Apreciação, simulação e implementação da arquitetura ima distribuída (dima) e sua aplicação a sistemas espaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Luiz Oliveira Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
Texto Completo: http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.05.17.37
Resumo: Desde os anos 90, nas áreas aeronáutica, espacial e automobilística, as arquiteturas federadas vêm sendo substituídas pelas arquiteturas integradas de 1ª e 2ª gerações (IMA e IMA2G/DIMA) por razões de massa, volume, potência, confiabilidade (cablagem, conectores, montagens, etc.) e redistribuição de funções (por sobrecargas, manutenções, ou até falhas). Em 2013, no INPE, uma dissertação no Curso ETE/CMC apreciou a arquitetura aviônica IMA e a aplicou ao Modo Nominal da Plataforma Multi Missão (PMM). Agora, o presente trabalho apresenta uma apreciação, simulação e implementação da arquitetura Aviônica Modular Integrada e Distribuída (Distributed Integrated Modular Avionics - DIMA) e sua aplicação a sistemas espaciais. Para fazer isto, esse estudo revê os conceitos básicos e a literatura aberta bem como lista as normas da indústria relacionadas à apreciação dessa arquitetura no desenvolvimento de sistemas reconfiguráveis e tolerantes a falhas e sua aplicação a sistemas espaciais. Modela e simula a arquitetura DIMA na mesma aplicação e nas mesmas condições do trabalho de 2013. E depois a implementa em 2 computadores Beagle Bone Black com o Sistema Operacional Embarcado e de Tempo Real AIR e os compara com as simulações anteriores. Os resultados obtidos sugerem que a arquitetura DIMA os reproduz fielmente, é robusta a falhas e permite a realocação de tarefas distribuídas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisApreciação, simulação e implementação da arquitetura ima distribuída (dima) e sua aplicação a sistemas espaciaisAssessment, simulation and implementation of distributed ima architecture and its applications on space systems2017-06-19Marcelo Lopes de Oliveira e SouzaMarcelo José Ruv LemesAndré Luiz Oliveira MoraesInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas EspaciaisINPEBRDIMAaviônicaIMAavionicsDesde os anos 90, nas áreas aeronáutica, espacial e automobilística, as arquiteturas federadas vêm sendo substituídas pelas arquiteturas integradas de 1ª e 2ª gerações (IMA e IMA2G/DIMA) por razões de massa, volume, potência, confiabilidade (cablagem, conectores, montagens, etc.) e redistribuição de funções (por sobrecargas, manutenções, ou até falhas). Em 2013, no INPE, uma dissertação no Curso ETE/CMC apreciou a arquitetura aviônica IMA e a aplicou ao Modo Nominal da Plataforma Multi Missão (PMM). Agora, o presente trabalho apresenta uma apreciação, simulação e implementação da arquitetura Aviônica Modular Integrada e Distribuída (Distributed Integrated Modular Avionics - DIMA) e sua aplicação a sistemas espaciais. Para fazer isto, esse estudo revê os conceitos básicos e a literatura aberta bem como lista as normas da indústria relacionadas à apreciação dessa arquitetura no desenvolvimento de sistemas reconfiguráveis e tolerantes a falhas e sua aplicação a sistemas espaciais. Modela e simula a arquitetura DIMA na mesma aplicação e nas mesmas condições do trabalho de 2013. E depois a implementa em 2 computadores Beagle Bone Black com o Sistema Operacional Embarcado e de Tempo Real AIR e os compara com as simulações anteriores. Os resultados obtidos sugerem que a arquitetura DIMA os reproduz fielmente, é robusta a falhas e permite a realocação de tarefas distribuídas.Since the 1990s, in the aeronautics, space and automotive areas, the federated architectures have been replaced by the integrated architectures of 1st and 2nd Generation (IMA and IMA2G/DIMA) for reasons of mass, volume, power, reliability (cabling, connectors, assemblage, etc.), and redistribution of functions (due to overload, maintenance, or even failures). In 2013, at INPE, a dissertation in the ETE/CMC Course evaluated the avionics architecture IMA and applied it to the Nominal Mode of the Multi Mission Platform (PMM). Now, this work presents a dissertation about an appreciation, simulation and implementation of the Distributed Integrated Modular Avionics (DIMA) architecture and its application to space systems. Doing this the study reviews the basic concepts and the open literature as well as lists the industry standards related to the appreciation of this architecture in the development of reconfigurable and fault tolerant systems and their application to space systems. Models and simulates the DIMA architecture in the same application and conditions of 2013 work. After that implements in two Beagle Bone Black computers with the AIR embedded Real Time Operational System and compares with the previous simulations. The results suggest that the DIMA architecture faithfully reproduces the simulations, is robust to failures and permits the distributed reallocation of the functionalities.http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.05.17.37info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:55:21Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.05.17.37.55-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:55:22.708Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false
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