a calibração primária de diferentes modelos de acelerômetros, e os resultados obtidos mostraram que o método proposto efetivamente reduz o efeito das vibrações transversais na obtenção da sensibilidade. ____________________________________________________________________________________.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDispositivo para redução de vibrações transversais em calibrações primárias de acelerômetrosDutra, Max SuellDias, Ronaldo da Silva20102010-09-02T16:23:56Z2010-09-02T16:23:56ZO principal problema que afeta as calibrações primárias de acelerômetros é devido às acelerações transversais, resultantes dos movimentos indesejados de rotação da mesa móvel do excitador de vibrações onde o acelerômetro é montado. Este trabalho apresenta um novo método para a compensação destas vibrações transversais, o qual se baseia em aplicar sobre o acelerômetro uma rotação oposta à gerada pela mesa do excitador. Foi desenvolvido e construído um dispositivo, capaz de gerar rotações sobre o acelerômetro em duas direções ortogonais. Cada rotação é gerada por dois atuadores piezelétricos, trabalhando em oposição de fase. É apresentado o procedimento de medição dos parâmetros necessários à configuração do dispositivo e sua modelagem matemática, a partir de medições realizadas com um vibrômetro a laser e um acelerômetro integrado (MEMS). Foram realizados testes durante a calibração primária de diferentes modelos de acelerômetros, e os resultados obtidos mostraram que o método proposto efetivamente reduz o efeito das vibrações transversais na obtenção da sensibilidade. ____________________________________________________________________________________.ABSTRACT: Main problem that affects the results of primary accelerometer calibrations is due to the transverse accelerations, which are result of undesirable rocking motions that occurs at the exciter moving table where the accelerometer is mounted on. This work presents a new method for the compensation of these transverse vibrations. The working principle is to apply on the accelerometer a rocking motion in the opposite direction relative to the moving table motion. A prototype was developed and built, capable to generate rocking motions on the accelerometer in two orthogonal directions. Each rotation is generated by two piezoelectric actuators, working in phase opposition. The developed procedure to calculate the necessary parameters to configure the prototype and its mathematical model are presented, which are based on data obtained from a laser vibrometer and a MEMS accelerometer. Tests were carried out during primary calibrations of different models of accelerometers, and the obtained sensitivity results shows that the proposed method indeed reduces the effects of the transverse vibrations.129 f. : il., tab.Submitted by Catarina Soares (cfsoares@inmetro.gov.br) on 2010-09-02T16:18:59Z No. of bitstreams: 1 2010_ronaldodiasdissertação.pdf: 4349010 bytes, checksum: 8278d44b59e4265f3915aeaa854148c5 (MD5)Approved for entry into archive by Claudia Araujo(caraujo@inmetro.gov.br) on 2010-09-02T16:21:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_ronaldodiasdissertação.pdf: 4349010 bytes, checksum: 8278d44b59e4265f3915aeaa854148c5 (MD5)Made available in DSpace on 2010-09-02T16:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_ronaldodiasdissertação.pdf: 4349010 bytes, checksum: 8278d44b59e4265f3915aeaa854148c5 (MD5) Previous issue date: 2010porhttp://hdl.handle.net/10926/300DMD_hdl_10926/300DIAS, Ronaldo da Silva. Dispositivo para redução de vibrações transversais em calibrações primárias de acelerômetros. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do INMETROinstname:Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)instacron:INMETRODias_2010.pdfhttp://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/300/1/Dias_2010.pdfapplication/pdf4349010http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/300/1/Dias_2010.pdf8278d44b59e4265f3915aeaa854148c5MD510926_300_12010_ronaldodiasdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txthttp://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/300/6/2010_ronaldodiasdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txttext/plain237691http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/300/6/2010_ronaldodiasdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt3eba39e540feefec497151c9e390d1b0MD510926_300_6Dias_2010.pdf.txthttp://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/300/7/Dias_2010.pdf.txttext/plain237691http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/300/7/Dias_2010.pdf.txt3eba39e540feefec497151c9e390d1b0MD510926_300_72024-06-10T15:24:17Zoai:xrepo01s.inmetro.gov.br:10926/300Repositório de Publicaçõeshttp://repositorios.inmetro.gov.br/oai/requestopendoar:2012-10-15T13:37:14Repositório Institucional do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)false
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