Uma solução para o problema de linhas escondidas no traçado de poliedros por computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Antônio Gonçalves Pereira
Data de Publicação: 1973
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
Texto Completo: http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/04.08.19.11
Resumo: O problema de "linhas escondidas" para poliedros traçados por computador é o problema de determinar quais arestas, ou partes de arestas, de um poliedro são visíveis para um dado ponto de observação. O presente trabalho propõe um novo algoritmo para resolver o problema das linhas escondidas. É descrito um método de classificado de arestas que elimina imediatamente a maioria das arestas totalmente escondidas. As restantes são testadas individualmente, em segmentos correspondentes as intersecções da aresta com as demais, na projeção, até que se tenha examinado todo o poliedro. Os testes são estabelecidos de maneira a minimizar os cálculos. Conseqüentemente, o método aqui apresentado extremamente rápido, comparando-se favoravelmente com a maioria dos algoritmos apresentados na literatura.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma solução para o problema de linhas escondidas no traçado de poliedros por computadorA solution to the hidden line problem in tracing polyhedra computer1973-12Nelson Castro MachadoJosé Antônio Gonçalves PereiraInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Computação AplicadaINPEBRlinhas escondidascomputação graficaextrutura de dados para armazenamento de graficos vetoriaishidneu linescomputer graphicsO problema de "linhas escondidas" para poliedros traçados por computador é o problema de determinar quais arestas, ou partes de arestas, de um poliedro são visíveis para um dado ponto de observação. O presente trabalho propõe um novo algoritmo para resolver o problema das linhas escondidas. É descrito um método de classificado de arestas que elimina imediatamente a maioria das arestas totalmente escondidas. As restantes são testadas individualmente, em segmentos correspondentes as intersecções da aresta com as demais, na projeção, até que se tenha examinado todo o poliedro. Os testes são estabelecidos de maneira a minimizar os cálculos. Conseqüentemente, o método aqui apresentado extremamente rápido, comparando-se favoravelmente com a maioria dos algoritmos apresentados na literatura.The "hidden line" problem for computer-drawn polyedra is the problem of determining which edges, or parts od edges, of a polyhedron are visible from a given vantage point. The method presented here for solving this problem is believed to be as fast as or even faster than previously know methods. An edge classification scheme is described that eliminates at once most of the totally invisible edges. The remaining are tested individually until the whole polyhedron is examined. The tests are stabilished in order to minimize calculation.http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/04.08.19.11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:53:22Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/04.08.19.11.29-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:53:23.385Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false
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