Determinação e manobras autônomas de órbitas de satélites artificiais em tempo real usando medidas GPS de uma frequência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE |
Texto Completo: | http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1913/2005/08.01.16.23 |
Resumo: | Um algoritmo simplificado e compacto com baixo custo computacional fornecendo precisão em torno de dezenas de metros para determinação de órbita de satélites artificiais em tempo real e a bordo, usando o Sistema de Posicionamento Global (GPS), é desenvolvido neste trabalho. O vetor de estado, composto da posição, velocidade, tendência, deriva e taxa de deriva do relógio do receptor GPS, é estimado pelo filtro de Kalman estendido. O integrador numérico Runge-Kutta de passo fixo de quarta ordem é utilizado para integrar o vetor de estado. As equações de movimento consideram somente perturbações devidas ao geopotencial. A matriz de covariância dos erros do estado é propagada através da matriz de transição calculada de maneira otimizada. As medidas GPS de única frequência são utilizadas como medidas de observação. Estas são corrigidas com relação ao atraso dos relógios dos satélites GPS e do receptor. O efeito ionosférico é considerado nas medidas através do modelo de dupla frequência, somente para avaliação do impacto na precisão. Dados reais do satélite Topex/Poseidon são utilizados para validar este algoritmo. Os resultados obtidos são comparados com os arquivos de efemérides precisas POE deste satélite produzidas pelo JPL/NASA. Os erros em posição e em velocidade obtidos são de 15 a 20 m e de 0,014 a 0,018 m/s, respectivamente, com ou sem Disponibilidade Seletiva (SA). Um método para determinação de manobras orbitais bi-impulsivas e coplanares é testado e implementado com sucesso com o objetivo de tornar o satélite autônomo com relação ao cálculo de manobras orbitais. As diversas simulações efetuadas mostram que este método converge para a solução ótima em um tempo curto o suficiente para viabilizar aplicações em tempo real e com cálculos efetuados a bordo do satélite. Os resultados obtidos mostram desempenho consistente para o problema proposto. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDeterminação e manobras autônomas de órbitas de satélites artificiais em tempo real usando medidas GPS de uma frequênciaAutonomous artificial satellite orbit determination and maneuver in real-time using single frequency GPS measurements2000-11-14Hélio Koiti KugaAntonio Fernando Bertachini de Almeida PradoAtair Rios NetoLuiz Danilo Damasceno FerreiraErnesto Vieira NetoAna Paula Marins ChiaradiaInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e ControleINPEBRengenharia e tecnologia espacialfiltro de Kalmanmanobras orbitaissistema de posicionamento globalGPSmedidas GPSmecânica orbitalestimação de posição orbitalnavegação autônomasatélites artificiaismedidasKalman filtersorbital maneuversglobal positioning systemorbital mechanicsorbital position estimationautonomous navigationartificial satellitereal tims operationmeasuresUm algoritmo simplificado e compacto com baixo custo computacional fornecendo precisão em torno de dezenas de metros para determinação de órbita de satélites artificiais em tempo real e a bordo, usando o Sistema de Posicionamento Global (GPS), é desenvolvido neste trabalho. O vetor de estado, composto da posição, velocidade, tendência, deriva e taxa de deriva do relógio do receptor GPS, é estimado pelo filtro de Kalman estendido. O integrador numérico Runge-Kutta de passo fixo de quarta ordem é utilizado para integrar o vetor de estado. As equações de movimento consideram somente perturbações devidas ao geopotencial. A matriz de covariância dos erros do estado é propagada através da matriz de transição calculada de maneira otimizada. As medidas GPS de única frequência são utilizadas como medidas de observação. Estas são corrigidas com relação ao atraso dos relógios dos satélites GPS e do receptor. O efeito ionosférico é considerado nas medidas através do modelo de dupla frequência, somente para avaliação do impacto na precisão. Dados reais do satélite Topex/Poseidon são utilizados para validar este algoritmo. Os resultados obtidos são comparados com os arquivos de efemérides precisas POE deste satélite produzidas pelo JPL/NASA. Os erros em posição e em velocidade obtidos são de 15 a 20 m e de 0,014 a 0,018 m/s, respectivamente, com ou sem Disponibilidade Seletiva (SA). Um método para determinação de manobras orbitais bi-impulsivas e coplanares é testado e implementado com sucesso com o objetivo de tornar o satélite autônomo com relação ao cálculo de manobras orbitais. As diversas simulações efetuadas mostram que este método converge para a solução ótima em um tempo curto o suficiente para viabilizar aplicações em tempo real e com cálculos efetuados a bordo do satélite. Os resultados obtidos mostram desempenho consistente para o problema proposto.A simplified and compact algorithm with low computational cost providing an accuracy around tens of meters for artificial satellite orbit determination in real-time and onboard, using the Global Positioning System (GPS), is developed in this work. The state vector, composed of the position, velocity, bias, drift, and drift rate of the GPS receiver clock, is estimated by the extended Kalman filter. The fourth order Runge-Kutta numerical integrator is used to integrate the state vector. In the equations of motion are considered only the perturbations due to the geopotential. The state error covariance matrix is propagated through the transition matrix, which is calculated in an optimized way. The single frequency GPS measurements are used as observation ones. These are corrected regarding GPS satellite and receiver clock offsets. The ionospheric effect is evaluated on these measurements by the dual frequency model to measure the impact in the accuracy. To validate this algorithm, the real data of the Topex/Poseidon satellite are used. The results are compared against the precise ephemerides orbit POE files of this satellite released by JPL/NASA. The position and velocity errors obtained vary from 15 to 20 m and from 0.014 to 0.018 m/s, respectively, with and without Selective Availability (SA). In addition, a method for bi-impulsive coplanar orbital maneuver determination is tested and implemented successfully, with the goal of increasing the satellite autonomy regarding the calculation of orbital maneuver. The developed simulations show that this method converges to the optimal solution in a short time interval, enough to be implemented in real-time applications with onboard computations. The obtained results show a consistent performance for the proposal problem.http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1913/2005/08.01.16.23info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:52:50Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/iris@1913/2005/08.01.16.23.11-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:52:50.922Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false |
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