Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez, Marco
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Pohlmann Filho, Omer, Borges, Karen Selbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do INMETRO
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10926/1207
Resumo: Neste artigo, discutem-se o papel da informação digital e sua importância tanto para as universidades tradicionais quanto para as que adotam o paradigma de ensino a distância. Além disso, descreve-se a infra-estrutura básica necessária para a produção e disponibilização de acervo digital, destacando-se a criação de um Núcleo de Construção e Manutenção de Acervo Digital e de um Núcleo de Criação de Material Didático. Analisam-se também as diferenças relacionadas à disponibilização e pagamento de direitos autorais de documentos digitais disponibilizados em ambientes públicos ou restritos. Finalmente, apresentam-se as experiências dos autores no gerenciamento da informação digital disponibilizada aos alunos do ensino presencial. ____________________________________________.
id INMT_f546259388d079f57c673d228387ebf6
oai_identifier_str oai:xrepo01s.inmetro.gov.br:10926/1207
network_acronym_str INMT
network_name_str Repositório Institucional do INMETRO
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformação digital no ensino presencial e no ensino a distância20012011-09-01T17:04:21Z2011-09-01T17:04:21ZNeste artigo, discutem-se o papel da informação digital e sua importância tanto para as universidades tradicionais quanto para as que adotam o paradigma de ensino a distância. Além disso, descreve-se a infra-estrutura básica necessária para a produção e disponibilização de acervo digital, destacando-se a criação de um Núcleo de Construção e Manutenção de Acervo Digital e de um Núcleo de Criação de Material Didático. Analisam-se também as diferenças relacionadas à disponibilização e pagamento de direitos autorais de documentos digitais disponibilizados em ambientes públicos ou restritos. Finalmente, apresentam-se as experiências dos autores no gerenciamento da informação digital disponibilizada aos alunos do ensino presencial. ____________________________________________.ABSTRACT - This paper discusses the role of digital information and its importance for both the traditional universities and the ones which follow the paradigm of distance education. It also describes the basic infrastructure needed for production and availability of the digital holdings, pointing out the establishment of a Nucleus of Construction and Maintenance of the Digital Holdings as well as a Nucleus of Generation of Didactic Material. It also analyzes the differences related to the availability and payment of copyright of digital documents available in public and private environments. Finally, some authors experiences are presented as regards management of digital information available for classroom students.Submitted by Bruna Fernandes de Farias (bruna.fernandes_farias@yahoo.com.br) on 2011-08-18T12:31:23Z No. of bitstreams: 1 2001_FilhoPohlmannGonzalez.pdf: 622901 bytes, checksum: 62c6428d5e67cd6778bcafb5e9fea600 (MD5)Approved for entry into archive by Catarina Soares(cfsoares@inmetro.gov.br) on 2011-09-01T17:04:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2001_FilhoPohlmannGonzalez.pdf: 622901 bytes, checksum: 62c6428d5e67cd6778bcafb5e9fea600 (MD5)Made available in DSpace on 2011-09-01T17:04:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2001_FilhoPohlmannGonzalez.pdf: 622901 bytes, checksum: 62c6428d5e67cd6778bcafb5e9fea600 (MD5) Previous issue date: 2001porhttp://hdl.handle.net/10926/1207DMD_hdl_10926/1207GONZALEZ, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen Selbach. Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância. Ciência da Informação, v. 30, n. 2, p. 101-111, 2001.Gonzalez, MarcoPohlmann Filho, OmerBorges, Karen Selbachinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do INMETROinstname:Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)instacron:INMETROGonzalez_2001.pdfhttp://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/1207/1/Gonzalez_2001.pdfapplication/pdf622901http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/1207/1/Gonzalez_2001.pdf62c6428d5e67cd6778bcafb5e9fea600MD510926_1207_1Gonzalez_2001.pdf.txthttp://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/1207/6/Gonzalez_2001.pdf.txttext/plain123361http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/1207/6/Gonzalez_2001.pdf.txt7d135b1d7fc8bb9b7a65ebbf07e9292cMD510926_1207_62025-02-07T14:19:35Zoai:xrepo01s.inmetro.gov.br:10926/1207Repositório de Publicaçõeshttp://repositorios.inmetro.gov.br/oai/requestopendoar:2012-10-29T15:02:33Repositório Institucional do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
title Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
spellingShingle Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
Gonzalez, Marco
title_short Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
title_full Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
title_fullStr Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
title_full_unstemmed Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
title_sort Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
author Gonzalez, Marco
author_facet Gonzalez, Marco
Pohlmann Filho, Omer
Borges, Karen Selbach
author_role author
author2 Pohlmann Filho, Omer
Borges, Karen Selbach
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez, Marco
Pohlmann Filho, Omer
Borges, Karen Selbach
description Neste artigo, discutem-se o papel da informação digital e sua importância tanto para as universidades tradicionais quanto para as que adotam o paradigma de ensino a distância. Além disso, descreve-se a infra-estrutura básica necessária para a produção e disponibilização de acervo digital, destacando-se a criação de um Núcleo de Construção e Manutenção de Acervo Digital e de um Núcleo de Criação de Material Didático. Analisam-se também as diferenças relacionadas à disponibilização e pagamento de direitos autorais de documentos digitais disponibilizados em ambientes públicos ou restritos. Finalmente, apresentam-se as experiências dos autores no gerenciamento da informação digital disponibilizada aos alunos do ensino presencial. ____________________________________________.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-01T17:04:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-01T17:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10926/1207
DMD_hdl_10926/1207
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONZALEZ, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen Selbach. Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância. Ciência da Informação, v. 30, n. 2, p. 101-111, 2001.
url http://hdl.handle.net/10926/1207
identifier_str_mv DMD_hdl_10926/1207
GONZALEZ, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen Selbach. Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância. Ciência da Informação, v. 30, n. 2, p. 101-111, 2001.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
text/plain
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do INMETRO
instname:Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
instacron:INMETRO
instname_str Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
instacron_str INMETRO
institution INMETRO
reponame_str Repositório Institucional do INMETRO
collection Repositório Institucional do INMETRO
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823420209111760896