Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Maria Mireide Andrade
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Horbe,Adriana Maria Coimbra, Seyler,Patrick, Moura,Candido Augusto Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Amazonica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672009000400022
Resumo: Este trabalho discute as características físico-químicas das águas dos rios Solimões, Purus e seus afluentes, coletadas em novembro de 2004 no Estado do Amazonas, entre as cidades de Manacapuru-Alvarães e Anamã-Pirarauara. Foram realizadas análises físico-químicas (temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, Ca2+, Na+, K+, Mg2+, HCO3-, SO4(2-), Cl-), de elementos-traço (Li, B, Al, Sc, V, Cr, Mn, Fe, Co, Cu, Zn, As, Se, Rb, Sr, Mo, Cd, Sb, Cs, Ba, Pb, La, Ce e U) e isótopos de estrôncio. Os parâmetros analisados e a composição química mostram que as águas dos rios e igarapés da região central da Amazônia são quimicamente distintas entre si. As águas brancas do Solimões são cálcicas-bicarbonatadas e as do Purus bicarbonatadas, os respectivos afluentes são sódico-potássico-bicarbonatados e sódico-potássico-sulfatados. Isso acarreta águas brancas fracamente ácidas a neutras e mais condutivas, enquanto as pretas são menos mineralizadas, mais ácidas, especialmente as do Purus. O Ba, Sr, Cu, V e As mais elevados diferenciam as águas brancas do Solimões das do Purus, bem como os afluentes do primeiro em relação ao segundo. Esse conjunto de características indicam que tanto o Solimões, como o Purus e os respectivos afluentes, estão submetidos a condições geológicas/ambientais distintas. A influência do aporte de sedimentos dos Andes é diluída ao longo da bacia do Solimões e se reflete na formação das várzeas dos Solimões e Purus. Por outro lado as rochas crustais, representadas pelos escudos das Guianas e Brasileiro também contribuem, mas em menor proporção.
id INPA-3_f537cc5ea8ec86b9949f108311539fa8
oai_identifier_str oai:scielo:S0044-59672009000400022
network_acronym_str INPA-3
network_name_str Acta Amazonica
repository_id_str
spelling Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - BrasilParâmetros físico-químicosAfluentes do SolimõesÁguas pretasIsótopos de SrDiagramas de estabilidadeEste trabalho discute as características físico-químicas das águas dos rios Solimões, Purus e seus afluentes, coletadas em novembro de 2004 no Estado do Amazonas, entre as cidades de Manacapuru-Alvarães e Anamã-Pirarauara. Foram realizadas análises físico-químicas (temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, Ca2+, Na+, K+, Mg2+, HCO3-, SO4(2-), Cl-), de elementos-traço (Li, B, Al, Sc, V, Cr, Mn, Fe, Co, Cu, Zn, As, Se, Rb, Sr, Mo, Cd, Sb, Cs, Ba, Pb, La, Ce e U) e isótopos de estrôncio. Os parâmetros analisados e a composição química mostram que as águas dos rios e igarapés da região central da Amazônia são quimicamente distintas entre si. As águas brancas do Solimões são cálcicas-bicarbonatadas e as do Purus bicarbonatadas, os respectivos afluentes são sódico-potássico-bicarbonatados e sódico-potássico-sulfatados. Isso acarreta águas brancas fracamente ácidas a neutras e mais condutivas, enquanto as pretas são menos mineralizadas, mais ácidas, especialmente as do Purus. O Ba, Sr, Cu, V e As mais elevados diferenciam as águas brancas do Solimões das do Purus, bem como os afluentes do primeiro em relação ao segundo. Esse conjunto de características indicam que tanto o Solimões, como o Purus e os respectivos afluentes, estão submetidos a condições geológicas/ambientais distintas. A influência do aporte de sedimentos dos Andes é diluída ao longo da bacia do Solimões e se reflete na formação das várzeas dos Solimões e Purus. Por outro lado as rochas crustais, representadas pelos escudos das Guianas e Brasileiro também contribuem, mas em menor proporção.Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672009000400022Acta Amazonica v.39 n.4 2009reponame:Acta Amazonicainstname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)instacron:INPA10.1590/S0044-59672009000400022info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Maria Mireide AndradeHorbe,Adriana Maria CoimbraSeyler,PatrickMoura,Candido Augusto Velosopor2010-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0044-59672009000400022Revistahttps://acta.inpa.gov.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@inpa.gov.br||acta@inpa.gov.br1809-43920044-5967opendoar:2010-01-13T00:00Acta Amazonica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
title Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
spellingShingle Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
Queiroz,Maria Mireide Andrade
Parâmetros físico-químicos
Afluentes do Solimões
Águas pretas
Isótopos de Sr
Diagramas de estabilidade
title_short Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
title_full Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
title_fullStr Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
title_full_unstemmed Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
title_sort Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil
author Queiroz,Maria Mireide Andrade
author_facet Queiroz,Maria Mireide Andrade
Horbe,Adriana Maria Coimbra
Seyler,Patrick
Moura,Candido Augusto Veloso
author_role author
author2 Horbe,Adriana Maria Coimbra
Seyler,Patrick
Moura,Candido Augusto Veloso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Maria Mireide Andrade
Horbe,Adriana Maria Coimbra
Seyler,Patrick
Moura,Candido Augusto Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros físico-químicos
Afluentes do Solimões
Águas pretas
Isótopos de Sr
Diagramas de estabilidade
topic Parâmetros físico-químicos
Afluentes do Solimões
Águas pretas
Isótopos de Sr
Diagramas de estabilidade
description Este trabalho discute as características físico-químicas das águas dos rios Solimões, Purus e seus afluentes, coletadas em novembro de 2004 no Estado do Amazonas, entre as cidades de Manacapuru-Alvarães e Anamã-Pirarauara. Foram realizadas análises físico-químicas (temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, Ca2+, Na+, K+, Mg2+, HCO3-, SO4(2-), Cl-), de elementos-traço (Li, B, Al, Sc, V, Cr, Mn, Fe, Co, Cu, Zn, As, Se, Rb, Sr, Mo, Cd, Sb, Cs, Ba, Pb, La, Ce e U) e isótopos de estrôncio. Os parâmetros analisados e a composição química mostram que as águas dos rios e igarapés da região central da Amazônia são quimicamente distintas entre si. As águas brancas do Solimões são cálcicas-bicarbonatadas e as do Purus bicarbonatadas, os respectivos afluentes são sódico-potássico-bicarbonatados e sódico-potássico-sulfatados. Isso acarreta águas brancas fracamente ácidas a neutras e mais condutivas, enquanto as pretas são menos mineralizadas, mais ácidas, especialmente as do Purus. O Ba, Sr, Cu, V e As mais elevados diferenciam as águas brancas do Solimões das do Purus, bem como os afluentes do primeiro em relação ao segundo. Esse conjunto de características indicam que tanto o Solimões, como o Purus e os respectivos afluentes, estão submetidos a condições geológicas/ambientais distintas. A influência do aporte de sedimentos dos Andes é diluída ao longo da bacia do Solimões e se reflete na formação das várzeas dos Solimões e Purus. Por outro lado as rochas crustais, representadas pelos escudos das Guianas e Brasileiro também contribuem, mas em menor proporção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672009000400022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672009000400022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0044-59672009000400022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Amazonica v.39 n.4 2009
reponame:Acta Amazonica
instname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron:INPA
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron_str INPA
institution INPA
reponame_str Acta Amazonica
collection Acta Amazonica
repository.name.fl_str_mv Acta Amazonica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
repository.mail.fl_str_mv acta@inpa.gov.br||acta@inpa.gov.br
_version_ 1752129838562410496