Diferenças inter e intrassexuais na aprendizagem espacial de um peixe amazônico sexualmente dimórfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Kalebe da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do INPA
Texto Completo: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/15297
http://lattes.cnpq.br/7253498692220087
Resumo: Os processos individuais de adquirir, armazenar e usar informações para resolver tarefas cognitivas podem variar entre os indivíduos de uma mesma espécie. Isso ocorre, por exemplo, quando existem variações comportamentais consistentes, decorrentes de dimorfismo sexual ou por variações morfológicas dentro de um único sexo. Isso pode gerar diferentes suscetibilidades à predação em indivíduos mais ornamentados, ou preferência por indivíduos com melhores habilidades cognitivas, o que contribui para a evolução da cognição. Nesse contexto, quando pressões seletivas atuam de maneira distinta entre os indivíduos, é esperado o surgimento de variações na tomada de decisões ecologicamente relevantes. Adicionalmente, é sugerida uma ligação funcional entre a variação individual cognitiva e a personalidade animal, gerando demandas conflitantes entre precisão e velocidade de decisão. Neste estudo, investigamos a neofobia, o aprendizado espacial e a escolha feminina no peixe amazônico Crenuchus spilurus, uma espécie sexualmente dimórfica. Não encontramos diferença sexual na taxa de aprendizagem da tarefa espacial. Contudo, quando avaliadas as diferenças intrassexuais, machos mais ornamentados mostraram melhor desempenho na tarefa, apresentando maior precisão para resolver o labirinto no último dia de testes do que machos menos ornamentados e fêmeas em geral. Machos mais ornamentados são mais neofóbicos e levaram mais tempo para resolver a tarefa espacial na primeira tentativa. Isso sugere que esses machos se comportam de acordo com o princípio de proteção de ativos, quando machos mais atraentes devem ser mais cautelosos como resultado de maiores retornos futuros decorrentes de suas características físicas. Além disso, fêmeas mostraram preferência por machos mais ornamentados, que foram os indivíduos que apresentaram melhor desempenho na tarefa espacial. Com estes resultados, propomos que a diferença sexual na cognição pode emergir da variação intrassexual, causada pela pressão seletiva que ocorre sobre machos mais ornamentados. Adicionalmente, como o princípio de proteção de ativos decorre da pressão de predação, a seleção sexual por meio da escolha feminina proporciona uma troca de recompensas e riscos, sobre a qual a seleção natural atua indiretamente aumentando habilidades de aprendizado.
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Adicionalmente, é sugerida uma ligação funcional entre a variação individual cognitiva e a personalidade animal, gerando demandas conflitantes entre precisão e velocidade de decisão. Neste estudo, investigamos a neofobia, o aprendizado espacial e a escolha feminina no peixe amazônico Crenuchus spilurus, uma espécie sexualmente dimórfica. Não encontramos diferença sexual na taxa de aprendizagem da tarefa espacial. Contudo, quando avaliadas as diferenças intrassexuais, machos mais ornamentados mostraram melhor desempenho na tarefa, apresentando maior precisão para resolver o labirinto no último dia de testes do que machos menos ornamentados e fêmeas em geral. Machos mais ornamentados são mais neofóbicos e levaram mais tempo para resolver a tarefa espacial na primeira tentativa. Isso sugere que esses machos se comportam de acordo com o princípio de proteção de ativos, quando machos mais atraentes devem ser mais cautelosos como resultado de maiores retornos futuros decorrentes de suas características físicas. Além disso, fêmeas mostraram preferência por machos mais ornamentados, que foram os indivíduos que apresentaram melhor desempenho na tarefa espacial. Com estes resultados, propomos que a diferença sexual na cognição pode emergir da variação intrassexual, causada pela pressão seletiva que ocorre sobre machos mais ornamentados. Adicionalmente, como o princípio de proteção de ativos decorre da pressão de predação, a seleção sexual por meio da escolha feminina proporciona uma troca de recompensas e riscos, sobre a qual a seleção natural atua indiretamente aumentando habilidades de aprendizado.The individual processes of acquisition, retention and use of information to solve cognitive tasks can vary between individuals. Such cognitive variation may be explained by consistent behavioral differences, resulting from sexual dimorphism or morphological variations within a single sex. This can generate different susceptibilities to predation in individuals with higher degree of ornamentation, and/or mating preference for individuals with enhanced cognitive skills, which contributes to the evolution of cognition. In that context, when selective pressures act differently among individuals, variations in ecologically relevant decision-making are expected. Additionally, a functional link between individual cognitive variation and animal personality is suggested, generating speed-accuracy trade-offs. In a further step, we investigated the relationship between spatial learning to male ornamental degree and neophobia and finally female mate choice, in the Amazonian fish Crenuchus spilurus, a sexually dimorphic species. We found no sex differences in the learning rate of the spatial task. However, when assessing males’s individual differences, those with higher degree of ornamentation showed better performance in the learning task, displaying greater precision to solve the maze on the last day of test. The performance of these males was better than males with lower degree of ornamentation and females. Males with a higher degree of ornamentation were more neophobic and took longer to resolve the spatial task on the first attempt. This suggests that males with a higher degree of ornamentation behave according to the asset-protection principle, which proposes that more attractive males should be more cautious as a result of higher future returns consequences of their physical characteristics. In addition, females showed preference for males with higher degree of ornamentation, which consequently, were also the individuals who showed better performance in learning the spatial task. We propose that the sex differences in cognition can emerge from the intrassexual variation, caused by the selective pressure that occurs in males with higher degree of ornamentation. Additionally, as the asset-protection principle stems from the pressure of predation, sexual selection through female mate choice provides an exchange of rewards and risks, on which natural selection acts indirectly by increasing learning skills.porInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPAEcologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDiferenças sexuaisEscolha de parceirosTraços de personalidadePeixesDiferenças inter e intrassexuais na aprendizagem espacial de um peixe amazônico sexualmente dimórficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do INPAinstname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)instacron:INPAORIGINALdissertacao_kalebe.pdfdissertacao_kalebe.pdfapplication/pdf1697380https://repositorio.inpa.gov.br/bitstream/1/15297/1/dissertacao_kalebe.pdf754abdc8c273cd312aa22d23fc917734MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.inpa.gov.br/bitstream/1/15297/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD521/152972020-05-07 10:38:41.768oai:repositorio:1/15297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.inpa.gov.br/oai/requestopendoar:2020-05-07T14:38:41Repositório Institucional do INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)false
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