Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Antonio Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Morais,Francisco Ilton de Oliveira, Linhares,Lílian Cristiane Fernandes, Silva,George Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Amazonica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672007000200001
Resumo: As leguminosas para adubação verde têm sido introduzidas nos sistemas agrícolas para a recuperação de solos desgastados pelo uso intensivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a resposta de leguminosas herbáceas à aplicação de calcário e fósforo sobre a produção de biomassa e eficiência nutricional para o P, Ca e Mg. O experimento foi desenvolvido em casa-de-vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal Rural da Amazônia, utilizando-se um Latossolo Amarelo distrófico coletado na profundidade de 0 - 20 cm, em Belém, PA. O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso, com arranjo de tratamentos em um fatorial 3³, onde foram comparadas três espécies de leguminosas: mucuna preta (Stizolobium atterrimum), mucuna cochinchinensis (Stilozobium cochinchinensis) e feijão-de-porco (Canavalia ensiformes); três níveis de calagem: de calcário dolomítico (0, 4 e 8 t.ha-1) e de fósforo (0, 25 e 45 mg.dm-3), com quatro repetições cada um. Mucuna cochinchinensis e o feijão de porco produziram maiores quantidades de biomassa vegetal do que a mucuna preta, sendo que a primeira espécie acumulou maior quantidade de P e a segunda maior quantidade de Ca. Mucuna cochinchinensis apresentou maior eficiência de utilização de P, Ca e Mg na ausência da calagem. Nos solos intemperizados com baixa concentração de P, Ca e Mg, o feijão-de-porco e a mucuna cochinchinensis poderão ter melhor desempenho do que a mucuna preta, visto que apresentaram maior eficiência de translocação e de utilização desses nutrientes, respectivamente.
id INPA-3_46799a3efa56175ee98470c7b305e74f
oai_identifier_str oai:scielo:S0044-59672007000200001
network_acronym_str INPA-3
network_name_str Acta Amazonica
repository_id_str
spelling Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceasCalagemadubação fosfatadaabsorção de nutrientestranslocação de nutrienteseficiência de utilização de nutrienteAs leguminosas para adubação verde têm sido introduzidas nos sistemas agrícolas para a recuperação de solos desgastados pelo uso intensivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a resposta de leguminosas herbáceas à aplicação de calcário e fósforo sobre a produção de biomassa e eficiência nutricional para o P, Ca e Mg. O experimento foi desenvolvido em casa-de-vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal Rural da Amazônia, utilizando-se um Latossolo Amarelo distrófico coletado na profundidade de 0 - 20 cm, em Belém, PA. O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso, com arranjo de tratamentos em um fatorial 3³, onde foram comparadas três espécies de leguminosas: mucuna preta (Stizolobium atterrimum), mucuna cochinchinensis (Stilozobium cochinchinensis) e feijão-de-porco (Canavalia ensiformes); três níveis de calagem: de calcário dolomítico (0, 4 e 8 t.ha-1) e de fósforo (0, 25 e 45 mg.dm-3), com quatro repetições cada um. Mucuna cochinchinensis e o feijão de porco produziram maiores quantidades de biomassa vegetal do que a mucuna preta, sendo que a primeira espécie acumulou maior quantidade de P e a segunda maior quantidade de Ca. Mucuna cochinchinensis apresentou maior eficiência de utilização de P, Ca e Mg na ausência da calagem. Nos solos intemperizados com baixa concentração de P, Ca e Mg, o feijão-de-porco e a mucuna cochinchinensis poderão ter melhor desempenho do que a mucuna preta, visto que apresentaram maior eficiência de translocação e de utilização desses nutrientes, respectivamente.Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672007000200001Acta Amazonica v.37 n.2 2007reponame:Acta Amazonicainstname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)instacron:INPA10.1590/S0044-59672007000200001info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Antonio RodriguesMorais,Francisco Ilton de OliveiraLinhares,Lílian Cristiane FernandesSilva,George Rodrigues dapor2007-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0044-59672007000200001Revistahttps://acta.inpa.gov.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@inpa.gov.br||acta@inpa.gov.br1809-43920044-5967opendoar:2007-09-21T00:00Acta Amazonica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
title Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
spellingShingle Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
Fernandes,Antonio Rodrigues
Calagem
adubação fosfatada
absorção de nutrientes
translocação de nutrientes
eficiência de utilização de nutriente
title_short Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
title_full Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
title_fullStr Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
title_full_unstemmed Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
title_sort Produção de matéria seca e eficiência nutricional para P, Ca e Mg em leguminosas herbáceas
author Fernandes,Antonio Rodrigues
author_facet Fernandes,Antonio Rodrigues
Morais,Francisco Ilton de Oliveira
Linhares,Lílian Cristiane Fernandes
Silva,George Rodrigues da
author_role author
author2 Morais,Francisco Ilton de Oliveira
Linhares,Lílian Cristiane Fernandes
Silva,George Rodrigues da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Antonio Rodrigues
Morais,Francisco Ilton de Oliveira
Linhares,Lílian Cristiane Fernandes
Silva,George Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Calagem
adubação fosfatada
absorção de nutrientes
translocação de nutrientes
eficiência de utilização de nutriente
topic Calagem
adubação fosfatada
absorção de nutrientes
translocação de nutrientes
eficiência de utilização de nutriente
description As leguminosas para adubação verde têm sido introduzidas nos sistemas agrícolas para a recuperação de solos desgastados pelo uso intensivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a resposta de leguminosas herbáceas à aplicação de calcário e fósforo sobre a produção de biomassa e eficiência nutricional para o P, Ca e Mg. O experimento foi desenvolvido em casa-de-vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal Rural da Amazônia, utilizando-se um Latossolo Amarelo distrófico coletado na profundidade de 0 - 20 cm, em Belém, PA. O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso, com arranjo de tratamentos em um fatorial 3³, onde foram comparadas três espécies de leguminosas: mucuna preta (Stizolobium atterrimum), mucuna cochinchinensis (Stilozobium cochinchinensis) e feijão-de-porco (Canavalia ensiformes); três níveis de calagem: de calcário dolomítico (0, 4 e 8 t.ha-1) e de fósforo (0, 25 e 45 mg.dm-3), com quatro repetições cada um. Mucuna cochinchinensis e o feijão de porco produziram maiores quantidades de biomassa vegetal do que a mucuna preta, sendo que a primeira espécie acumulou maior quantidade de P e a segunda maior quantidade de Ca. Mucuna cochinchinensis apresentou maior eficiência de utilização de P, Ca e Mg na ausência da calagem. Nos solos intemperizados com baixa concentração de P, Ca e Mg, o feijão-de-porco e a mucuna cochinchinensis poderão ter melhor desempenho do que a mucuna preta, visto que apresentaram maior eficiência de translocação e de utilização desses nutrientes, respectivamente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672007000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672007000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0044-59672007000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Amazonica v.37 n.2 2007
reponame:Acta Amazonica
instname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron:INPA
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron_str INPA
institution INPA
reponame_str Acta Amazonica
collection Acta Amazonica
repository.name.fl_str_mv Acta Amazonica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
repository.mail.fl_str_mv acta@inpa.gov.br||acta@inpa.gov.br
_version_ 1752129837325090816