Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Cleide Lana Carneiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA
Texto Completo: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12618
http://lattes.cnpq.br/6507675204551810
Resumo: A variação dos níveis d´água provoca mudança no comportamento da navegação hidroviária interior. Entretanto, não existem estudos sobre impacto das variações da cota no transporte hidroviário. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das alterações climáticas globais e regionais do uso da terra no volume de cargas transportada nas estações de Porto Velho, Humaitá, Manicoré e Fazenda Vista Alegre. Para atingir o objetivo foram utilizadas as simulações de oito projeções climáticas utilizadas como dados de entrada do modelo hidrológico MDH-INPE, a partir daí foram gerados cenários produzidos que incluem projeções de uso da terra (isto é, mudanças regionais de cobertura da terra induzidas pela conversão de florestas em pastos para o período 2011 -2099), bem como cenários sem uso da terra (onde a vegetação atual permanece inalterada em todo o período de simulação). Neste contexto, o impacto do fluxo de cargas foram analisados para o período de 2011 -2040. Os resultados obtidos asseguram que mudanças climáticas globais (CC) impactam nos níveis d’água, influenciando na capacidade de desembarque/embarque de cargas. E ainda, impactos no transporte hidroviário são reduzidos quando incluímos as mudanças climáticas do uso da terra (LUCC), pois há diminuição da evaporação devida à substituição da floresta por pastagens, associada a um aumento da cota do rio.
id INPA_3a18ecb5e6eb55bac34d6a883f5b8ad9
oai_identifier_str oai:repositorio:1/12618
network_acronym_str INPA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA
repository_id_str
spelling Moraes, Cleide Lana Carneiro deTomasella, Javier2020-02-17T20:25:39Z2020-02-17T20:25:39Z2016-06-30https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12618http://lattes.cnpq.br/6507675204551810A variação dos níveis d´água provoca mudança no comportamento da navegação hidroviária interior. Entretanto, não existem estudos sobre impacto das variações da cota no transporte hidroviário. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das alterações climáticas globais e regionais do uso da terra no volume de cargas transportada nas estações de Porto Velho, Humaitá, Manicoré e Fazenda Vista Alegre. Para atingir o objetivo foram utilizadas as simulações de oito projeções climáticas utilizadas como dados de entrada do modelo hidrológico MDH-INPE, a partir daí foram gerados cenários produzidos que incluem projeções de uso da terra (isto é, mudanças regionais de cobertura da terra induzidas pela conversão de florestas em pastos para o período 2011 -2099), bem como cenários sem uso da terra (onde a vegetação atual permanece inalterada em todo o período de simulação). Neste contexto, o impacto do fluxo de cargas foram analisados para o período de 2011 -2040. Os resultados obtidos asseguram que mudanças climáticas globais (CC) impactam nos níveis d’água, influenciando na capacidade de desembarque/embarque de cargas. E ainda, impactos no transporte hidroviário são reduzidos quando incluímos as mudanças climáticas do uso da terra (LUCC), pois há diminuição da evaporação devida à substituição da floresta por pastagens, associada a um aumento da cota do rio.The variation of Moorhen levels causes changes in the behavior of the inner waterway navigation. However, there are no studies on the impact of changes in share in water transport. This study aimed to analyze the influence of global and regional climate change of land use in the volume of cargo transported in Porto Velho stations, Humaita, Manacapuru and Fazenda Vista Alegre. To achieve the goal we used the simulations eight climate projections used as the hydrological model MDH-INPE data entry, from there have been generated produced scenarios that include land use projections (ie, regional changes land cover induced conversion of forests into pastures for the period 2011-2099), and without land use scenarios (where the current vegetation remains unchanged throughout the simulation period). In this context, the impact loads stream were analyzed for the period 2011 -2040. The results ensure that global climate change (CC) impact on water levels, influencing the landing capacity / shipping charges. Also, impacts on water transport are reduced when we include climate change in land use (LUCC), because there is decreased due to evaporation replacement of forest by pasture, associated with an increase in the quota river.porInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPAClima e Ambiente - CLIAMBAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMudanças climáticasTransporte hidroviárioBacia do rio MadeiraPotenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPAinstname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)instacron:INPAORIGINALcleide lana moraes.pdfcleide lana moraes.pdfapplication/pdf1979445https://repositorio.inpa.gov.br/bitstream/1/12618/1/cleide%20lana%20moraes.pdf95f2ab348bbcfab76aaa676ade898501MD511/126182020-03-06 15:08:05.246oai:repositorio:1/12618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://bdtd.inpa.gov.br/PUBhttps://repositorio.inpa.gov.br/oai/requestrepositorio@inpa.gov.br||repositorio@inpa.gov.bropendoar:2020-03-06T19:08:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
title Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
spellingShingle Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
Moraes, Cleide Lana Carneiro de
Mudanças climáticas
Transporte hidroviário
Bacia do rio Madeira
title_short Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
title_full Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
title_fullStr Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
title_full_unstemmed Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
title_sort Potenciais impactos das simulações de mudanças climáticas e do uso da terra sobre o transporte hidroviário na bacia do rio madeira
author Moraes, Cleide Lana Carneiro de
author_facet Moraes, Cleide Lana Carneiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Cleide Lana Carneiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tomasella, Javier
contributor_str_mv Tomasella, Javier
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Mudanças climáticas
Transporte hidroviário
Bacia do rio Madeira
topic Mudanças climáticas
Transporte hidroviário
Bacia do rio Madeira
description A variação dos níveis d´água provoca mudança no comportamento da navegação hidroviária interior. Entretanto, não existem estudos sobre impacto das variações da cota no transporte hidroviário. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das alterações climáticas globais e regionais do uso da terra no volume de cargas transportada nas estações de Porto Velho, Humaitá, Manicoré e Fazenda Vista Alegre. Para atingir o objetivo foram utilizadas as simulações de oito projeções climáticas utilizadas como dados de entrada do modelo hidrológico MDH-INPE, a partir daí foram gerados cenários produzidos que incluem projeções de uso da terra (isto é, mudanças regionais de cobertura da terra induzidas pela conversão de florestas em pastos para o período 2011 -2099), bem como cenários sem uso da terra (onde a vegetação atual permanece inalterada em todo o período de simulação). Neste contexto, o impacto do fluxo de cargas foram analisados para o período de 2011 -2040. Os resultados obtidos asseguram que mudanças climáticas globais (CC) impactam nos níveis d’água, influenciando na capacidade de desembarque/embarque de cargas. E ainda, impactos no transporte hidroviário são reduzidos quando incluímos as mudanças climáticas do uso da terra (LUCC), pois há diminuição da evaporação devida à substituição da floresta por pastagens, associada a um aumento da cota do rio.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-17T20:25:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-17T20:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12618
dc.identifier.author-lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6507675204551810
url https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12618
http://lattes.cnpq.br/6507675204551810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
dc.publisher.program.fl_str_mv Clima e Ambiente - CLIAMB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA
instname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron:INPA
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron_str INPA
institution INPA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.inpa.gov.br/bitstream/1/12618/1/cleide%20lana%20moraes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95f2ab348bbcfab76aaa676ade898501
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@inpa.gov.br||repositorio@inpa.gov.br
_version_ 1797422781319610368