Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Kameyama de Castro Leite
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
Texto Completo: http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.28.05.42
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apresentar um procedimento de integração de informações de aceleração e de taxa angular de uma unidade de medida inercial (UMI) de classe tática, às medidas de uma massa de dados oriunda de um experimento real, emuladas como de um receptor GPS. Para tanto, foram aplicados métodos de autoalinhamento grosseiro, algoritmo de navegação puramente inercial e filtro de kalman cubature. Esta construção foi demonstrada através do detalhamento de equações de navegação inercial utilizadas para integrar movimento e atitude de um sistema com sensores inerciais solidários (strapdown); métodos de autoalinhamento grosseiro clássico (TRIAD) e novo (ON-TRIAD); métodos de filtragem de kalman clássica e o chamado kalman cubature. Foi feita a comparação do resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento TRIAD contra a o resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento ON-TRIAD. Também foi feita a implementaçãodo algoritmo navegação inercial auxiliado por GPS utilizando filtro de kalman cubature.
id INPE_60b75f155ec3adbfc11f748e21596b95
oai_identifier_str oai:urlib.net:sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.28.05.42.48-0
network_acronym_str INPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPSInertial navigation system based from tactical class IMU and GPS receptor integration2019-03-28Hélio Koiti KugaValdemir CarraraDavi Antonio dos SantosLeonardo Kameyama de Castro LeiteInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e ControleINPEBRNavegação auxiliadanavegação inercialautoalinhamento grosseirofiltro de kalman cubatureaided inertial navigationinertial navigationcoarse self-alignmentcubature Kalman filterEsta dissertação tem como objetivo apresentar um procedimento de integração de informações de aceleração e de taxa angular de uma unidade de medida inercial (UMI) de classe tática, às medidas de uma massa de dados oriunda de um experimento real, emuladas como de um receptor GPS. Para tanto, foram aplicados métodos de autoalinhamento grosseiro, algoritmo de navegação puramente inercial e filtro de kalman cubature. Esta construção foi demonstrada através do detalhamento de equações de navegação inercial utilizadas para integrar movimento e atitude de um sistema com sensores inerciais solidários (strapdown); métodos de autoalinhamento grosseiro clássico (TRIAD) e novo (ON-TRIAD); métodos de filtragem de kalman clássica e o chamado kalman cubature. Foi feita a comparação do resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento TRIAD contra a o resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento ON-TRIAD. Também foi feita a implementaçãodo algoritmo navegação inercial auxiliado por GPS utilizando filtro de kalman cubature.The objective of this work is to present a procedure for integration of information from acceleration and angular rates, stemming from a tactical grade inertial measurement unit (IMU), with the measurement from a real experiment data mass emulated as GPS receiver. For this purpose, there were applied methods of coarse self-alignment, inertial navigation and cubature kalman filter. This framework was demonstrated with the description of detailed inertial navigation equations used to integrate attitude and movement from a strapdown inertial system; classic TRIAD and new ON-TRIAD coarse self-alignment methods; and the stochastic method of kalman filter and cubature kalman filter. After development and implementation of the algorithms, it has been made the comparsion between a pure inertial navigation algorithm with coarse selfalignment performed by TRIAD and ON-TRIAD. Also, the algorithm of inertial navigation aided with GPS using cubature kalman filter has been made.http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.28.05.42info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:55:59Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.28.05.42.48-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:56:00.515Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false
dc.title.pt.fl_str_mv Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Inertial navigation system based from tactical class IMU and GPS receptor integration
title Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
spellingShingle Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
Leonardo Kameyama de Castro Leite
title_short Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
title_full Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
title_fullStr Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
title_full_unstemmed Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
title_sort Sistema de navegação inercial baseado na integração de uma IMU de classe tática com receptor GPS
author Leonardo Kameyama de Castro Leite
author_facet Leonardo Kameyama de Castro Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hélio Koiti Kuga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valdemir Carrara
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Davi Antonio dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Kameyama de Castro Leite
contributor_str_mv Hélio Koiti Kuga
Valdemir Carrara
Davi Antonio dos Santos
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertação tem como objetivo apresentar um procedimento de integração de informações de aceleração e de taxa angular de uma unidade de medida inercial (UMI) de classe tática, às medidas de uma massa de dados oriunda de um experimento real, emuladas como de um receptor GPS. Para tanto, foram aplicados métodos de autoalinhamento grosseiro, algoritmo de navegação puramente inercial e filtro de kalman cubature. Esta construção foi demonstrada através do detalhamento de equações de navegação inercial utilizadas para integrar movimento e atitude de um sistema com sensores inerciais solidários (strapdown); métodos de autoalinhamento grosseiro clássico (TRIAD) e novo (ON-TRIAD); métodos de filtragem de kalman clássica e o chamado kalman cubature. Foi feita a comparação do resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento TRIAD contra a o resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento ON-TRIAD. Também foi feita a implementaçãodo algoritmo navegação inercial auxiliado por GPS utilizando filtro de kalman cubature.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The objective of this work is to present a procedure for integration of information from acceleration and angular rates, stemming from a tactical grade inertial measurement unit (IMU), with the measurement from a real experiment data mass emulated as GPS receiver. For this purpose, there were applied methods of coarse self-alignment, inertial navigation and cubature kalman filter. This framework was demonstrated with the description of detailed inertial navigation equations used to integrate attitude and movement from a strapdown inertial system; classic TRIAD and new ON-TRIAD coarse self-alignment methods; and the stochastic method of kalman filter and cubature kalman filter. After development and implementation of the algorithms, it has been made the comparsion between a pure inertial navigation algorithm with coarse selfalignment performed by TRIAD and ON-TRIAD. Also, the algorithm of inertial navigation aided with GPS using cubature kalman filter has been made.
description Esta dissertação tem como objetivo apresentar um procedimento de integração de informações de aceleração e de taxa angular de uma unidade de medida inercial (UMI) de classe tática, às medidas de uma massa de dados oriunda de um experimento real, emuladas como de um receptor GPS. Para tanto, foram aplicados métodos de autoalinhamento grosseiro, algoritmo de navegação puramente inercial e filtro de kalman cubature. Esta construção foi demonstrada através do detalhamento de equações de navegação inercial utilizadas para integrar movimento e atitude de um sistema com sensores inerciais solidários (strapdown); métodos de autoalinhamento grosseiro clássico (TRIAD) e novo (ON-TRIAD); métodos de filtragem de kalman clássica e o chamado kalman cubature. Foi feita a comparação do resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento TRIAD contra a o resultado da implementação da navegação puramente inercial utilizando o autoalinhamento ON-TRIAD. Também foi feita a implementaçãodo algoritmo navegação inercial auxiliado por GPS utilizando filtro de kalman cubature.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.28.05.42
url http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.28.05.42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e Controle
dc.publisher.initials.fl_str_mv INPE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
instname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
instacron:INPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
instacron_str INPE
institution INPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
repository.mail.fl_str_mv
publisher_program_txtF_mv Programa de Pós-Graduação do INPE em Mecânica Espacial e Controle
contributor_advisor1_txtF_mv Hélio Koiti Kuga
_version_ 1706809362349031424