Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mertens,Frédéric
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Távora,Renata, Fonseca,Igor Ferraz da, Grando,Raquel, Castro,Mauro, Demeda,Kátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Amazonica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672011000400006
Resumo: O artigo trata de um estudo empírico em que a análise de redes sociais é utilizada para mapear o capital social de atores envolvidos em processos de governança ambiental na Amazônia brasileira. Por meio de entrevistas, foi mapeada a rede de relações de diálogo sobre questões socioambientais de um conjunto de 505 atores no Território Portal da Amazônia. Foram identificadas 3384 relações de diálogo, com uma média de 6,7 parceiros de diálogo por ator. A análise dos aspectos estruturais da rede de diálogo foi utilizada para construir indicadores de capital social de ligação, com mapeamento da organização interna dos atores de um mesmo município, e de conexão, com a caracterização das relações entre atores de municípios diferentes. Em nível municipal, a distribuição das duas formas de capital social permitiu caracterizar os grupos de atores de acordo com as suas atuações diferenciadas na governança ambiental do Território. Em nível territorial, o padrão de conectividade entre os 16 municípios mostra um equilíbrio entre as duas formas de capital social e revela o potencial de comunicação e organização dos atores, como demonstrado no exemplo dos projetos de Agendas 21 locais. Estes resultados demonstram como a análise de redes sociais pode contribuir na definição (ou redefinição) das fronteiras dos territórios de modo a incluir um conjunto de municípios cujos atores mantêm relações sociais efetivas. Ações de governança no Portal da Amazônia são propostas com potencial para fortalecer os processos de diálogo, diminuir os conflitos e promover o uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia.
id INPA-3_f6377960b919fddac4e45a8201cf8a6d
oai_identifier_str oai:scielo:S0044-59672011000400006
network_acronym_str INPA-3
network_name_str Acta Amazonica
repository_id_str
spelling Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da AmazôniaGovernança ambientalredes sociaiscapital socialPortal da Amazôniagestão dos recursos naturaisO artigo trata de um estudo empírico em que a análise de redes sociais é utilizada para mapear o capital social de atores envolvidos em processos de governança ambiental na Amazônia brasileira. Por meio de entrevistas, foi mapeada a rede de relações de diálogo sobre questões socioambientais de um conjunto de 505 atores no Território Portal da Amazônia. Foram identificadas 3384 relações de diálogo, com uma média de 6,7 parceiros de diálogo por ator. A análise dos aspectos estruturais da rede de diálogo foi utilizada para construir indicadores de capital social de ligação, com mapeamento da organização interna dos atores de um mesmo município, e de conexão, com a caracterização das relações entre atores de municípios diferentes. Em nível municipal, a distribuição das duas formas de capital social permitiu caracterizar os grupos de atores de acordo com as suas atuações diferenciadas na governança ambiental do Território. Em nível territorial, o padrão de conectividade entre os 16 municípios mostra um equilíbrio entre as duas formas de capital social e revela o potencial de comunicação e organização dos atores, como demonstrado no exemplo dos projetos de Agendas 21 locais. Estes resultados demonstram como a análise de redes sociais pode contribuir na definição (ou redefinição) das fronteiras dos territórios de modo a incluir um conjunto de municípios cujos atores mantêm relações sociais efetivas. Ações de governança no Portal da Amazônia são propostas com potencial para fortalecer os processos de diálogo, diminuir os conflitos e promover o uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia.Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672011000400006Acta Amazonica v.41 n.4 2011reponame:Acta Amazonicainstname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)instacron:INPA10.1590/S0044-59672011000400006info:eu-repo/semantics/openAccessMertens,FrédéricTávora,RenataFonseca,Igor Ferraz daGrando,RaquelCastro,MauroDemeda,Kátiapor2012-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0044-59672011000400006Revistahttps://acta.inpa.gov.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@inpa.gov.br||acta@inpa.gov.br1809-43920044-5967opendoar:2012-01-13T00:00Acta Amazonica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
title Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
spellingShingle Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
Mertens,Frédéric
Governança ambiental
redes sociais
capital social
Portal da Amazônia
gestão dos recursos naturais
title_short Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
title_full Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
title_fullStr Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
title_full_unstemmed Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
title_sort Redes sociais, capital social e governança ambiental no Território Portal da Amazônia
author Mertens,Frédéric
author_facet Mertens,Frédéric
Távora,Renata
Fonseca,Igor Ferraz da
Grando,Raquel
Castro,Mauro
Demeda,Kátia
author_role author
author2 Távora,Renata
Fonseca,Igor Ferraz da
Grando,Raquel
Castro,Mauro
Demeda,Kátia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mertens,Frédéric
Távora,Renata
Fonseca,Igor Ferraz da
Grando,Raquel
Castro,Mauro
Demeda,Kátia
dc.subject.por.fl_str_mv Governança ambiental
redes sociais
capital social
Portal da Amazônia
gestão dos recursos naturais
topic Governança ambiental
redes sociais
capital social
Portal da Amazônia
gestão dos recursos naturais
description O artigo trata de um estudo empírico em que a análise de redes sociais é utilizada para mapear o capital social de atores envolvidos em processos de governança ambiental na Amazônia brasileira. Por meio de entrevistas, foi mapeada a rede de relações de diálogo sobre questões socioambientais de um conjunto de 505 atores no Território Portal da Amazônia. Foram identificadas 3384 relações de diálogo, com uma média de 6,7 parceiros de diálogo por ator. A análise dos aspectos estruturais da rede de diálogo foi utilizada para construir indicadores de capital social de ligação, com mapeamento da organização interna dos atores de um mesmo município, e de conexão, com a caracterização das relações entre atores de municípios diferentes. Em nível municipal, a distribuição das duas formas de capital social permitiu caracterizar os grupos de atores de acordo com as suas atuações diferenciadas na governança ambiental do Território. Em nível territorial, o padrão de conectividade entre os 16 municípios mostra um equilíbrio entre as duas formas de capital social e revela o potencial de comunicação e organização dos atores, como demonstrado no exemplo dos projetos de Agendas 21 locais. Estes resultados demonstram como a análise de redes sociais pode contribuir na definição (ou redefinição) das fronteiras dos territórios de modo a incluir um conjunto de municípios cujos atores mantêm relações sociais efetivas. Ações de governança no Portal da Amazônia são propostas com potencial para fortalecer os processos de diálogo, diminuir os conflitos e promover o uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672011000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672011000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0044-59672011000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Amazonica v.41 n.4 2011
reponame:Acta Amazonica
instname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron:INPA
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron_str INPA
institution INPA
reponame_str Acta Amazonica
collection Acta Amazonica
repository.name.fl_str_mv Acta Amazonica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
repository.mail.fl_str_mv acta@inpa.gov.br||acta@inpa.gov.br
_version_ 1752129839121301504